REDES SOCIAIS: VILÃS OU ALIADAS DA SUA CARREIRA?

REDES SOCIAIS: VILÃS OU ALIADAS DA SUA CARREIRA?

Checar o Instagram logo após acordar, compartilhar uma mensagem de bom dia no Facebook ou postar um #TBT do final de semana são atividades que fazem parte do cotidiano de boa parte da população. Com fácil acesso aos smartphones e à internet móvel, as redes sociais se popularizaram e hoje são um espaço virtual para compartilhar o dia a dia, expressar opiniões e interagir com curtidas e comentários. Mas, qual é o limite para que essa exposição não afete o campo profissional?

“Assim como os seus amigos acompanham o que você posta, no ambiente corporativo isso também acontece. Por isso, é preciso ter cautela. Todos têm o direito de compartilhar o que quiser, mas entenda que a organização também terá o direito de não concordar com a sua visão e não te selecionar por causa disso. Isso pode ser bom ou ruim, vai depender da sua vontade de estar naquele lugar”, explica a especialista em evolução & estratégia da Effecta, Janaina Manfredini.

Lembre-se que as redes sociais são uma vitrine, observe que os lojistas deixam na vitrine a seção do que acreditam que vai atrair o público-alvo. Ter isso em mente pode facilitar a sua vida. A especialista separou ainda nove dicas para te ajudar a agir profissionalmente em ambiente virtual.

Seja você mesmo

Já pensou que difícil, além de estressante, ter que fingir ser outra pessoa durante todo o horário de trabalho?

Evite ser radical com posicionamentos

Mesmo fora das redes sociais, o radicalismo e a intolerância afastam você da maioria das oportunidades.

Cuidado com as postagens

“Chega sexta-feira”, “férias, sua linda”, “já chegou o fim de semana?”. Postagens assim, quando constantes, podem dar a entender um descaso com a carreira.

Evite fazer das redes sociais um diário público

Se está lendo isso preocupado com a sua carreira, você já não deve ter idade para diários de adolescentes e, mesmo quando se fazia diários, se guardava com chaves. Por que expor agora?

Fotos em festas

A menos que você trabalhe em uma cervejaria, destilaria ou bar, fotos em excesso em festas ou com bebidas podem passar uma impressão errada. 

A forma como você dá a sua opinião

Cuide como será interpretado. Defenda suas bandeiras, mas faça isso com sabedoria e embasamento, sem deixar de respeitar as bandeiras alheias. Assim, você terá uma vida virtual congruente com suas crenças e verdades, sem parecer uma pessoa fanática, mas sim de opinião.

Se você gosta de conteúdos relevantes, compartilhe

Isso pode trazer à tona o seu nível de comprometimento com o seu desenvolvimento. Mas, só faça isso se for verdade, para não cair em armadilhas.

Cuidado ao falar de outros empregos 

Jamais fale mal de empregos antigos, não importa o que tenha acontecido, isso não pega nada bem.

Faça um exercício

Vá até as suas redes sociais e responda as seguintes perguntas: 1. Sua mãe se orgulharia? 2. Seu chefe se orgulharia? 3. Você se sente orgulhoso do que publica? 4. Você seria contratado pela empresa dos seus sonhos com as suas postagens? Se as repostas forem sim, continue fazendo tudo do mesmo jeito. Se houver um não, vale refletir. O que está nas redes sociais precisa de ajustes ou você deve pensar sobre os seus comportamentos em geral? Pense a respeito!

Fonte: RH para você



Artigos Relacionados

O QUE LEVOU A RIACHUELO A INVESTIR EM PERSONAS DIGITAIS?

A inclusão de chatbots para facilitar o atendimento ao cliente e agilizar os processos já e algo comum entre as marcas. A Riachuelo, por exemplo, foi atraída pela inteligência artificial ao criar a Helô, em 2019, para realizar o primeiro atendimento aos consumidores e por direcioná-los aos canais necessários para solucionar seus problemas. Elio Silva […]

DIA DOS PAIS: CAMPANHAS EXALTARAM PARTICIPAÇÃO ATIVA.

Diferente do Dia das Mães, o Dia dos Pais deste ano, celebrado no último domingo, aconteceu em um momento diferente do avanço da pandemia no Brasil. Atualmente […]

PUBLICIDADE NA PANDEMIA: NÃO É HORA DE PARAR, É HORA DE MUDAR

A pandemia de Coronavírus tem atingido milhares de empresas pelo país e os resultados não são os melhores para os empresários. A saúde financeira, neste momento, está em crise e as medidas tomadas são necessárias e urgentes. A gestão das contas assusta e investimentos são cortados quando tudo é colocado na ponta da caneta. Dentre eles a publicidade que as empresas pagam para divulgar e […]