ALGORITMO DO TIKTOK: O QUE É COMO PODE REVOLUCIONAR AS VENDAS?

pexels-cottonbro-5081930-1-scaled-2

Em 2020, o aplicativo TikTok se tornou um dos mais utilizados do momento, especialmente pelo público jovem. Entenda mais sobre o algoritmo do TikTok e conheça a “mágica” que está por trás do aplicativo que:

  • Superou o Facebook e o WhatsApp, em downloads no ano de 2020;
  • É desejado pelo Walmart;
  • Está revolucionando as vendas on-line;

Com certeza você já ouviu falar – e muito, nos últimos tempos.


O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social voltada à criação e compartilhamento de vídeos curtos. Ela se popularizou devido à facilidade de engajamento que oferece aos seus usuários, possibilitando a viralização de publicações de uma maneira simples e rápida.

O nome “TikTok” vem da onomatopeia “tique-taque”, que faz referência ao tempo permitido para gravação dos vídeos, 15 ou 60 segundos, no máximo.

Lançado em 2016, ele surgiu a partir de um outro aplicativo lançado na China, com o nome de Douyin.

Segundo a App Annie, empresa de monitoramento de performances de aplicativos em escala global, o TikTok cresceu, ultrapassando o Facebook e o WhatsApp, tornando-se o aplicativo com mais downloads no ano de 2020. A pesquisa também aponta que a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo de popularização em pelo menos três anos.


Principais recursos do Tik Tok

O App começou apenas com a função de dublagem, oferecendo ao usuário um catálogo enorme de canções para que ele imitasse os cantores. Depois, foi ganhando novas funcionalidades. Dentre as principais, estão:

  • Efeitos visuais, filtros de rosto e de ambiente nos recursos gráficos;
  • Mixagens, que permitem aumentar ou diminuir o volume da música, uni-la ao som ambiente, eliminar os ruídos e corrigir de falhas de som;
  • Troca de mensagens privadas;
  • Emissão de reações às publicações;
  • Duetos, onde é possível colocar um vídeo junto ao outro e reproduzi-los no mesmo time. 


Como funciona o algoritmo do TikTok

Não é nada por acaso: por trás das recomendações infalíveis do TikTok há um algoritmo super poderoso, como em outras redes sociais, que utiliza aprendizado de máquina para mapear as preferências dos seus usuários.

O feed de cada pessoa é único e formado, basicamente, a partir das preferências dos usuários. Para isso, o algoritmo do TikTok de recomendação leva em consideração muitos fatores, tornando essa rede social cada vez mais personalizada.


Monitoramento do envolvimento

O TikTok, de forma semelhante ao YouTube, mede e monitora como as pessoas interagem com a rede, a partir de contas que são seguidas e publicações que são comentadas. Da mesma forma que isso ajuda a identificar o que os usuários mais gostam, também fazem o contrário, ajudando o algoritmo a detectar conteúdos que eles não curtem tanto.

Legendas, sons e as hashtags também contribuem para essa identificação.

Configurações realizadas no dispositivo

Configurações como escolha do país, idioma e o tipo de dispositivo também são considerados para a detecção das preferências, porém recebem um peso menor, uma vez que os usuários podem não ser tão claros quanto a essas informações.


Interação com os vídeos

A forma de interação com os vídeos é um dos fatores mais importantes na definição das preferências dos usuários. Assim, por exemplo, assistir um vídeo completo, sinaliza alto interesse. Dessa forma, o TikTok recomendará publicações similares com mais frequência.

E tudo isso independe do criador do conteúdo, mas sim do que foi produzido. Assim, é possível levar conteúdos mais assertivos para os usuários.


Mas, nem tudo são flores: preocupações do TikTok

O algoritmo do TikTok costuma ser bastante elogiado. Entretanto, nem tudo são flores e os usuários do App podem sofrer com o efeito “bolha de filtro.” Segundo a empresa, um dos desafios pode ser a limitação, inadvertidamente, da experiência dos amantes do TikTok, já que tanta personalização pode levar a um conteúdo homogêneo demais.

Assim, interromper o conteúdo repetitivo do App pode ser um desafio, por meio da exibição de diferentes tipos de vídeo no feed. Porém, como essa seleção ainda é um pouco incerta, trata-se de uma área ainda em desenvolvimento no TikTok.

Outra preocupação é com a exibição de conteúdos perigosos, problema comum em outras redes sociais, como o YouTube. Apesar de resultar em segurança para alguns usuários, para outros é tipo como algo negativo, que gera críticas.


Porque o Walmart quer comprar o TikTok?

Vídeos curtos, com muito entretenimento e, para quem quer vender, o TikTok é um solo fértil: não é à toa que o Walmart quer comprar o aplicativo.“Acreditamos que um relacionamento potencial com a TikTok EUA, em parceria com a Microsoft, poderia adicionar esta funcionalidade chave e fornecer ao Walmart uma maneira importante de alcançar e atender clientes omnicanal, bem como expandir nosso mercado de terceiros e negócios de publicidade”, disse a companhia, em um comunicado sobre o assunto. O interesse em adquirir o TikTik partiu da forma como ele integrou os recursos do e-commerce e publicidade em outros mercados.



Entretenimento mais compras: era do comércio social

Os números do comércio social são impressionantes.

O relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, mostra que temos mais de 140 milhões de usuários ativos, que passam em média, mais de 9 horas on-line e 38% deles já realizaram alguma compra pela internet. 

Já no TikTok, no Brasil são mais de 7 milhões de usuários ativos, segundo a GlobalWebIndex, empresa de segmentação de público.  Marcas como Corinthians, Amaro e Guaraná Antarctica já estão na rede queridinha do momento.



Com tudo isso, fica então a pergunta: devo investir no TikTok?

A resposta, para ela é: entenda se os seus potenciais e atuais consumidores estão nesta rede. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe a necessidade de se fazer presente em TODAS as redes sociais e sim, de estar na vida dos clientes onde eles realmente são ativos.

Fonte: Whow Inovação



Artigos Relacionados

AÇÕES DA NATURA DISPARAM APÓS CAMPANHA DE DIA DOS PAIS COM THAMMY MIRANDA.

As ações da Natura negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que vinham crescendo desde o último dia 24 […]

VOCÊ CONHECE O MUNDO BANI?

O conceito de mundo VUCA voltou com força total após o início da pandemia, com muitos gestores e empresários rápidos ao lembrarem dessa denominação, que por muito tempo foi utilizada para aconselhar empresas a se desenvolverem e navegarem em um […]

ABRE ABAS DEMAIS EM SEU NAVEGADOR? A FERRAMENTA DE AGRUPAMENTO DO GOOGLE CHROME ESTÁ AÍ PARA TE SALVAR

Se você é desses que diariamente testa os limites do recurso de múltiplas abas no navegador, a nova ferramenta do Google Chrome chegou para atender os seus pedidos de socorro. Em seu blog oficial, o Google confirmou o lançamento de um novo recurso para a plataforma que permite reunir em “grupos” as páginas que o usuário […]