Toggle Menu

POR QUE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL FRACASSA EM ALGUMAS EMPRESAS?

POR QUE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL FRACASSA EM ALGUMAS EMPRESAS?

transformação digital continua em alta. Mais do que uma tendência, ela tem se mostrado cada vez mais necessária, e o número de empresas que aderem ao movimento não para de crescer. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria TEKsystems, no fim do ano passado, 47% dos 510 líderes de negócios e tecnologia ouvidos afirmaram que suas organizações estão avançando nos planos de transformação digital. Apesar dos números animadores, na prática, o processo costuma evoluir a passos lentos e ser mais tortuosos do parece.

Principais razões do fracasso na transformação digital

1. Choque cultural 

Segundo, o portal CIO, para muitas organizações, a mudança de cultura necessária para a transformação pode ser insuperável. De acordo com a pesquisa da TEKsystems, 39% das organizações dizem que sua estrutura organizacional não está alinhada para apoiá-la.

2. Falta de apoio do CEO

A transformação acontece – ou deveria acontecer, pelo menos – de cima para baixo. Essa, no entanto, parece não ser ainda uma realidade. De acordo com uma pesquisa da Wipro Digital feita em 2017, um em cada três executivos americanos acreditava que não valia a pena investir nesses projetos.

3. Falta de conhecimento sobre como fazer

Mesmo após superar a resistência às mudanças necessárias para implementação da transformação digital, a maior parte dos líderes ainda tem dificuldade para descobrir o que precisa mudar e como proceder, levando à inércia e à tomada de decisões erradas.

“A maioria das empresas atualmente contrata uma fornecedora de soluções, e não uma consultoria. Ou seja, compra o remédio sem saber exatamente que doença tem. Os projetos de transformação digital estão falhando por este motivo”

 Paulo Kendzerski, presidente do Instituto da Transformação Digital.

4. Déficit de talentos

As transformações digitais exigem novos talentos, incluindo engenheiros de software treinados nas mais recentes linguagens de programação e gerentes de produto que sabem o que os clientes desejam em um assistente virtual, mas nem sempre as empresas encontram essas pessoas, ou estão dispostas a pagar por elas.

5. Falta de continuidade

A rotatividade de líderes dentro das empresas é outro fator que atrasa a transformação digital, já que muitos executivos, ao assumir cargos de liderança, se recusam a herdar as transformações já feitas e reiniciam o processo do zero para deixar sua marca, dificultando a evolução das estratégias.

O caminho eficiente

Segundo o presidente do Instituto da Transformação Digital, antes de contratar soluções aleatórias para viabilizar sua transformação, as empresas devem passar por um estudo de maturidade digital, que identifica sintomas que a própria organização, na maioria das vezes, não reconhece. Além do diagnóstico de maturidade digital, Paulo destaca outra etapa fundamental do processo: a mentoria. “Na nossa metodologia não só é importante, como obrigatório, a mentoria para os líderes da organização. Assim, garantimos que eles terão um claro entendimento do grau de maturidade digital que a empresa tem hoje e onde ela pode chegar, se seguir o tratamento à risca”, concluiu.

Fonte: artigo publicado em Whow!



Artigos Relacionados

MOTOROLA REÚNE COLETIVOS BRASILEIROS PARA NOVA CAMPANHA DE MARKETING.

Dando continuidade à plataforma global “Power to empower”, a Motorola estreia no Brasil a campanha de lançamento do novo smartphone de seu portfólio, o moto g200, reunindo os coletivos Valquírias Musical a produtora Gleba do Pêssego, a dupla 2 […]

A NOVA CORRIDA DA 99 É PARA VIRAR UMA FINTECH.

Fundada em um casarão no Jabaquara, zona sul de São Paulo, a 99 ganhou as ruas em 2012. Nos anos seguintes, o aplicativo foi o único capaz de fazer frente a Uber no País […]

CINCO ASPECTOS QUE OS CONSUMIDORES ESPERAM DAS MARCAS NO FUTURO

As dinâmicas de consumo estão mudando mais rápido do que nunca. Na era do acesso à informação, da digitalização e do omnichannel, as marcas nunca estiveram tão próximas […]