CONHEÇA UM APP DE GESTÃO DE ESPAÇO PARA AGÊNCIAS E ESCRITÓRIOS

(crédito: divulgação/ Questtonó)

Em seu primeiro momento, pandemia de Covid-19 acelerou a adesão do home office entre as empresas, e agora desafia aquelas que planejam a retomada a seus escritórios ou a implementação de modelos híbridos de trabalho. Apesar dos diversos protocolos de segurança e saúde aprovados pelas autoridades, pode ser um desafio manter e monitorar medidas de distanciamento nos espaços corporativos.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 82

Pensando em ajudar empresas a reconfigurar – e ressignificar – seus escritórios, a consultoria de design e inovação Questtonó e a empresa de soluções digitais Bolha acabam de lançar a startup Where, uma plataforma digital para organização de pessoas e postos de trabalho. 

A plataforma permite às empresas visualizar e monitorar os postos vazios e ocupados no escritório, quem são os colaboradores presentes no ambiente físico, saber quais mesas foram higienizadas e checar o distanciamento entre colaboradores, por exemplo.

A plataforma pode ser customizada de acordo com as demandas de cada empresa. A ideia, a princípio, é auxiliar empresas a cumprirem as medidas de distanciamento.

Porém, o CEO da Bolha e CTO da Questtonó,  Nagib Nassif, conta que a ideia é que plataforma seja uma solução de gestão permanente para as empresas a longo prazo, e não apenas uma solução provisória para a retomada.

“Quando vimos que esse período de ‘exceção’ ia se estender, concluímos que muitos desses novos hábitos seriam irreversíveis. Aproveitamos toda a nossa experiência em problemas de gestão similares para criar uma plataforma que pudesse estimular a ressignificação dos ambientes e até mesmo de uma cultura de trabalho a longo prazo”, explica o CTO.

O serviço é totalmente digital e pode ser acessado pelo celular ou pelo computador.  O pagamento é via assinatura mensal, além de custos adicionais de implementação dependendo do porte da empresa. Uma das primeiras a aderir o sistema foi a Dasa, focada em medicina diagnóstica. 

Redução de custos

Segundo a Questtonó, a Where pode ajudar empresas a reduzirem seu espaço físico entre 40% e 50% caso adotem o trabalho remoto parcial, ou seja, com regime de trabalho rotativo entre equipes. 

Para uma empresa com 100 funcionários, essa redução pode gerar uma economia de cerca de R$ 54 mil por mês, segundo um levantamento da consultoria que leva em conta o custo mensal dos postos de trabalho na cidade de São Paulo.

“Focamos na eficiência e otimização do trabalho para gerar mais satisfação e autonomia aos colaboradores e até uma possível redução de custos bastante significativos para as empresas”, acrescenta Nagib.

Segundo o CTO, a plataforma vai de encontro a transformações já em curso nos modelos de trabalho, e que, somadas à pandemia, devem impactar também a lógica das cidades, meios de transporte, construção e alimentação. 

A médio prazo, a Questtonó e a Bolha planejam disponibilizar versões simplificadas da Where para atender empresas menores, e também estudam parcerias com companhias de facilities e o desenvolvimento de componentes customizados. As duas empresas se fundiram no início de 2020 para unir seviços de design, inovação e tecnologia.



Artigos Relacionados

MATE A SAUDADE DO ESCRITÓRIO COM AJUDA DA PLATAFORMA I MISS THE OFFICE

O bloqueio criativo ou produtividade abaixo da média pode ser um sintoma de saudade. Não exatamente saudade dos amigos e familiares, nem do escritório em si – mas saudade dos barulhos que vinham com ele. A voz do Pedro, que sentava na mesa ao lado, ou do som do mouse barulhento da Raquel. Saudade até das “bolhas de ar” do garrafão de água que ficava no corredor. […]

REGRAS DE PUBLICIDADE PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA.

O ano de 2021 começou sob a expectativa da votação, pelo Conselho Federal da OAB, prevista para este mês, de um novo provimento sobre as normas de propaganda e publicidade para a advocacia. A modernização das regras, no entanto, deve ser pautada […]

SHOPPING CENTER TAMBÉM PODE SER UMA FERRAMENTA NO POSICIONAMENTO DE MARCA.

Mais do que oferecer um bom produto ou um serviço de qualidade, o posicionamento de marca diz respeito ao lugar que a empresa quer ocupar no coração e na mente dos clientes. Esse espaço é conquistado, principalmente, por meio dos valores […]