MINDFULNESS PARA ENFRENTAR A PANDEMIA.
A médica infectologista e instrutora de mindfulness Roberta Ribeiro grava podcasts que ajudam a manter o equilíbrio e controlar a ansiedade. Quando tinha 5 anos, Roberta Ribeiro decidiu ser médica e, apesar da pouca idade, também optou pela especialidade: neurocirurgia. O motivo? “Queria mudar a cabeça das pessoas, a forma como pensavam”, diverte-se ao lembrar.
A vida, como sempre, deu suas voltas. Quando cursava o quinto ano de medicina, seu irmão morreu num acidente de moto e ela abraçou a infectologia – queria estudar os microrganismos e se antecipar às doenças que devastam o organismo. Durante o período de residência na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a epidemia de Aids estava no auge: “vi muita dor, muito sofrimento. Senti a necessidade de ampliar minha visão sobre o que é saúde, investigar a relação entre o estado físico e o emocional, o psíquico, compreender a interação entre corpo e mente”.
A doutora Roberta já era uma adepta da meditação e passou a estudar medicina ayurvédica e homeopatia. Foi quando tomou conhecimento do mindfulness, método no qual se busca a consciência através da técnica de atenção plena em relação ao que está acontecendo no momento.
Durante a sessão, a pessoa utiliza objetos de foco para ancorar sua atenção, como a respiração e pontos de apoio do corpo, e deixa emoções e sentimentos fluírem sem julgamentos, porque o objetivo é estar conectado com cada instante vivido. Não teve dúvidas: “foi um bálsamo, me encontrei ali.
O mindfulness mostra com transparência nossa vulnerabilidade, mas também nos ajuda a conviver com ela”. Acabou se tornando instrutora de mindfulness pela Escola Médica da Universidade de Massachusetts e não demorou para repensar sua trajetória. “Dos 28 anos de formada, passei cinco em hospitais e o restante em consultório, onde atuava como médica de família, mas queria atingir mais gente”.
Resolveu fazer um teste e gravou um podcast. Apaixonou-se.
Foi assim que surgiu o Mindful Moment, disponível em seu blog e no Spotify.
“A primeira temporada foi como o mindfulness entrou em minha vida, como se deu a minha vivência. É muito íntimo, falo do momento em que me dei conta de que minha mãe tinha envelhecido à experiência de trabalho voluntário na África, passando pelo luto quando perdi dois cães que amava”. Houve ainda uma temporada utilizando a poesia de Fernando Pessoa e outra baseada em perguntas sobre o tema, depois de já ter expandido o trabalho para as redes sociais.
Até que veio a pandemia. “Vi que poderia ajudar como infectologista e instrutora de mindfulness”, afirma. Atualmente, grava quase todos os dias da semana.
Às segundas, o episódio “Mindful Monday” é uma prática voltada para manter o equilíbrio no meio da ansiedade, “para reatar nossas conexões”, diz. Às terças, quintas e sextas, o “Covid-19 em imersão” é uma breve reflexão sobre a pandemia: “solidariedade em tempos de surto”, resume. Na quarta é a vez do “Mindful moment”, que aborda os pilares e conceitos do método. Seu público vai dos 20 aos 75 anos e ela se prepara para disponibilizar vídeos no YouTube e Instagram. Acabou de compartilhar a mais recente palestra de Jon Kabat-Zinn, considerado o pai do mindfulness, sobre o cenário com o novo coronavírus. Fundador e diretor da clínica de redução de estresse do Centro Médico da Universidade de Massachusetts, Kabat-Zinn ensina que, apesar de o momento presente ser o único que existe, raramente prestamos atenção nele.
“A prática nunca termina. A prática é a vida”, sintetiza a médica. Ao que parece, Roberta Ribeiro agora se dedica ao sonho de quando tinha 5 anos: mudar a cabeça das pessoas.
Fonte: G1
Artigos Relacionados
PLAN 22. QUE DIFICULDADE!
Entrando em dezembro, chega o momento de fechar planos e budget para o próximo ano. Nós, brasileiros, já estamos acostumados a planejar no meio de incertezas, mas vamos combinar que este ano está bem mais difícil. Por um lado, temos uma perspectiva de muita turbulência sociopolítica por conta das eleições do ano que vem. E, junto com […]
Rádio é uma das tendências de 2020, segundo a Kantar
Modernização do Rádio e confiabilidade são pontos positivos para o anunciante, segundo o estudo A Kantar divulgou o estudo “Previsões e Tendências de Mídaem 2020”. O documento é robusto e traz ‘insights’ de diversas áreas. Vejao documento completo AQUI Destaque para o Rádio. Segundo Heather O’shea, representante da Kantar na América […]
Quais ideias embasaram os trabalhos brasileiros premiados no Cannes Lions 2023
Pensamento criativo considera acontecimentos globais, propósito de marca, comportamento, repercussão e potencial de engajar pessoas […]







