Toggle Menu

ESTUDO MEDE AUDIÊNCIA DA MÍDIA OUT-OF-HOME NA PANDEMIA.

imagem-1-ESTUDO-MEDE-AUDIÊNCIA-DA-MÍDIA-OUT-OF-HOME-NA-PANDEMIA

O estudo “Sazonalidades, Lockdown e a Audiência do OOH”, desenvolvido pelo Mapa OOH em parceria com a Hands Mobile, revelou que, mesmo nos momentos de restrições provocados pela Covid-19, os roteiros de OOH das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro continuaram entregando importantes índices de alcance e frequência.

O levantamento mapeou um roteiro de 500 faces publicitárias localizadas nas ruas da capital paulista e outras 500 na cidade do Rio de Janeiro, considerando a população acima de 15 anos. Para a medição, foram monitorados aproximadamente 50 mil aparelhos celulares, de forma anônima, detectados sempre que passavam a menos de 60 metros de qualquer uma das faces monitoradas, medindo quantas pessoas viram pelo menos uma das peças em cada praça, pelo menos uma vez a cada semana.

imagem-2-ESTUDO-MEDE-AUDIÊNCIA-DA-MÍDIA-OUT-OF-HOME-NA-PANDEMIA

As comparações semanais dos dados foram feitas com base na semana de 2 a 8 de março 2020, última antes dos primeiros decretos de restrição à mobilidade, e foram consolidados mês a mês a comparação do alcance com ela. No mês de abril de 2020, período marcado por medidas de isolamento social, o alcance medido em São Paulo foi de 59% e 75% no Rio de Janeiro. Já em junho do mesmo ano, os índices figuraram em 85% e 107%, respectivamente, dos dados da semana de 2 de março.

“Os resultados confirmam que o isolamento social implantado no ano passado afetou a audiência do OOH, mas em níveis bem inferiores às expectativas do mercado, por tempo bem menor do que imaginado e ainda entregando resultados significativos”, explica Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH.

As reduções do uso de transporte público tiveram baixo impacto nas audiências. O estudo lembra que, no Mapa OOH, os passageiros de metrô, quando estão viajando, não são considerados nos índices de mídia em via pública e apenas um terço dos passageiros de ônibus são considerados para a audiência.


Momento atual

Em 2021, apesar de em alguns momentos os índices continuarem refletindo as medidas de isolamento de acordo com os períodos de liberações e novas restrições, em momentos diversos já superam o números de março de 2020. Os últimos dados referentes ao mês de agosto mostram resultados praticamente iguais ao período pré-pandemia, com 101% de alcance em São Paulo e 109% no Rio de Janeiro.

*Crédito da imagem do topo: ipopba/iStock

Fonte: Meio e Mensagem



Artigos Relacionados

JULIETTE SE TORNA EMBAIXADORA DO GLOBOPLAY.

Vencedora do BBB 21, Juliette foi a escolhida pelo Globoplay para ser a embaixadora do serviço de streaming da Globo. A partir de agora, ela vai participar de campanhas do Globoplay nas redes sociais, além de estar em novos projetos de conteúdo do Globoplay […]

Cannes Lions Road Show 2016

Apresentações sobre os cases e tendências do festival foram apresentadas pelo superintendente da Fenapro, Alexis Pagliarini e diretora de vendas

NEOENERGIA É A PRIMEIRA EMPRESA NO PAÍS A PATROCINAR EXCLUSIVAMENTE A SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE FUTEBOL.

A Neoenergia assinou um contrato histórico com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e se tornou a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção […]