COMUNICADO – LICITAÇÃO – CMBH

fachada_da_camara_13_0-imagem
Foto: divulgação Câmara Municipal de Belo Horizonte – CMBH

O SINAPRO-MG, em defesa dos interesses de suas Associadas e em nome da legalidade e eficiência dos processos licitatórios relativos à publicidade e propaganda, vem interpondo consultas, impugnações e mandados de segurança frente aos Editais que não se enquadram nos termos das Leis 4.680/65, 12.232/2010, Decreto 57.690 e Normas-Padrão da Atividade Publicitária.

Em assim o sendo, vem ao longo de quase 3 (três) anos imprimindo esforços, para dialogar e conscientizar a CMBH sobre a necessidade de implementar um processo licitatório, que respeitasse as determinações legais próprias para a contratação de uma agência de publicidade e que levasse em conta as melhores práticas exercidas pelo mercado.

Entretanto, apesar das inúmeras tentativas de conversa e de apresentação das práticas exercidas, a CMBH insistiu em não agir em consonância com as práticas vigentes no mercado, impondo editais (por três vezes seguidas) que não atendiam aos preceitos básicos de relacionamento com as agências de propaganda.  

Após várias medidas judiciais implementadas pelo SINAPRO-MG, Mandado de Segurança e Agravos, foi finalizado no dia 26/08/2021 o julgamento do Agravo de Instrumento interposto pela CMBH, o qual teve seu pedido indeferido em segunda instância pelo TJMG.

Em consequência, no dia 31/08, foi publicado no site da CMBH a revogação da Concorrência 05/2019, feita pela Presidente da CMBH.

Assim, vem o SINAPRO-MG reiterar, frente às suas Associadas e ao mercado publicitário e de comunicação de MG, que continuará tentando o diálogo franco e aberto com Governos, Instituições e Empresas Públicas ou Privadas, no sentido de que as licitações de publicidade e propaganda no Estado de Minas Gerais estejam sempre em fiel observância às regras legais, que possuam formas de julgamento objetivo e contemplem as usuais práticas de mercado.

SINAPRO-MG



Artigos Relacionados

TRANSFORMAÇÃO E DESAFIOS: QUAL O FUTURO DAS REVISTAS?

Mesmo com a adaptação dos títulos e das publicações para o ambiente digital, o questionamento de um possível “fim” de alguns formatos, como as revistas, ainda é levantado por algumas pessoas. As opiniões encontram base em estatísticas como os dados do Índice Verificador de […]

DEPOIS DA AJUDA EMERGENCIAL, EMPRESAS DEVEM FOCAR EM MUDANÇAS SISTÊMICAS

Nada será como antes. Quem ainda se apega a essa ideia está se autoiludindo. A revelação de nossa fragilidade como sociedade é uma descoberta poderosa e impactante. A incerteza sobre o futuro, a percepção de interdependência e corresponsabilidade, o medo que não respeita fronteiras sociais, o paradoxo do isolamento que gera mais conectividade entre as pessoas, a […]

WASHINGTON OLIVETTO DARÁ CURSO PRESENCIAL EM GRAMADO.

Washington Olivetto, que hoje vive em Londres, dará um curso exclusivo em Gramado, no dia 1º de setembro. O publicitário participará de uma imersão voltada para profissionais da área de comunicação, realizada pela Gramado Summit (empresa […]