AS MARCAS CAMPEÃS DO FOLHA TOP OF MIND 2020
A Folha de S. Paulo revelou na noite da última quinta-feira (29) os vencedores do Top of Mind 2020. A tradicional festa de entrega dos troféus foi cancelada neste ano por conta da pandemia.
Para não deixar de lado a celebração, as marcas mais lembradas foram anunciadas ao público em uma premiação online, com apresentação da atriz Bárbara Paz. O vídeo pode ser conferido abaixo.
Quatro gigantes dividem a liderança da categoria Top do Top, criada em 1993 para premiar a primeira marca que vem à cabeça dos entrevistados pelo Instituto Datafolha.
Única a vencer todas as 28 edições e campeã isolada em 2019, Omo obteve 7% das citações neste ano e divide o topo do pódio com Coca-Cola, Samsung (5% cada uma) e Nike (4%).
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e Top do Top é a única categoria em que o awareness não é usado para desempate. Veja as outras campeãs por categoria:
PERFORMANCE
A Suvinil, de acordo com o instituto, ficou dez pontos percentuais acima do índice que obteve em 2019, atingindo inéditos 42% das menções. Seus melhores desempenhos ocorrem no Sudeste (54%), nas classes A e B (53%), na faixa de 45 a 59 anos (52%) e na de 35 a 44 anos (51%). É a primeira vez que a líder nacional em tintas imobiliárias vence este prêmio especial sozinha. Em 2012, dividiu a conquista com a Samsung.
INOVAÇÃO E CONFIANÇA
Em Inovação, a Samsung foi espontaneamente lembrada por 9% dos brasileiros e ficou à frente da gigante Apple (7%), da Omo (2%) e da Microsoft (2%).
MEIO AMBIENTE
Na pesquisa nacional do Datafolha, a Natura saltou de 5% em 2019 para 9% neste ano como a marca mais lembrada quando se pensa em preservação do meio ambiente, seu maior índice na série.
FEMININO & MASCULINO
Nesta edição, Pirelli foi citada por 55% dos homens como Pneu, dez pontos percentuais acima da média geral. A mesma distância —de dez pontos— marcou Risqué, lembrada por 32% dos brasileiros e 42% das mulheres como Esmalte.
DESTAQUES REGIONAIS
Nesta edição, a água sanitária Qboa saiu na frente em duas regiões, Sul e Centro-Oeste, e Brilux ganhou no Nordeste. União foi a mais lembrada no Sudeste. Maratá e Santa Clara empataram como destaques no Norte.
FINANÇAS
O Banco do Brasil foi citado por 30% dos brasileiros. Porto Seguro venceu isoladamente a categoria Seguros.
XP e Itaú empataram na estreia da categoria Assessoria de Investimentos. Na categoria Cartão de Crédito, a Visa foi lembrada por 23% dos entrevistados e mantém a liderança nesse segmento.
Pela primeira vez, a Caixa Econômica Federal vence de forma isolada na categoria app de banco.
SAÚDE
Medley e EMS empataramm entre genéricos. Já a Unimed bateu recorde de lembrança na categoria dos Planos de Saúde. Sundown, por sua vez, conquistou o sétimo título na categoria Protetor Solar.
HIGIENE & BELEZA
Colgate é mais uma vez Top of Mind da categoria Pasta de Dente, com 65% das citações dos consumidores. Natura lidera a categoria Hidratante pela primeira vez na história da pesquisa, com 15% das citações.
A Risqué, da Coty Brasil, ocupa o topo do ranking quando o assunto é esmalte. Neve surge com 28% quando o assunto é Papel Higiênico. Pelo segundo ano consecutivo, Philips é a mais lembrada em Barbeador Elétrico e Sempre Livre lidera em absorventes femininos.
COMUNICAÇÃO
Sky levou o nono título seguido como TV paga.
A Netflix estreia na Folha Top of Mind em alto estilo, com 59% das menções na categoria Aplicativo de Filmes e Séries.
Na categoria de aparelhos mobile, Samsung se consagra líder absoluta.
Com quase 300 milhões de usuários em 92 mercados, o Spotify foi lembrado por 26% dos brasileiros e reinou na estreia da categoria
Aplicativo de Música
Em Operadora de Telefone Celular, depois de 12 anos consecutivos na liderança isolada da categoria, a Vivo divide a vitória em 2020 com a concorrente TIM, que não ocupava o lugar mais alto do ranking desde 2007.
No primeiro ano da categoria Aplicativo de Videochamada, o WhatsApp alcançou liderança absoluta, com 47% das menções.
ELETRO
A categoria Geladeira consagra uma campeã absoluta: Consul, desde 1992 em primeiro lugar como a mais lembrada pelos brasileiros acima de 16 anos. Só o Banco do Brasil conseguiu igual feito na história da pesquisa do Datafolha.
A 3 Corações assume a liderança como Máquina de Café. Já a Black+Decker lidera, pela quinta vez consecutiva, na categoria Ferro de Passar.
Arno e Walita lideram em Processador de Alimentos. A Brastemp foi a primeira colocada entre as máquinas de lavar roupas, com 39% das menções espontâneas. É sua 14ª conquista em 14 edições.
Arno e Electrolux lideram quando o assunto é Aspirador de Pó.
Pela quinta vez em cinco edições, Lorenzetti sagrou-se a mais lembrada, com 36% das menções, na categoria Chuveiro Elétrico.
Samsung lidera em aparelho de TV e acumula agora oito conquistas na categoria, que lidera desde 2013.
ALIMENTAÇÃO
No total, 27 marcas foram premiadas na categoria. São elas: 3 Corações (Café em Pó); Adria (Macarrão); Arisco (Tempero Pronto); Bauducco (Torrada); Camil (Feijão); Danone (Iogurte Grego); Dona Benta (Farinha de Trigo); Elefante (Molho de Tomate); Galo (Macarrão); Gota (Molho de Pimenta); Kicaldo (Feijão); Leite Moça (Doce de Leite); Nestlé (Doce de Leite); Ninho (Leite); Nissin (Macarrão Instantâneo); Qualy (Margarina); Renata (Macarrão); Sadia; Sazón (Tempero Pronto); Sococo (Água de Coco); Soya (Óleo de Cozinha); Sucrilhos (Cereal Matinal); Tio João (Arroz); União; Vigor (Iogurte Grego); Yoki (Pipoca) e Zero-Cal (Adoçante).
COMPRAS
Carrefour e Extra lideram em Supermercado. Em 23 edições da categoria, sempre uma das duas venceu. Neste ano, pela 11ª vez dividem a liderança, com 9% e 8% das citações, respectivamente.
A Casas Bahia segue como única vencedora da história da categoria Loja de Móveis e Eletrodomésticos.
O Mercado Livre, que segundo a consultoria Economatica tornou-se a empresa mais valiosa da América Latina em 2020, venceu em Site de Compras.
A Qboa lidera em Água Sanitária. Suvinil é top Tinta de Parede.
Duas categorias que estreiam na pesquisa nacional do Datafolha neste ano, Panela e Faca de Churrasco, têm a mesma campeã: Tramontina.
Veja se manteve absoluta no topo como Limpador Multiuso.
A septuagenária Ypê, da empresa Química Amparo, é a mais lembrada pela quinta vez consecutiva na categoria Detergente.
TRANSPORTE
A Volkswagen retomou a liderança isolada na categoria Carro, após dois anos dividindo o topo do pódio com a Fiat. A marca italiana foi a única a desbancar a VW em uma edição do estudo. O feito ocorreu em 2016 e veio no embalo da picape Toro, apresentada em ações de marketing inseridas no programa Big Brother Brasil, da Globo. Em 30 edições, a VW venceu 29 de maneira isolada.
A Honda domina o segmento Moto. É a marca mais lembrada nas oito edições em que a categoria integrou a pesquisa, a fabricante foi citada por 64% dos entrevistados em 2020. Em Óleo Lubrificante, Lubrax lidera.
A Mercedes-Benz segue no topo na categoria Caminhão. A Petrobras é Top of Mind em Combustível e a Pirelli é a mais lembrada quando o assunto são Pneus.
TURISMO
Num dos setores mais afetados pela pandemia, CVC e Gol lideram o Top of Mind em Agências de Viagem e Companhia Aérea, respectivamente.
Fonte: Propmark
Artigos Relacionados
DIA DOS PAIS: CAMPANHAS EXALTARAM PARTICIPAÇÃO ATIVA.
Diferente do Dia das Mães, o Dia dos Pais deste ano, celebrado no último domingo, aconteceu em um momento diferente do avanço da pandemia no Brasil. Atualmente […]
MÍDIA OFFLINE TAMBÉM SE MEDE COM TECNOLOGIA DIGITAL.
Imagine-se comprando aquele chopp artesanal ou um café gourmet. E, na hora de apreciar a sua bebida…. só há espuma. Por mais que seja uma escolha de sua preferência, vai pensar que não recebeu tudo o que esperava, certo? Na publicidade também é mais ou menos assim: […]
5 TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE PARA 2021
A pandemia mudou definitivamente a maneira como as pessoas fazem compras. De acordo com uma pesquisa recente da Comscore, o tempo gasto no varejo é maior em aparelhos móveis, que contam hoje com mais de 72 […]