AUTOCUIDADO COM FILHOS EM CASA (E 4 IDEIAS DE ATIVIDADES PARA FAZER COM ELES)

AUTOCUIDADO COM FILHOS EM CASA (E 4 IDEIAS DE ATIVIDADES PARA FAZER COM ELES)

A nossa rotina mudou. É um novo contexto pra todo mundo.

Fique tranquilo(a): Ninguém estava esperando por isso e estamos todos em fase de adaptação. É importante dividir o que é sua lista de tarefa pessoal e profissional. Separe os horários e tente gerenciar sua rotina, se precisar marcar reuniões e checkpoints faça em momentos que funcionem melhor na sua rotina familiar. Façam combinados de alinhamentos adicionais com sua liderança e o seu time.

A conexão do trabalho com a sua família é você:

Incluir a sua família neste contexto pode ajudar a lidar com o momento, explique para eles o seu trabalho, aproveite este momento para aproximar e criar conexões.

Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com as crianças. Sempre que possível, incentive a continuarem brincando e se sociabilizando com os outros, mesmo que somente na família por causa do distanciamento social no momento.

Proteja suas crianças, sem fomentar nelas o medo ou o pânico.

Encontre formas positivas de falar sobre o vírus e dê a elas canais para expressar suas fantasias, medos e preocupações em relação ao tema.

Cinco atividades para fazer com as crianças dentro de casa:

Montar um acampamento

Pode ser na sala, na cozinha, na varanda ou até no quarto, a ideia aqui é montar a barraca de cobertores e cadeiras, apagar as luzes – podem até montar uma fogueira de mentira com uma luminária envolta em papel translúcido laranja – e brincar de acampar! Levem lanternas, livros e lanchinhos para ficar ainda mais legal. 

Desenhar a árvore genealógica da família

Ideia simples para unir a família toda. Seja num papel A4 comum ou numa cartolina, o legal aqui é juntar todos e tentar aprofundar o máximo possível na história da família, relembrando nomes e origens. Liguem para os avós todos, pesquisem muito. Com certeza todos vão aprender muito sobre si mesmos e seus antepassados!

Montar uma corrida de obstáculos divertida

Use toda a criatividade e procurem os mais diversos materiais: colchões, almofadas, toalhas, brinquedos, bolas, travesseiros, qualquer coisa! Distribua-os de forma consecutiva criando um circuito. Se quiser, crie regras – ao passar pela bola, tem que quicar cinco vezes, por exemplo. Uma ótima forma de gastar a energia dos pequenos em um dia chuvoso.

Escrever um livro

Pensem bastante sobre o que querem escrever, façam um roteiro e mãos à obra! Se os pequenos ainda não sabem escrever, escreva para eles e deixe a ilustração para suas mãozinhas habilidosas. Aí vale colagem, pintura, canetinha, giz, lápis de cor, pedacinhos de tecido, enfim, o que combinar mais com a história. Depois, compartilhem aqui com a gente as histórias!

Adaptado de: Guia da Saúde Mental da Nexa Resources