Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo
Após passarem pela fase de não aceitação de seus cabelos, duas alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo
A Campanha “NÓS” pode ser acompanhada nas redes sociais
Belo Horizonte, junho de 2015 – As estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Una, Jéssica Pinheiro e Stefaniny Ratto, são as responsáveis pela criação da campanha social “NÓS”.
Resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso, a iniciativa promete movimentar as redes sociais porque busca inspirar as pessoas a usarem o cabelo crespo e a valorizá-lo sem criar estereótipos. Todo o contexto histórico do corpo negro e sua identidade estão intimamente relacionados com a campanha.
As idealizadoras explicam que passaram pelo processo de não aceitação do próprio cabelo na infância e na adolescência, por sofrer preconceito das pessoas que as rodeavam. Durante essa fase, as duas experimentaram químicas e tiveram consequências negativas. Com o apoio de familiares, ambas começaram a aceitar o cabelo natural e, posteriormente, resolveram criar o projeto “NÓS”.
A campanha, realizada nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter), tem o objetivo de inspirar e valorizar o uso do cabelo crespo, sem criar estereótipos, relacionando o contexto histórico do corpo negro e sua identidade. Para isso, as jovens utilizam fotos de personalidades que também assumiram suas identidades.
A campanha visa também a publicação de artigos que falam sobre as histórias relacionadas aos movimentos sobre o cabelo crespo, feminista, dentre outros. Durante alguns dias, as alunas também fizeram uma ação nas ruas de Belo Horizonte. Elas colaram “lambe-lambe” nos postes e muros com questionamentos sobre resistência, cabelo, negritude, identidade e outras questões.
Para Jéssica e Stefaniny, a campanha também é para incentivar outras pessoas a abraçarem a causa. “As pessoas precisam passar por cima de olhares preconceituosos contra seu cabelo crespo, além de questionar a sociedade sobre isso”, finalizam.
Acompanhe a campanha no Facebook endereço: fb.com/nosdocabelo; Instagram e Twitter- @nosdocabelo.
Artigos Relacionados
HEINEKEN COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE NOVA FÁBRICA DE R$ 1,8 BILHÃO EM MG.
A Heineken Brasil, segundo maior grupo cervejeiro do país, iniciou a construção de sua nova fábrica no Brasil na cidade de Pedro Leopoldo em Minas Gerais. Esta é a primeira fábrica da Heineken totalmente construída no Brasil, todas as outras 15 unidades de produção pertencentes a multinacional […]
LINKEDIN E MICROSOFT DISPONIBILIZAM QUASE 96 CURSOS GRATUITOS.
O LinkedIn Learning, plataforma de cursos online do LinkedIn, se juntou à gigante de tecnologia Microsoft para disponibilizar diversas trilhas de conhecimento, em português, gratuitamente. A iniciativa é limitada: os cursos só poderão ser […]
MCDONALD’S COMPARA MARCAÇÕES DE ESTRADA COM BATATAS FRITAS EM CAMPANHA DE DIREÇÃO RESPONSÁVEL.
O McDonald’s lançou esta semana na Noruega uma nova campanha de conscientização que foca na segurança na estrada a partir de… batatas fritas. Pois é, nada como usar um dos lanches mais conhecidos da rede para lembrar os […]








