As melhores campanhas de 2021, segundo o Twitter.
Google, Avon, IPAM, Bradesco, PicPay, Prime Video, BIS, TIM e Guaraná Antarctica se destacaram na plataforma.
Anualmente, o Twitter destaca no final do ano uma lista de melhores publicações feita por marcas na plataforma. Denominada #BestOfTweets2021, as indicações deste ano foram nove e se encaixam nas categorias #Propósito, #Conexão, #Lançamento, #AmamosVídeo, #Performance, #PoderDosCreators, #Inovação, #SóNoTwitter e #GanhouATimeline.
Segundo o Twitter, a intenção do #BestOfTweets é homenagear as marcas que se destacaram no ano. Para a plataforma, o mais recomendado é criar conexões por identificações e perspectivas em comum. Na lista, se destacaram campanhas com cunho social e de transformação.
Na categoria #Propósito, que celebra marcas que provocaram mudanças positivas, o Twitter elegeu a campanha #BestOfTweets, do Google, que propunha a busca por fatos sobre a vacinação.
Sabia que hoje é o Dia da Imunização? 💉
— Google Brasil (@googlebrasil) June 10, 2021
É hora de reforçar a importância de se informar através de fontes confiáveis quando for tirar as suas dúvidas sobre a Campanha de Vacinação. Busque no Google por “vacina covid perto de mim” para saber mais. #ConheçaOsFatos pic.twitter.com/dXFdLBC6Bc
A Avon foi a marca que se destacou na categoria #Conexão, pois foi a que melhor soube se conectar ao que está acontecendo quando dedicou uma estratégia do seu patrocínio ao Big Brother Brasil 2021 ao Twitter. Segundo o Twitter, a Avon conectou-se com fandoms, criou memes, divertiu e conquistou espaço na página inicial das pessoas.
Eu não fiz uma fancam pra homenagear a participante mais amada do BBB 21 não, né? #VeioPraFicar #AvonTáOn pic.twitter.com/9EJEvyfucO
— #OlhaDeNovo pra Avon! (@AvonBR) April 30, 2021
Na categoria #Lançamento, para marcas que começaram no Twitter, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) se destacou ao apresentar sua persona Maya, pesquisadora de florestas, para engajar na luta contra o desmatamento. A campanha foi feita em parceria com o Twitter.
Oie, sou a Maya, nova representante do IPAM no Twitter! Estou animada para que me conheça e curiosa para conhecer você 👀 Se ainda não se juntou à luta em defesa do meio ambiente, siga a thread e saiba como ajudar ativamente contra os incêndios na Amazônia. #ProtetoresDaAmazônia pic.twitter.com/JTTe5hhRUF
— Maya do IPAM (@IPAM_Amazonia) October 25, 2021
Campanhas com conteúdo em vídeo se encaixam na categoria #AmamosVídeo. Nela, o Bradesco foi eleito pela campanha #Bravoz, cujo objetivo era celebrar empreendedorismo negro por meio de vídeos impactantes publicados no Twitter.
Beatriz tem um sonho. E o sonho de uma pessoa é o sonho de todas. Bravoz Ubuntu estreia dia 20 de novembro e você vai se envolver e se emocionar com essa história de união e transformação. Acompanhe por aqui ou no YouTube do Bradesco. #BravozUbuntu pic.twitter.com/TEullX2Bwg
— bradesco (@Bradesco) November 16, 2021
Também patrocinador do Big Brother Brasil 2021, o PicPay se destacou na categoria #Performance ao usar o Twitter para explicar como funciona suas ferramentas e serviços. A categoria celebra a marca que se conectou com o objetivo de conversão e gerou resultados.
Do jantar com a família à pizza com o crush no fim de semana: na Cidade PicPay você recebe e envia dinheiro na hora, de um jeito suuuper fácil, direto do seu celular com PicPay. #PicPayNoBBB21
— PicPay (@picpay) April 9, 2021
A Arthouse, área do Twitter dedicada a ajudar marcas a se conectar com criadores de conteúdo na plataforma, foi responsável por criar a conexão do Amazon Prime Video com influenciadores para divulgar a série #ManhãsDeSetembro, que dá visibilidade a pessoas trans. A categoria que destacou essa campanha foi a #PoderDosCreators.
Vocês já conhecem a nova série do Amazon Prime Video?
— 🏳️⚧️Diário de umA travesti 🏳️⚧️ (@alinadurso) July 2, 2021
Manhãs de Setembro é a primeira série brasileira protagonizada por uma mulher trans.
A série relata a vida de Cassandra, que durante o dia trabalha como motogirl +#ManhãsDeSetembro #publicidade pic.twitter.com/b52azQLiG1
Em #Inovação, para marcas que inovaram na forma de conversar com as pessoas, o Twitter elegeu uma solução criada pelo BIS, em que a marca criou interações personalizadas ao estudar o perfil dos usuários que interagiam com a marca, aumentando o engajamento.
Vocês tão sempre de olho nos meus posts, mas agora quem vai cuidar da vida de vocês sou eu 😏
— Bis (@LactaBis) September 10, 2021
Curte ou reage aqui que eu vou analisar seu perfil e mandar recadinhos baseado nos seus gostos!
Hora de te stalkear 👀#Bis #BisBranco pic.twitter.com/8uBIrEm8JS
Também com a Arthouse, a TIM convidou mulheres pretas para discutir a importância do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no Spaces, salas de áudio do Twitter. Por essa ação, a operadora ganhou na categoria #SóNoTwitter para marcas que usaram diferenciais do Twitter de maneira inovadora.
Neste Dia da Mulher Negra, reunimos influenciadoras que nos inspiram e vamos bater um papo sobre resistência e celebração da diversidade, da luta e da história de cada uma delas. É no Twitter Spaces, dia 25/7, às 16h30! Não perca! #ImagineAsPossibilidades https://t.co/yhqTGICMGe
— TIM Brasil (@TIMBrasil) July 23, 2021
Por fim, na categoria #GanhouATimeline, o público elege a campanha que mais movimentou a plataforma. Este ano, a campanha de apoio ao futebol feminino lançada pelo Guaraná Antarctica no Dia da Mulher. A comunicação transformou comentários negativos em papel semente para plantar um campo para o projeto Meninas em Campo.
⚠️ SEGUINTE ⚠️
— Guaraná Antarctica (@guarana) March 8, 2021
pleno dia da mulher no país do futebol e ainda tem gente falando mal de fut feminino? haaaa, para ne
lansei a braba aqui pras nossas craques
e vc também pode apoiar o Projeto Meninas em Campo no link: https://t.co/PR4sB0NwHl#ApoieOFutFeminino #DiaDaMulher pic.twitter.com/s5d6lRaZVT
Fonte: Meio & Mensagem
Artigos Relacionados
Conecta com Minas reúne setor da comunicação mineira em 1º edição
Complexidade do cenário de mídia desafia mercado publicitário a revisitar seu modelo enquanto grandes anunciantes testam abordagens com mídia e criação em contas separadas […]
A VOLTA DOS CINEMAS COMEÇA COM OS DRIVE-INS?
Um dos passeios que as pessoas mais sentem falta durante a quarentena é a ida ao cinema. Afinal, acompanhar os lançamentos e se divertir com os amigos ou familiares é uma tradição de décadas. É difícil ter algo que substitua totalmente o prazer de sair de casa para assistir um bom filme em uma grande tela, especialmente para quem tem paixão por esse tipo de lazer. Mesmo com todas as possibilidades de streaming e tecnologias […]
Megatechs investem cada vez mais na TV
A lógica desse investimento são as propriedades intrínsecas da mídia TV O Video Advertising Bureau – VAB divulgou um estudo