Proposta de isenção de ISSQN para agências de publicidade pode vir a tramitar
Minuta protocolada na PBH atende o mercado publicitário e incentiva oportunidades ao setor, representado pelo Sinapro-MG

Fim da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para empresas que prestam serviços de agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculação por quaisquer meios, em Belo Horizonte, foi pauta de reunião na tarde desta terça-feira (27/6), na presidência da Câmara Municipal. O encontro com o presidente Gabriel (sem partido) foi solicitado pela diretoria do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais – SINAPRO-MG, representado pelo presidente Gustavo Garcia de Faria e pelo diretor de Assuntos Institucionais da entidade André Vidigal Cavalcanti de Lacerda. O pedido, segundo os representantes, objetiva estimular o crescimento do mercado publicitário, incentivando a criação de empregos, a captação de novos clientes e o desenvolvimento de campanhas publicitárias que promovam o município e também o Estado. Por se tratar de matéria de renúncia de receita, a proposição deve ter origem no Poder Executivo e, por isso, uma minuta de projeto de lei foi proposta por Gabriel à Prefeitura. O presidente da Câmara garantiu celeridade na tramitação do projeto, que, caso seja enviado pelo Prefeito Fuad Noman (PSD) à CMBH, deverá ficar pronto para votação em Plenário em até 30 dias.
Uma minuta de projeto de lei que concede isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN –, calculado sob o valor da base de cálculo para os serviços de agenciamento de publicidade e propaganda, previstos na Lei 8.725, de 30 de dezembro de 2003, foi elaborada pela presidência da Câmara para atender o apelo do mercado publicitário belo-horizontino, representado pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais, SINAPRO. Além do agenciamento, a proposta também prevê renúncia tarifária do serviço de promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários.
“Ao indicar ao prefeito Fuad Noman (PSD) a ideia de um projeto de lei que isenta o ISSQN para o setor, estamos não só valorizando o profissional desta área em Belo Horizonte, como atraindo para a cidade, a capacidade de ser pioneira de uma ideia transformadora, que é o fomento do mercado de publicidade de BH e de Minas Gerais, que outrora já foi muito mais pujante do que é hoje. O incentivo é para que não só se recupere, mas se reafirme como um ambiente de empreendedorismo, geração de emprego, de renda e riqueza pra nossa cidade”, explicou o presidente Gabriel a respeito da minuta que foi protocolada na PBH nesta terça-feira (27/6).
Caso o prefeito acate a proposta, um projeto de lei do Poder Executivo deve ser enviado para a Câmara. “Espero que o prefeito Fuad assine esse projeto de lei para que, no prazo de até um mês aqui na Câmara Municipal, fique concluso para sanção, e a gente possa inovar profundamente o setor”, concluiu Gabriel.
Protagonismo do mercado publicitário
Em busca do protagonismo do mercado publicitário de Minas Gerais, André Lacerda agradeceu a receptividade do Poder Legislativo municipal à demanda: “Quero agradecer pela percepção do presidente sobre a importância de um mercado que mobiliza e produz para todos os outros mercados. Somos um setor que move outros setores, e é muito bom perceber como isso está sendo valorizado pela Câmara, numa iniciativa de voltarmos a ter o protagonismo que já tivemos no passado.”
Para Gustavo Garcia, Belo Horizonte é uma casa para talentos de comunicação e essa mão de obra deve ser explorada localmente. “BH exporta muita gente para outros mercados, nacionais e internacionais, está na hora de termos ações para manter essas pessoas aqui”, explicou Gustavo ao acrescentar que a isenção do ISSQN vai valorizar as pequenas e médias agências, possibilitando o seu fortalecimento.
Imposto municipal
O ISSQN é um imposto municipal que incide sobre a prestação de serviços, e a sua regulamentação é de competência dos municípios. Em algumas cidades brasileiras, as agências de publicidade podem se beneficiar de isenção ou redução do ISS como uma forma de incentivo ao setor e ao desenvolvimento econômico local.
Essas isenções podem ser concedidas por meio de leis municipais específicas ou de regimes especiais de tributação, propostas pelo chefe do Executivo, considerando que as regras e benefícios fiscais relacionados ao ISS estão sujeitos a alterações e atualizações pelas autoridades municipais.
Superintendência de Comunicação Institucional
Fonte: Câmara Municipal de Belo Horizonte
Artigos Relacionados
MENOS DA METADE DOS PROFISSIONAIS DE RH FORAM TREINADOS SOBRE LGPD.
Embora o Brasil tenha sido apontado como o terceiro país que mais sofreu ataques digitais do tipo “roubo de credenciais” em 2020 pela empresa Akamai, as empresas não parecem estar se preparando no ritmo adequado para proteger seus dados mais sensíveis. É o que mostra pesquisa feita pela Convenia […]
Estudo: quais as tendências de aplicativos de mensageria para os negócios?
Estudo: quais as tendências de aplicativos de mensageria para os negócios?[…]
Os desafios das marcas ao entrarem em novas categorias
Empresas dizem que pesquisar profundamente o mercado e criar um plano de comunicação transparente influenciam a inserção em novos segmentos […]