Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

Após passarem pela fase de não aceitação de seus cabelos, duas alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

A Campanha “NÓS” pode ser acompanhada nas redes sociais

Belo Horizonte, junho de 2015 – As estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Una, Jéssica Pinheiro e Stefaniny Ratto, são as responsáveis pela criação da campanha social  “NÓS”.

Resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso, a iniciativa promete movimentar as redes sociais porque busca inspirar as pessoas a usarem o cabelo crespo e a valorizá-lo sem criar estereótipos. Todo o contexto histórico do corpo negro e sua identidade estão intimamente relacionados com a campanha.

As idealizadoras explicam que passaram pelo processo de não aceitação do próprio cabelo na infância e na adolescência, por sofrer preconceito das pessoas que as rodeavam. Durante essa fase, as duas experimentaram químicas e tiveram consequências negativas. Com o apoio de familiares, ambas começaram a aceitar o cabelo natural e, posteriormente, resolveram criar o projeto “NÓS”.

A campanha, realizada nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter), tem o objetivo de inspirar e valorizar o uso do cabelo crespo, sem criar estereótipos, relacionando o contexto histórico do corpo negro e sua identidade. Para isso, as jovens utilizam fotos de personalidades que também assumiram suas identidades.

Untitled-1

A campanha visa também a publicação de artigos que falam sobre as histórias relacionadas aos movimentos sobre o cabelo crespo, feminista, dentre outros. Durante alguns dias, as alunas também fizeram uma ação nas ruas de Belo Horizonte. Elas colaram “lambe-lambe” nos postes e muros com questionamentos sobre resistência, cabelo, negritude, identidade e outras questões.

Para Jéssica e Stefaniny, a campanha também é para incentivar outras pessoas a abraçarem a causa. “As pessoas precisam passar por cima de olhares preconceituosos contra seu cabelo crespo, além de questionar a sociedade sobre isso”, finalizam.

Acompanhe a campanha no Facebook endereço: fb.com/nosdocabelo; Instagram e Twitter- @nosdocabelo.


Artigos Relacionados

Glaucio Binder, será homenageado no 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Com uma folha de serviços prestados ao desenvolvimento e a profissionalização da publicidade brasileira, o publicitário Glaucio Binder, será homenageado com

Belo Horizonte recebeu ‘Road Show Cannes Lions 2016’

Estimular a criatividade e a integração da indústria da comunicação mineira. Com esse objetivo, a Fenapro e o Sindicato das

PUBLICIDADE, ATIVISMO E TECNOLOGIA

“Posicionem-se”. Esse foi o recado das urnas para as marcas, tema de um artigo meu neste espaço ainda no primeiro turno das eleições de 2018. Nas últimas semanas, ações relativas ao assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, como a da Nike ou ainda mais impactantes como as dos canais da ViacomCBS, são uma amostra das decisões que os gestores de marketing terão que fazer à medida que avança o acirramento das […]