DEZ DICAS ESSENCIAIS PARA O SEU TRABALHO REMOTO

DEZ DICAS ESSENCIAIS PARA O SEU TRABALHO REMOTO

Quem está em home office encara o desafio de dividir o seu tempo focado nas atividades de trabalho com as distrações da casa. Filhos que estão em homeschooling, a presença dos pais, marido ou esposa, e até as funções de dia a dia, como cozinhar e lavar a roupa. Para garantir a boa execução das atividades previstas neste período, a organização e o planejamento são primordiais. 

Listamos dez boas práticas em home office que podem ser bastante úteis no nosso dia-a-dia.

1. Estabeleça um local adequado para trabalhar
Você e sua equipe precisam escolher um lugar na casa que seja silencioso, tenha uma boa iluminação e internet rápida.

2. Atenção à ergonomia
Dispense o trabalho na cama ou no sofá. Você deve encontrar uma mesa e uma cadeira adequados para sua postura. Afinal, serão muitas horas no mesmo lugar.

3. Informe aos seus familiares
Explique que é um dia normal de trabalho. Peça para não ser interrompido. Se você tem filhos em casa, tente conversar com eles e explicar a situação.

4. Não fique de pijama
Apesar de estar em casa, é importante seguir a rotina do trabalho: acorde, tome banho e troque de roupa. Isso lhe ajuda a compreender que é hora de trabalhar, não de relaxar.

5. Respeite o horário de trabalho
Tenha um horário para começar e para terminar sua jornada de trabalho. Não pule o horário do almoço e respeite suas pausas.

6. Esteja disponível para ligações ou videochamadas
Trabalhar à distância requer uma comunicação ainda maior com a equipe. Por isso, esteja sempre disponível para atender ligações ou chamadas de vídeo. Isso reforça o contato interpessoal e mantém o fluxo das informações.

Ferramentas sugeridas: Zoom, Skype, Google Hangouts

7. Faça pausas quando necessário
Lanche, alongue seu corpo, beba água. Afaste-se do computador mesmo que por 5 ou 10 minutos. Isso vai lhe ajudar a manter a concentração.

Ferramentas sugeridas:
– Pomodoro Tracker (para Técnica Pomodoro)
– Trello (Para Scrum e Kanban)

8. Faça um check list de atividades
Acompanhe as métricas de desempenho da sua equipe e controle os prazos. Assim você saberá quando e de quem cobrar, tendo mais tranquilidade na hora de delegar demandas à distância.

Ferramentas sugeridas: Trello, Google Sheets (Planilhas), Google Tarefas, Any.do, Asana

9. Priorize a comunicação pelo computador
A comunicação por canais oficiais da empresa (ou adotados como oficiais para este momento de quarentena) devem ser preferidos. A comunicação via WhatsApp, apesar de mais fácil, gera distrações e não garante o histórico de mensagens. Ferramentas sugeridas: Slack, Discord, Microsoft Teams

10. Reúna-se com sua equipe
Enquanto líder, é importante estar por dentro daquilo que seus liderados estão fazendo. Sugerimos que seja feita pelo menos uma videochamada de acompanhamento por dia ou que seja enviado um relatório diário de atualização das demandas.

Fontes: Cartilha Art&Max e InvolvesClub



Artigos Relacionados

Fórum de Marketing Digital

No dia 1° de Dezembro Belo Horizonte irá receber o Fórum de Marketing Digital. O evento acontecerá no Ouro Minas,

Anúncios de casas de apostas na TV cresceram 30% no fim de 2023

Pesquisa realizada pela Tunad detectou um crescimento das inserções do segmento em comparação com o início do ano […]

59% DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTAVA ATIVA NA INTERNET EM ABRIL

Um estudo divulgado pelo Cuponation revelou que, durante o mês de abril, 59% da população mundial estava ativa na internet, fato explicado pelo período de quarentena pelo qual os países estão passando no momento. O levantamento indica que 4,57 bilhões de pessoas utilizaram a internet para alguma atividade durante todo o mês. Além de motivos profissionais, desse montante 3,81 bilhões de pessoas acabaram […]