QUASE 90% DAS EMPRESAS CARECEM DE GESTÃO DE CRISE, APONTA ESTUDO.

IMAGEM-QUASE-90-DAS-EMPRESAS-CARECEM-DE-GESTAO-DE-CRISE-APONTA-ESTUDO

Um estudo recente realizado pelo Grupo Daryus, empresa de consultoria e treinamentos em Gestão de Riscos, mostrou que 43% das empresas brasileiras não possuem Plano de Continuidade de Negócios (PCN) ou Gestão de Crise (PGC) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Segundo o levantamento, apenas 12% das empresas estavam previamente estruturadas para a continuidade; contudo, quase nenhuma possui planejamento para caso a pandemia se estenda para 2021 e além.

Um estudo recente realizado pelo Grupo Daryus, empresa de consultoria e treinamentos em Gestão de Riscos, mostrou que 43% das empresas brasileiras não possuem Plano de Continuidade de Negócios (PCN) ou Gestão de Crise (PGC) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Segundo o levantamento, apenas 12% das empresas estavam previamente estruturadas para a continuidade; contudo, quase nenhuma possui planejamento para caso a pandemia se estenda para 2021 e além.

PCN e PGC: o que são, e quais as vantagens para empresas?

A Continuidade de Negócios é uma disciplina de gestão de riscos empresariais (ERM) que prepara empresas para enfrentar situações adversas, enquanto o Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é um conjunto de planos, estratégias, arranjos e acordos que viabiliza essas estratégias na prática.

De acordo com Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, os Planos de Gestão de Crise têm como foco orientar a liderança sobre o que ― e como ― fazer durante crises, incluindo a comunicação específica exigida. “Tudo isto minimiza a confusão inicial, erros, equívocos e garante menos perdas aos stakeholders”, diz.

Como consequência, um PCN/PGC bem-implementado pode garantir maior valorização da marca e do patrimônio, menos risco relacionado a interrupções, maior preparo e capacidade de gerenciar crises, melhorias na cibersegurança e minimização de perdas, opina D’Addario. “De modo geral, representa risco menor e maior resiliência empresarial, o que para muitos investidores é positivo”.

Empresas brasileiras ainda mostram despreparo, aponta especialista.

A pesquisa do Grupo Daryus mostra que as empresas que tinham um PCN estruturado antes da pandemia conseguiram se manter vivas e competitivas, tendo em média 50% menos perdas e interrupções do que as empresas que não contavam com isso.

O estudo também mostrou que 35% dos entrevistados não dão relevância à possibilidade saques, furtos e invasões em seus espaços físicos, caso a crise de Covid-19 seja maior do que o esperado. “Isso reforça o despreparo de muitas empresas brasileiras, e mostra que temos muito a fazer para conquistar uma melhor posição em produtividade e resiliência frente a outros países quando o assunto é gestão de riscos”, disse o CEO.

Por outro lado, 27% dos participantes buscaram medidas de segurança adicionais e monitoramento das informações, aproximando segurança empresarial, cibersegurança e continuidade.

“Startups podem ser a solução e a inovação necessária, mas o fluxo de caixa precisa ser continuado e protegido. Startups que possuem práticas de PCN são mais valorizadas e representam menos riscos.”

Dicas para implementação do PCN nas empresas

  • Nunca esperar a crise chegar para começar a montar seu PCN
  • Sempre educar e treinar líderes e colaboradores sobre o tema
  • Entender seus riscos, limites, dependências e prováveis impactos
  • Efetuar ajustes do financeiro aos processos operacionais
  • Contratar serviços de consultores especializados ou Virtual Continuity Officer caso necessário

Fonte: Artigo de Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, publicado em Whow!



Artigos Relacionados

UNILEVER PODE MUDAR COMPRA DE MÍDIA.

Uma revisão mundial na estratégia de compra de mídia da Unilever pode estar em curso. Embora não tenha confirmado o que chama de especulação, a empresa é alvo de possíveis mudanças que podem impactar […]

IZA E DEVASSA: CRIATIVIDADE TROPICAL.

rojeto estruturado pela HNK Lab, produzido pela Trace Brasil, conta com a cocriação da cantora Iza e outros nove nomes de talentos de subúrbios brasileiro. A série, tem como objetivo exaltar a criatividade dentro do setor musical, além de enfatizar a importância da diversidade. Durante os quatro episódios da série da Globoplay, os talentos Stefanie […]

CAMPANHA GLOBAL DA NIKE CONVIDA PESSOAS A DESCOBRIREM O ESPORTE DE UM JEITO DIFERENTE.

A Nike apresenta a sua nova campanha global “Vai no Novo”, que convida as pessoas a descobrirem o esporte de um jeito diferente. Para marcar o lançamento da campanha, a marca apresenta um filme estrelado por […]