DEZ DICAS ESSENCIAIS PARA O SEU TRABALHO REMOTO

DEZ DICAS ESSENCIAIS PARA O SEU TRABALHO REMOTO

Quem está em home office encara o desafio de dividir o seu tempo focado nas atividades de trabalho com as distrações da casa. Filhos que estão em homeschooling, a presença dos pais, marido ou esposa, e até as funções de dia a dia, como cozinhar e lavar a roupa. Para garantir a boa execução das atividades previstas neste período, a organização e o planejamento são primordiais. 

Listamos dez boas práticas em home office que podem ser bastante úteis no nosso dia-a-dia.

1. Estabeleça um local adequado para trabalhar
Você e sua equipe precisam escolher um lugar na casa que seja silencioso, tenha uma boa iluminação e internet rápida.

2. Atenção à ergonomia
Dispense o trabalho na cama ou no sofá. Você deve encontrar uma mesa e uma cadeira adequados para sua postura. Afinal, serão muitas horas no mesmo lugar.

3. Informe aos seus familiares
Explique que é um dia normal de trabalho. Peça para não ser interrompido. Se você tem filhos em casa, tente conversar com eles e explicar a situação.

4. Não fique de pijama
Apesar de estar em casa, é importante seguir a rotina do trabalho: acorde, tome banho e troque de roupa. Isso lhe ajuda a compreender que é hora de trabalhar, não de relaxar.

5. Respeite o horário de trabalho
Tenha um horário para começar e para terminar sua jornada de trabalho. Não pule o horário do almoço e respeite suas pausas.

6. Esteja disponível para ligações ou videochamadas
Trabalhar à distância requer uma comunicação ainda maior com a equipe. Por isso, esteja sempre disponível para atender ligações ou chamadas de vídeo. Isso reforça o contato interpessoal e mantém o fluxo das informações.

Ferramentas sugeridas: Zoom, Skype, Google Hangouts

7. Faça pausas quando necessário
Lanche, alongue seu corpo, beba água. Afaste-se do computador mesmo que por 5 ou 10 minutos. Isso vai lhe ajudar a manter a concentração.

Ferramentas sugeridas:
– Pomodoro Tracker (para Técnica Pomodoro)
– Trello (Para Scrum e Kanban)

8. Faça um check list de atividades
Acompanhe as métricas de desempenho da sua equipe e controle os prazos. Assim você saberá quando e de quem cobrar, tendo mais tranquilidade na hora de delegar demandas à distância.

Ferramentas sugeridas: Trello, Google Sheets (Planilhas), Google Tarefas, Any.do, Asana

9. Priorize a comunicação pelo computador
A comunicação por canais oficiais da empresa (ou adotados como oficiais para este momento de quarentena) devem ser preferidos. A comunicação via WhatsApp, apesar de mais fácil, gera distrações e não garante o histórico de mensagens. Ferramentas sugeridas: Slack, Discord, Microsoft Teams

10. Reúna-se com sua equipe
Enquanto líder, é importante estar por dentro daquilo que seus liderados estão fazendo. Sugerimos que seja feita pelo menos uma videochamada de acompanhamento por dia ou que seja enviado um relatório diário de atualização das demandas.

Fontes: Cartilha Art&Max e InvolvesClub



Artigos Relacionados

MERCADO PUBLICITÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO É TEMA DE CURSO DA ESPM

Para entender as estratégias do mercado da propaganda nos dias de hoje aqui no Brasil e no mundo, a ESPM anuncia o curso […]

LIVE SEMINÁRIO DE LICITAÇÕES PÚBLICAS – REALIZADA 16/06/21. ASSISTA!

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG) realizou o Seminário de Licitações Públicas para Publicidade e Propaganda, no dia 16 de junho, das 9h30 às 11h30, ao vivo, on-line e gratuito. A Live foi exclusiva para inscritos e tratou […]

DE BRAND LOVERS A PARCEIROS FIXOS

Que a pandemia trouxe transformações para diversos segmentos não é, necessariamente, novidade. Porém, já está claro que afetou, de forma ainda mais considerável, o […]