QUASE 90% DAS EMPRESAS CARECEM DE GESTÃO DE CRISE, APONTA ESTUDO.
Um estudo recente realizado pelo Grupo Daryus, empresa de consultoria e treinamentos em Gestão de Riscos, mostrou que 43% das empresas brasileiras não possuem Plano de Continuidade de Negócios (PCN) ou Gestão de Crise (PGC) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Segundo o levantamento, apenas 12% das empresas estavam previamente estruturadas para a continuidade; contudo, quase nenhuma possui planejamento para caso a pandemia se estenda para 2021 e além.
Um estudo recente realizado pelo Grupo Daryus, empresa de consultoria e treinamentos em Gestão de Riscos, mostrou que 43% das empresas brasileiras não possuem Plano de Continuidade de Negócios (PCN) ou Gestão de Crise (PGC) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Segundo o levantamento, apenas 12% das empresas estavam previamente estruturadas para a continuidade; contudo, quase nenhuma possui planejamento para caso a pandemia se estenda para 2021 e além.
PCN e PGC: o que são, e quais as vantagens para empresas?
A Continuidade de Negócios é uma disciplina de gestão de riscos empresariais (ERM) que prepara empresas para enfrentar situações adversas, enquanto o Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é um conjunto de planos, estratégias, arranjos e acordos que viabiliza essas estratégias na prática.
De acordo com Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, os Planos de Gestão de Crise têm como foco orientar a liderança sobre o que ― e como ― fazer durante crises, incluindo a comunicação específica exigida. “Tudo isto minimiza a confusão inicial, erros, equívocos e garante menos perdas aos stakeholders”, diz.
Como consequência, um PCN/PGC bem-implementado pode garantir maior valorização da marca e do patrimônio, menos risco relacionado a interrupções, maior preparo e capacidade de gerenciar crises, melhorias na cibersegurança e minimização de perdas, opina D’Addario. “De modo geral, representa risco menor e maior resiliência empresarial, o que para muitos investidores é positivo”.
Empresas brasileiras ainda mostram despreparo, aponta especialista.
A pesquisa do Grupo Daryus mostra que as empresas que tinham um PCN estruturado antes da pandemia conseguiram se manter vivas e competitivas, tendo em média 50% menos perdas e interrupções do que as empresas que não contavam com isso.
O estudo também mostrou que 35% dos entrevistados não dão relevância à possibilidade saques, furtos e invasões em seus espaços físicos, caso a crise de Covid-19 seja maior do que o esperado. “Isso reforça o despreparo de muitas empresas brasileiras, e mostra que temos muito a fazer para conquistar uma melhor posição em produtividade e resiliência frente a outros países quando o assunto é gestão de riscos”, disse o CEO.
Por outro lado, 27% dos participantes buscaram medidas de segurança adicionais e monitoramento das informações, aproximando segurança empresarial, cibersegurança e continuidade.
“Startups podem ser a solução e a inovação necessária, mas o fluxo de caixa precisa ser continuado e protegido. Startups que possuem práticas de PCN são mais valorizadas e representam menos riscos.”
Dicas para implementação do PCN nas empresas
- Nunca esperar a crise chegar para começar a montar seu PCN
- Sempre educar e treinar líderes e colaboradores sobre o tema
- Entender seus riscos, limites, dependências e prováveis impactos
- Efetuar ajustes do financeiro aos processos operacionais
- Contratar serviços de consultores especializados ou Virtual Continuity Officer caso necessário
Fonte: Artigo de Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, publicado em Whow!
Artigos Relacionados
O ENTRETENIMENTO NESTA FASE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Estudo da ViacomCBS captura em detalhes junto a vários segmentos de público os momentos evolutivos de comportamento da sociedade diante das fases do distanciamento social que se dividem em Distração (com o excesso de informação e o desconhecimento), Choque (constatação da gravidade da crise), Adaptação (quando todos passam a buscar seus caminhos para conviver com o distanciamento social e seus impactos) […]
PLAN 22. QUE DIFICULDADE!
Entrando em dezembro, chega o momento de fechar planos e budget para o próximo ano. Nós, brasileiros, já estamos acostumados a planejar no meio de incertezas, mas vamos combinar que este ano está bem mais difícil. Por um lado, temos uma perspectiva de muita turbulência sociopolítica por conta das eleições do ano que vem. E, junto com […]
BMW LANÇA CARRO PELO TIKTOK.
Na quarta-feira, 30, a BMW apresentou o BMW M3, seu novo carro esportivo, em uma transmissão ao vivo no TikTok. O BMW M3 revive o modelo BMW M, com novo design, alta performance e tecnologia. O lançamento do veículo de R$ 757.950,00 a R$ 849.950,00 foi conduzida por Renata Fan, com a presença de executivos da marca e do automobilista […]