68% dos brasileiros usam redes sociais para buscar notícias sobre marcas
Como as mídias influenciam na hora da compra
Pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de software, mostra que conteúdo de marca parece ter conquistado espaço na rotina online de alguns usuários de redes sociais no Brasil. No estudo, pouco mais de dois terços (68%) declararam utilizar as redes sociais diariamente para buscar informações ou notícias sobre marcas nesses canais. Somente 4% não buscam ativamente conteúdo de empresas, visualizando apenas o que as redes sociais lhes mostram.
A pesquisa mostrou ainda que 37% dos respondentes preferem receber diretamente das empresas informações ou recomendações sobre produtos nas redes sociais.
“Observamos que as recomendações feitas por marcas desbancaram o ‘boca a boca’ que, nesse contexto, trata-se das recomendações feitas por amigos e família, citadas por 25% dos entrevistados”, explica Marcela Gava, analista do Capterra responsável pelo estudo. “Isso parece indicar que as marcas conseguem transmitir conexão e confiança através do seu conteúdo.”
E o que os entrevistados gostam nas empresas que eles buscam informações? Ao que indicam os dados, é justamente o fato de as marcas publicarem descontos e promoções (80%) – uma abordagem de publicidade que pode ser executada pelos negócios com a ajuda de software de marketing de redes sociais.
Kwai faz sucesso nas redes sociais
O levantamento listou uma série de redes sociais e pediu que os participantes as avaliassem individualmente para selecionar as principais atividades executadas em cada uma delas.
Nesse contexto, o estudo mostrou que aproximadamente 3 de cada 10 entrevistados já usam o Kwai para seguir influenciadores. Considerado rival do TikTok – plataforma na qual 35% disseram seguir influenciadores –, o Kwai tem se fortalecido no Brasil especialmente por conta da produção de mininovelas.
Embora o percentual das plataformas de vídeos curtos pareça ser promissor, quando se compara o resultado de todas as redes sociais listadas, o Instagram ainda é a plataforma mais usada para seguir influenciadores: 44% dos entrevistados disseram executar a atividade nessa rede social.
Para participar do levantamento, os entrevistados deveriam ser usuários regulares dessas plataformas e realizar uma compra online a cada seis meses.
Fonte: E-commerce Brasil
*Crédito da imagem do topo: rawpixel.com no Freepik
Artigos Relacionados
THE TIGER & THE BUFFALO”: A PRIMEIRA CAMPANHA DA META COM NOVO NOME.
“The Tiger & The Buffalo”: a primeira campanha da Meta com novo nome. A empresa trabalhou com arte, efeitos visuais e inteligência artificial. Desde que o Facebook mudou o nome da empresa-mãe para Meta, essa é a primeira campanha lançada pela companhia. O comercial mostra um […]
Alta liderança adere à IA, mas ainda tem dificuldade para obter insights
Levantamento da IBM mostra que CEOs no Brasil enfrentam desafios na gestão de dados, mas confiam em informações internas como principal fonte para a tomada de decisões […]
PUBLICIDADE DIGITAL CHEGA A R$ 23,7 BI E SEGUE EM EXPANSÃO.
O Digital AdSpend 2021 da IAB apontou que a publicidade digital atingiu o patamar de R$ 23,7 bilhões no ano passado, crescimento de 48% em dois anos. Dos 26 setores analisados, 50% tiveram o digital como principal destino de compra de mídia, com destaque para três setores: comércio, com 47% de share, serviços, 62%, e financeiro, 55% […]