by Sinapro-MG | 16 de julho de 2020 11:03
A transformação digital continua em alta. Mais do que uma tendência, ela tem se mostrado cada vez mais necessária, e o número de empresas que aderem ao movimento não para de crescer. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria TEKsystems, no fim do ano passado, 47% dos 510 líderes de negócios e tecnologia ouvidos afirmaram que suas organizações estão avançando nos planos de transformação digital. Apesar dos números animadores, na prática, o processo costuma evoluir a passos lentos e ser mais tortuosos do parece.
Segundo, o portal CIO, para muitas organizações, a mudança de cultura necessária para a transformação pode ser insuperável. De acordo com a pesquisa da TEKsystems, 39% das organizações dizem que sua estrutura organizacional não está alinhada para apoiá-la.
A transformação acontece – ou deveria acontecer, pelo menos – de cima para baixo. Essa, no entanto, parece não ser ainda uma realidade. De acordo com uma pesquisa da Wipro Digital feita em 2017, um em cada três executivos americanos acreditava que não valia a pena investir nesses projetos.
Mesmo após superar a resistência às mudanças necessárias para implementação da transformação digital, a maior parte dos líderes ainda tem dificuldade para descobrir o que precisa mudar e como proceder, levando à inércia e à tomada de decisões erradas.
“A maioria das empresas atualmente contrata uma fornecedora de soluções, e não uma consultoria. Ou seja, compra o remédio sem saber exatamente que doença tem. Os projetos de transformação digital estão falhando por este motivo”
Paulo Kendzerski, presidente do Instituto da Transformação Digital.
As transformações digitais exigem novos talentos, incluindo engenheiros de software treinados nas mais recentes linguagens de programação e gerentes de produto que sabem o que os clientes desejam em um assistente virtual, mas nem sempre as empresas encontram essas pessoas, ou estão dispostas a pagar por elas.
A rotatividade de líderes dentro das empresas é outro fator que atrasa a transformação digital, já que muitos executivos, ao assumir cargos de liderança, se recusam a herdar as transformações já feitas e reiniciam o processo do zero para deixar sua marca, dificultando a evolução das estratégias.
Segundo o presidente do Instituto da Transformação Digital, antes de contratar soluções aleatórias para viabilizar sua transformação, as empresas devem passar por um estudo de maturidade digital, que identifica sintomas que a própria organização, na maioria das vezes, não reconhece. Além do diagnóstico de maturidade digital, Paulo destaca outra etapa fundamental do processo: a mentoria. “Na nossa metodologia não só é importante, como obrigatório, a mentoria para os líderes da organização. Assim, garantimos que eles terão um claro entendimento do grau de maturidade digital que a empresa tem hoje e onde ela pode chegar, se seguir o tratamento à risca”, concluiu.
Fonte: artigo publicado em Whow!
Source URL: https://www.sinapromg.com.br/por-que-a-transformacao-digital-fracassa-em-algumas-empresas/
Copyright ©2025 Sinapro-MG unless otherwise noted.