Gestão de Riscos e processos licitatórios foram a pauta da 4ª edição do Diálogos sobre Controle Interno

A 4ª edição do Diálogos sobre Controle Interno, realizado no dia 11/05/2023, promovido pelo Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) e Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais – SINAPRO-MG. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Advocacia-Geral da União (AGU). O tema de hoje foi: “Gestão de Riscos e os Principais Desafios nas Análises dos Processos Licitatórios”.

A mediadora, Mariza Bragança, começou o evento indagando o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, “existe Controle Interno sem análise de riscos?”. Ele respondeu que não deveria existir, apesar de antes ser considerado só uma boa prática, atualmente já existe uma previsão legal que obriga, e a Lei 14.133 contribui com isto.

Fontenelle ainda explicou que a Gestão de Riscos contribui para chegar nos objetivos contratações de forma mais efetiva. Segundo ele, existem alguns objetivos que precisam ser cumpridos, como, tratamento isonômico entre os licitantes, evitar que as contratações tenham sobrepreço, superfaturamento, assegurar a segurança da proposta, sendo mais vantajosa para a administração pública. Para finalizar, o presidente ressaltou que a Gestão de Riscos é necessária não só por causa da lei, mas para melhorar todos os âmbitos da gestão pública, como por exemplo, a entrega de merenda adequada para as crianças.

Além dele, o diretor do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro – MG), André Lacerda, e o advogado especialista em licitações de publicidade, Paulo Gomes, também participaram do evento. Foram abordados os pontos de como se dá o processo licitatório de publicidade e propaganda na administração pública.

O doutor Paulo Gomes apresentou durante o evento que todos nós somos seres de comunicação e que a publicidade é muito importante no processo da gestão pública. “Publicidade institucional é essencial porque traz informações de orientações para todos nós membros da sociedade civil, e com a ressalva de que não pode ser utilizada para a promoção pessoal dos dirigentes da administração pública”, explicou, Gomes.

Confira o evento completo



Artigos Relacionados

ROBÔ-COOLER DA HEINEKEN CHEGA AO BRASIL DEPOIS DE SUCESSO NOS EUA.

A Heineken traz ao Brasil o robô B.O.T (Beer Outdoor Transporter), sucesso nos Estados Unidos desde que foi lançado em junho deste ano. Desenvolvido para ser uma solução inovadora durante o verão, o robô é capaz de conduzir de forma autônoma um cooler com até 12 latas de cerveja. […]

EFEITO DIGITAL: 100 MILHÕES DE POSTOS DE TRABALHO DEIXARÃO DE EXISTIR ATÉ 2030.

A pandemia da Covid-19 dá sinais de que está longe do fim. Mas já é possível mensurar o seu impacto em alguns setores da economia e entender quais mudanças provocadas no mercado de trabalho permanecerão […]

COM INTEGRAÇÃO AO GOOGLE, RAPPI QUER FACILITAR PEDIDOS DE COMIDA ON-LINE

A partir de agora, os pedidos on-line para milhares de restaurantes parceiros da Rappi em todo o país também podem ser feitos […]