Pesquisa indica que empreendedores estão otimistas com mercado digital

Não dá pra negar que o digital ajudou muitos comerciantes a alavancar as vendas em diversas datas

Créditos: rawpixel.com on Freepik

Os empreendedores brasileiros estão otimistas com o futuro e acreditam cada vez mais nas ferramentas digitais para desenvolverem. Esta é a conclusão de uma pesquisa da GoDaddy, que indica que 9 em cada 10 empreendedores brasileiros contam com o e-commerce para ajudar seus negócios a crescerem.

Segundo o levantamento da Scout Digital Research, que ouviu empreendedores, pequenos e individuais, de todas as regiões do país, 73% dos empreendedores brasileiros planejam mudanças significativas em seus negócios no futuro.

Pelo menos 83% deles pretendem usar mais ferramentas digitais e 22% começarão a digitalizar seus negócios pela primeira vez. Já 4 em cada 10 empresários que planejam mudanças pretendem aumentar o número de funcionários.

Entre os entrevistados, 34% têm lojas físicas, mas não vendas online, mesmo quando já possuem alguma presença online. No caso das empresas que já tem um site, cerca de 60% foram feitos pelos empreendedores, mas com soluções que tendem a não ser autogerenciadas e práticas. Os entrevistados atualmente têm nas redes sociais o principal canal de vendas.

Enquanto isso, 34% já possuem uma loja online além de unidade offline e 32% estão totalmente digitais. Por outro lado, 18% não possuem nenhuma ferramenta de negócios e relacionamento online. Entre os que têm algum tipo de ferramenta, 89% perceberam aumento das vendas, e um terço deles afirmou que as vendas aumentaram significativamente.

A grande vantagem do investimento em digitalização é que ele pode ser gradual, destaca Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “O principal é planejar, definir metas, definir os passos e ir realizando aos poucos. Nessa fase é possível acelerar o desenvolvimento, se o faturamento responder bem, ir mais devagar, ajustando as fases. É diferente de investir em uma loja física, por exemplo, que demanda investimento inicial alto prevendo um rendimento futuro incerto”.

Presença digital é essencial para futuro dos negócios

“Os resultados da pesquisa revelaram que os empreendedores brasileiros acreditam que ter uma presença digital para uma pequena empresa pode trazer benefícios significativos e nossa missão é apoiar os empreendedores brasileiros na jornada digital de seus negócios”, explica Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Pelo menos 47% dos entrevistados querem focar suas ações digitais em SEO, email marketing e anúncios; enquanto 42% desejam priorizar a criação de uma loja online; 35% um site e 3 em cada 10 as redes sociais.

Há um caminho a percorrer em termos de soluções de segurança, mas a pesquisa da GoDaddy/Scout sugere que os empreendedores brasileiros entrevistados – aqueles em negócios de 1 a 25 funcionários – já começaram a compreender os benefícios e os riscos a que suas empresas podem correr se não caminharem rumo a um plano digital.

Embora muitas pessoas comecem pelas redes sociais, a recomendação da GoDaddy é que o primeiro passo seja o registro do domínio, que vai ser a sua marca na internet, e a criação de um site inicial para dar credibilidade e profissionalismo ao negócio. “Isso é vital pois hoje em dia existe uma oferta enorme por produtos e serviços nas redes sociais e ter um site já coloca o empreendedor em um patamar acima em termos de transmitir confiança”, avalia D’Elboux.

“O levantamento indica que os empreendedores brasileiros estão interessados em aumentar a presença online em seus negócios de uma forma mais holística, utilizando uma pluralidade de ferramentas digitais”, avalia Luiz D’Elboux.

Para os consumidores essa digitalização tende a só trazer vantagens. Com a tecnologia 5G se espalhando pelo país, o consumidor tem oportunidade de ter, na palma da mão, uma quantidade e qualidade de informação sobre o que pretende consumir impensável até hoje, um enorme mercado digital de consumo. Para D’Elboux, “é um momento definidor para as próximas décadas, a criatividade e o trabalho podem fazer a diferença”.

Fonte: Consumidor Moderno

*Crédito da imagem do topo: rawpixel.com no Freepik



Artigos Relacionados

COMO AS MARCAS DEVERIAM REPRESENTAR AS MULHERES NEGRAS?

O seu criativo inclui uma mulher negra em um papel significativo? Você está retratando uma visão interseccional de uma personagem negra feminina? A história produz uma visão versátil da beleza da mulher negra? […]

Deloitte aponta tendências para o marketing no ano.

Estudo analisou mais de mil executivos e 11.500 consumidores de todo o mundo. Os profissionais de marketing precisam, o tempo inteiro, evoluir com o mundo ao seu redor. E, se nos últimos anos, o desafio foi de responder a uma crise sem precedentes. Agora, é preciso recuperar e, para quem […]

REGRAS DE PUBLICIDADE PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA.

O ano de 2021 começou sob a expectativa da votação, pelo Conselho Federal da OAB, prevista para este mês, de um novo provimento sobre as normas de propaganda e publicidade para a advocacia. A modernização das regras, no entanto, deve ser pautada […]