READY TOGETHER: AGÊNCIAS E ANUNCIANTES PRONTOS PARA O AMANHÃ.

imagem-01

A capacidade de adaptação passou a ser mais importante do que nunca, seja na nossa vida pessoal, seja no nosso trabalho em marketing e comunicação. E nesse contexto, a transformação digital pode fazer a diferença. Esse é um processo contínuo e que deve ser encarado como um meio de desenhar resultados de negócios agora e no futuro.

E como as agências estão agindo diante de tantas e tão profundas transformações? O Google, em parceria com a Forrester Consulting, desenvolveu um estudo global sobre a evolução da dinâmica entre anunciantes e agências, e as descobertas revelam que essa parceria se fortalece com oportunidades para os que buscam acelerar seu processo de transformação digital. O estudo fala dessa relação e, no Brasil, acompanhou 300 marcas e 281 agências:

imagem02

Os elementos identificados na pesquisa estão relacionados aos principais desafios do marketing moderno, incluindo como se antecipar às tendências e preparar as marcas para verdadeiras estratégias de crescimento.

Em um mundo no qual o modelo de crescimento baseia-se cada vez mais em escala, tecnologia e fortalecimento de marca por meio da criatividade, quais são os caminhos para que agências e anunciantes desenvolvam seus negócios?

Dedique-se à automação

Se antes era preciso um estatístico para aplicar modelos econométricos na agência, hoje podemos contar com ferramentas de automação que promovem agilidade e precisão às atividades para que outras pessoas do time possam pensar e agir de forma mais estratégica.

O estudo revelou que as marcas estão, cada vez mais, buscando agências para ajudar e implementar uma estratégia pautada em automação. 86% delas dizem que não são eficientes em usar a tecnologia para automatizar seu marketing – e apenas 1 em cada 3 atribui a automação ao crescimento da receita.1 A automação não é um exercício de corte de custos, mas uma oportunidade de crescimento. E nunca houve um momento melhor para experimentar, testar e aprender.

imagem03

Potencializando a criatividade com mensuração

A criatividade continua sendo relevante, mas ela não anda sozinha. Além de aumentar seus recursos criativos, as agências devem investir em sua curadoria de insights e recursos de mensuração. É hora de expandir ou implementar soluções de gerenciamento, análise e medição de dados.

De acordo com nossa pesquisa, quase metade das marcas vê obstáculos para usar os dados dos consumidores de maneira eficaz; 1 em cada 3 tem dificuldade em tornar seus insights acionáveis; e 46% acham difícil medir o ROI das iniciativas de marketing.2 As agências podem ajudar as marcas a aprimorar esse conjunto de habilidades, chegar mais perto de seus clientes e gerar resultados de negócios.

imagem-04

Um olhar constante sobre as métricas

Com tantos dados disponíveis, as empresas devem garantir que as informações que coletam levem a uma tomada de decisão mais inteligente, otimizando a experiência do cliente e os resultados de negócios.

Atribuição de mídia e canais, incrementalidade, integração de dados, lifetime value e medição omnicanal são métricas importantes e devem estar constantemente na agenda dos CEOs, unindo finanças e marketing sob o mesmo olhar cuidadoso.

imagem-05

Próximos passos

Tornar-se e permanecer orientado por dados abre novas oportunidades de negócios. Em meio ao contexto sem precedentes em que vivemos, mais do que nunca nosso público está online, conectado. As mudanças não vão parar e ter um ecossistema de parceiros preparados é cada vez mais essencial para pivotar estratégias na velocidade necessária. Sabemos que a parceria entre anunciantes e agências é crucial para galgar caminhos de crescimento. Lado a lado.

Fonte: Think with Google. Artigo de Aline Moda, Head of Agency Business Development Google Brasil. e Samuel Moreschi, Research & Insights Manager LATAM Google.



Artigos Relacionados

BRASIL TORNA-SE O SEGUNDO MAIOR MERCADO DE PRODUTOS PET

Em meados de março, as ruas estavam esvaziadas na cidade de São Paulo com o início das medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Mas era possível ver […]

NETFLIX NA OLIMPÍADA DA GLOBO: TV É VITRINE PARA O STREAMING.

Desde a semana passada, a Globo começou a exibir o nome da Netflix nas vinhetas das chamadas que apresentam conteúdo relacionado aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam em agosto. A plataforma de streaming é uma das cotistas principais da […]

Os Eleitos os Melhores da Propaganda Mineira 2018

Acesse e confira a lista com os eleitos por categoria: Realizado em 04 de dezembro de 2018. Agradecemos a todos que