Pesquisa indica que profissionais de marketing já usam ChatGPT na rotina

Levantamento da RD Station ouviu mais de 1.600 profissionais da área e constatou que 59% dos entrevistados têm contato rotineiro com a ferramenta de inteligência artificial

A inteligência artificial já tem seu uso em ascensão entre os profissionais de marketing, sobretudo com o ChatGPT. O Panorama de Marketing, estudo feito pela RD Station junto à TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, mostra que 57% dos executivos já utilizam a ferramenta em suas rotinas.

A IA como um todo é atrativa para o grupo: 73% acreditam que a tecnologia é a estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos.

O digital também tem relevância para os profissionais, uma vez que, entre canais, o WhatsApp se destaca. 72% afirmam utilizá-lo no atendimento comercial e no fechamento de vendas, enquanto 55% foca no pós-venda. Entre redes sociais, o TikTok e o Instagram são plataformas escolhidas por 85% para a criação de estratégias de marketing mais personalizadas.

Os desafios dos profissionais de marketing

Já no que diz respeito aos desafios, 34% apontam a geração de demanda para vendas. Há ainda uma questão relacionada ao alcance de metas: 75% das empresas não bateram suas metas de marketing no ano passado. Entre as razões que podem estar relacionadas é o desalinhamento e falta de processos bem definidos com times comerciais, conforme aponta Robinson Friede, diretor de geração de demanda e growth marketing da RD Station, em nota à imprensa. Ele cita que só 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de Marketing e Vendas.

Além disso, 44% dos profissionais declaram não ter rotinas e processos bem definidos na documentação de informações. Ainda que 56% tenham maior clareza neste sentido, mais da metade ainda não formaliza informações.
Sobre a gestão de dados, 56% alegam dificuldades ao gerar relatórios ou realizar análises por se tratar de uma atividade muito manual. Outra provocação trazida pelos executivos são a priorização da análise de dados na rotina (53%) e a coleta de dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).

A RD Station destaca que, ainda frente a um cenário desafiador, os times de marketing estão focados em melhorar vendas. Prova é que boa parte dos profissionais (76%) esperam crescer em 2023, enquanto 41% querem ultrapassar o índice de crescimento em relação ao investimento do último ano. Ainda neste sentido, 45% das empresas priorizam inbound marketing.

Fonte: Meio e Mensagem



Artigos Relacionados

PICPAY INVESTE NA FUNÇÃO DE REDE SOCIAL.

Tornar a sua base de usuários uma comunidade social é o próximo passo do PicPay. Nos últimos dias, a fintech começou a apresentar suas ferramentas de bate-papo, oferecendo, além das possibilidades de transações financeiras, a oportunidade de […]

A propaganda é a alma do seu negócio

Com o objetivo de reforçar que a propaganda criativa, forte e profissional é o caminho mais rápido, econômico e rentável

KANTAR MOSTRA PODER DA ADAPTABILIDADE DAS MARCAS EM 2020.

Em webinar na última sexta-feira (7 de maio), a Kantar IBOPE Media aprofundou o estudo Inside Advertising, que apontou faturamento de R$ 49 bi da publicidade em 2020. Um dos pontos destacados no estudo é que […]