Toggle Menu

RECOMENDAÇÕES AOS LOJISTAS PARA REABERTURA SEGURA DO COMÉRCIO

RECOMENDAÇÕES AOS LOJISTAS PARA REABERTURA SEGURA DO COMÉRCIO

Para orientar os lojistas diante da abertura parcial do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) criou uma cartilha com recomendações. O documento contém procedimentos necessários de prevenção ao coronavírus e visa ajudar as empresas da capital que reabrem suas portas.

Manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível deixando portas e janelas abertas e não permitir que pessoas com qualquer sintoma gripal (tosse, febre, coriza, falta de ar) permaneça no interior do estabelecimento estão entre as recomendações da cartilha.

“Ao seguir essas orientações, você estará pronto para retomar as atividades comerciais com segurança, preservando a saúde de colaboradores e clientes”, informou CDL ao final da cartilha.

Recomendações da CDL/BH

  • Providenciar máscaras para os colaboradores, além de informar o uso obrigatório e a forma correta de utilização do item de proteção aos clientes;

     
  • Disponibilizar meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% com periodicidade mínima de 2 horas ou a qualquer momento, dependendo da atividade realizada;

     
  • Manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível deixando portas e janelas abertas;

     
  • Aumentar a frequência de higienização de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, tais como mesas, cadeiras, maçanetas, telefones, bebedouros, máquinas de cartões de crédito, entre outros;

     
  • Revisar o posicionamento das mesas de trabalho para atender as necessidades sociais de distanciamento;

  • Evitar tocar olhos, nariz e boca e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; 

     
  • Fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente. Caso a atividade não possua protocolo específico, deverá ser fornecido, no mínimo, máscara de proteção;

     
  • Não permitir que pessoas com qualquer sintoma gripal (tosse, febre, coriza, falta de ar) permaneça no interior do estabelecimento;

     
  • Providenciar barreira de proteção física quando há contato direto com o cliente;

     
  • Não promover liquidações a fim de evitar aglomeração de pessoas;

     
  • Orientar os consumidores a fazer o pagamento preferencialmente com cartões ou através do celular, evitando a manipulação de notas e moedas;

     
  • Organizar as filas de “caixa” e atendimento mantendo distância mínima de dois metros entre os consumidores; evite cumprimentá-los com as mãos;

     
  • Aumentar o período de funcionamento dos refeitórios e distribuir os funcionários em horários de refeição distintos para evitar aglomerações;

     
  • Nos banheiros e lavatórios, coloque cartazes com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel;

     
  • Se o colaborador apresentar sintomas da doença, libere-o para buscar atendimento médico e/ou permanecer em casa;

     
  • Acompanhar também a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados na família/residência do funcionário;

     
  • Não realizar reuniões presenciais, priorizando reuniões a distância (videoconferência). Caso não seja possível, fornecer máscaras; 

     
  • Se possível, disponibilize serviços de delivery ou entrega em domicílio para os seus clientes;

     
  • Promover campanhas de conscientização de combate ao coronavírus entre os seus colaboradores;

     
  • Proporcionar um local específico para atendimento das pessoas que estejam enquadradas nos grupos de risco 

Cartilha da CDL/BH foi criada em razão da abertura parcial do comércio na capital mineira.
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)



Artigos Relacionados

Encontro Anual da Propaganda 2019

Sinapro-MG e AMP (Associação Mineira de Propaganda) convidam para encontro Anual da Propaganda 2019 – comemoração 40 Anos do Sinapro-MG. O Encontro Anual da Propaganda acontecerá em Belo Horizonte, no próximo dia 05 de dezembro de 2019, a partir das 20h. O evento reúne todo o mercado da Propaganda Mineira, Autoridades, Agências de Propaganda, […]

ANUNCIADO O LIONS MEMBERSHIP, COM ACESSO GRATUITO AO CANNES LIONS LIVE.

O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, comunica que hoje foi anunciada a criação do LIONS Membership, uma plataforma anual desenvolvida para unir […]

A GIGANTE INDUSTRIAL AB INBEV PÕE A BARRIGA NO BALCÃO

Nos últimos meses, o brasileiro Carlos Brito, CEO da AB InBev, gigante mundial de cervejas e dona da Ambev, vem lidando com o desafio de comandar um negócio com presença […]