AMAZON DESBANCA P&G PARA O SEGUNDO LUGAR E SE TORNA A MAIOR ANUNCIANTE DO MUNDO

AMAZON DESBANCA P&G PARA O SEGUNDO LUGAR E SE TORNA A MAIOR ANUNCIANTE DO MUNDO

A Amazon é o maior anunciante do mundo, segundo o relatório da Ad Age com as cem marcas que mais investiram em marketing em 2019. A bigtech assume o ranking com um investimento de US$ 11 bilhões em publicidade no ano passado, alta de 34%; e vendas líquidas de US$ 281 bilhões, o que equivale a um aumento de 20%.

Da quinta para a primeira posição, a varejista on-line desbancou a fabricante de bens de consumo P&G para o segundo lugar. A dona de marcas como Gillette, Head & Shoulders, Ariel, Pampers, Oral-B e Always fechou o ano fiscal encerrado em junho de 2020 com US$ 10,7 bilhões destinados à propaganda.

L´Oréal, Samsung, Unilever, Comcast, Nestlé, LVMH, Alphabet e AT&T completam a lista dos dez maiores anunciantes globais apurados pela pesquisa. A verba dos cem maiores anunciantes do mundo registrou um crescimento de 0,9%, para US$ 300 bilhões em 2019. O relatório frisa que esse valor é um recorde, antes do cenário de crise imposto pela Covid-19, que obrigou os profissionais de marketing a frearem os gastos. 

A previsão do relatório organizado pela publicação norte-americana é de que os gastos de 2020 recuem, exceto entre as marcas que conseguiram aproveitar as oportunidades de mercado em meio à pandemia do novo coronavírus. Esse é o exemplo da empresa de marketing de seguros Progressive Corp.

Já a receita da Netflix aumentou 25% nos primeiros nove meses de 2020, mas o serviço de streaming cortou os gastos com marketing em 17%. Na Alphabet, controladora do Google, a receita cresceu 8,5% nos primeiros três trimestres, mas a verba de comunicação diminuiu em US$ 718 milhões.

Os players de internet concentram uma parcela expressiva dos investimentos em comunicação nos últimos anos, mas em 2019 foi diferente. Juntas, as marcas do setor aumentaram a verba em 1,2%, não muito distante da alta de 0,9% considerando as 87 empresas listadas do ranking. A queda está ligada à velocidade mais lenta de crescimento da China.

China ventures Ant Group, Baidu e Tencent estão entre as empresas que cortaram verbas, ao contrário do grupo Alibaba, cujo aporte em publicidade cresceu 35%. Facebook (até 43%), Alibaba (até 35%) e Amazon (até 34%) são as empresas de internet que lideraram a lista de empresas da Ad Age com os maiores aportes de comunicação em 2019.

Fonte: Propmark



Artigos Relacionados

84% dos brasileiros fizeram compras online ‘não planejadas’ devido a anúncios no comércio eletrônico

ssas compras não planejadas – que incluem indivíduos que mudam para marcas desconhecidas de produtos enquanto pesquisavam […]

CURSOS DIGITAIS: OPORTUNIDADE PARA AS MARCAS.

Numa época em que o distanciamento social e a quarentena fazem parte da nossa realidade diária, muita gente tem aproveitado o tempo em casa para se especializar e desenvolver habilidades. Por estes motivos, o infoproduto que mais cresceu com a pandemia foram os cursos digitais. Não importa a área de […]