TV por Assinatura Cresce 8,65% em 2014

TV por Assinatura Cresce 8,65% em 2014

O crescimento do mercado de TV por Assinatura ficou abaixo dos dois dígitos em 2014.

De acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço fechou o ano com 19,58 milhões de assinantes, um crescimento de 8,65% em relação aos 18,02 milhões de assinantes no final de 2013.

O crescimento ainda é substancial, mas bem menor que o apresentado em 2013, quando o setor cresceu 11% – e que já foi o menor índice de crescimento registrado desde 2005, quando o mercado se expandiu 9%.

A grande surpresa dos dados da Anatel, com forte impacto nos resultados do setor no ano, que caminhava para crescer mais de 10%, foi a Claro hdtv, que teve um crescimento líquido negativo de 395 mil assinantes em dezembro. Esse número reflete, na verdade, uma limpeza na base feita em função de inadimplência. A Claro já vinha reportando um número “limpo” para os programadores, na expectativa de conseguir recuperar esses clientes sem a necessidade de fazer o ajuste na Anatel, já que eram assinantes ainda com os equipamentos instalados, mas como o crescimento em 2014 frustrou as expectativas, a operadora decidiu fazer o ajuste de uma vez, o que levou a operadora a fechar o ano com 3,382 milhões de clientes, com queda de 6% no ano.

A Net Serviços manteve o ritmo de crescimento no mês de dezembro, adicionando cerca de 70 mil clientes e crescendo no ano 12% em 12 meses. Ao todo, o grupo Telmex fechou o ano com 10,182 milhões de clientes em TV paga.

De acordo com os dados da agência, 29,84% dos lares brasileiros contavam com o serviço de TV paga no final de 2014.

A limpeza na base da Claro afetou a performance da plataforma DTH, que vinha apresentando, há anos, crescimento superior à média do mercado.

Em 2014, a plataforma perdeu quase um ponto percentual de participação de mercado, caindo de 61,75% para 60,98%.

Já o cabo aumentou pouco a sua participação, subindo de 38,11% para 38,46%. A plataforma fiber-to-the-home, que sequer era contabilizada pela Anatel em dezembro de 2013, fechou 2014 com participação de 0,49%.

Mesmo com a redução apresentada em dezembro, a Telmex fechou o ano com participação de 51,9% de mercado, seguida pela Sky, com 28,8%; Oi, com 6,65%; GVT, com 4,5%; e Telefônica, com 3,93%. Big Brasil, Algar, NossaTV, Cabo e Copel ficaram com 0,78%, 0,62%, 0,63%, 0,25% e 0,02%, respectivamente. Outros grupos fecharam o ano com 1,81%.

Entre os destaques de crescimento do mês de dezembro estão a Oi, que ampliou sua base em quase 100 mil assinantes, para 1,3 milhão de clientes, e a NET Serviços.

As demais operadoras ficaram estáveis em dezembro.

Fonte: Exame.com


Artigos Relacionados

MERCADO AINDA NÃO SABE MEDIR RESULTADOS DO MARKETING DE INFLUÊNCIA.

A terceira edição da pesquisa ROI e Influência 2021, realizada pela consultoria Youpix em parceria com a empresa de pesquisa AlgoritmCOM, mostra que 71% dos líderes das 94 empresas consultadas consideram o […]

EMPRESAS DE EVENTOS PRECISAM SE REINVENTAR

Não é novidade o impacto da Covid-19 em diversos setores da economia mundial. No Brasil, a área de eventos é uma das mais atingidas pelo isolamento social. […]

OS PRÓXIMOS PASSOS DA INOVAÇÃO NO BRASIL.

No dia 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação. A data anual foi sancionada em 2010 e presta homenagem ao desenvolvimento tecnológico, científico e […]