NOS NEGÓCIOS, SOMOS TODOS SUBSTITUÍVEIS

Havia um galo que cantava para fazer o sol nascer, já que ele julgava que o sol só nascia e iluminava o dia porque ouvia o seu canto. Arrogante e autossuficiente, todos os dias muito cedo, ele batia as asas, fazia aquela pose de dono do mundo e avisava às outras aves do galinheiro: “vou cantar para fazer o sol nascer”. Aí o sol nascia e ele, super orgulhoso, dizia: “viram? O meu canto ilumina o mundo”. Mas um dia, celebrando seu poder, o galo tomou umas e outras e perdeu a hora. Quando acordou, as aves riam alto, o sol estava brilhando no céu. Foi então que ele aprendeu que o sol nascia de qualquer forma. Que de nada adiantava ele cantar de galo (conhece essa expressão?), o sol era soberano e ele era passageiro. Festa no galinheiro, o galo não fazia falta e a luz não dependia da voz dele.
Você está preparado para passar? Você está pronto para passar desta para uma melhor? Calma, estou me referindo a uma nova jornada de trabalho, pois aos arrogantes e autossuficientes só restam a festa de despedida, a alegria da saída, alegria dos outros, é claro.
Nos negócios, somos todos substituíveis, alguns mais, outros menos, mas todos somos substituíveis. Pense nisso: você pode até ser inesquecível para os que conviveram contigo, mas sua substituição é garantida e o sol vai nascer sem você, com certeza. Que tal se preparar para isso?
A primeira atitude é admitir essa verdade e entender que a impermanência é uma lei imutável. Vamos aceitar que seja eterno enquanto dure, Vinicius de Moraes já nos ensinou. O melhor aprendizado aqui é a humildade, ter os pés no chão, pois ela faz com que os outros queiram aumentar a sua durabilidade.
A segunda atitude parece ser a de manutenção constante. Da mesma forma que precisamos levar o carro para a revisão, que precisamos fazer o checkup anual, precisamos manter vivas e saudáveis as relações e os cuidados. Vejam, apenas para diminuir o desgaste e rodar mais e melhor, visto que não há manutenção que torne algo perene. Com uma boa manutenção, você pelo menos ainda aguenta os solavancos.
Um terceiro ponto fundamental é o desenvolvimento, a melhoria, uma vez que mesmo sendo querido e bem-quisto, existem muitas pessoas preparadas e que custam menos querendo muito o seu lugar. Nada pessoal e nada anormal, é que a fila tem que andar mesmo. Aliás, essa é uma razão essencial para ser trabalhada, uma vez que você pode ajudar a ordenar e organizar a fila. Faça isso pelo seu próprio bem. Ou você organiza a sua sucessão, ou a fila vira um tumulto e você perde o controle.
Quarto item importantíssimo é o preparo para mudanças. Se você é substituível, e sem dúvida é, por que lutar contra a realidade? Desapega e busca outro brinquedo, vai se divertir e se desafiar em outra jornada. Começar de novo é um prêmio. E, por favor, vê se não vai ficar parecendo um morto-vivo torcendo para que tudo dê errado e sintam a sua falta. Esqueça, vai dar certo sem você! Se você quer que seu novo brinquedo te deixe feliz e tenha sucesso, esqueça que você foi feliz em outro trabalho. Não é sentindo falta que você vai fazer falta. Ou você acha que o novo relacionamento vai te aceitar se você só ficar pensando no anterior?
“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez, eu sei”. Renato Russo cantou para todos nós. Aproveite para dormir melhor e em paz. Tire essa responsabilidade das suas costas, ele nasce mesmo com você dormindo. E relaxe, o sol nasce para todos, o problema é a sombra! Seja digno, humilde e aproveite o momento. Se você plantou, cultivou e cuidou da árvore, ela cresceu com a luz solar e agora te proporciona a merecida sombra. Faça da sua insignificância um presente e seja feliz! Essa dádiva é para poucos.
Fonte: Artigo de Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, publicada em Neofeed.
Artigos Relacionados
COMO O CLUBHOUSE PODE SER ÚTIL NA INDÚSTRIA DE COMUNICAÇÃO?
As definições de FOMO (sigla para “medo de ficar de fora” em inglês) não cessam de ser atualizados no aplicativo Clubhouse que, desde a semana passada, tem sido palco para conversas sobre diferentes assuntos que duram horas e, a cada momento, são […]
O que esperar de Cannes este ano
O “vovô” continua mandando muito bem, agregando conteúdo mais diversificado por: Alexis Thuller Pagliarini Quando você estiver
CONFIRA OS RESULTADOS DA PESQUISA CENSO AGÊNCIAS 2021, REALIZADA PELA OPERAND COM APOIO DO SINAPRO.
A 7ª edição da pesquisa CENSO Agências 2021 foi realizada pela Operand, especialista no fornecimento de software de gestão para projetos integrados em agências e […]