Mercado publicitário brasileiro crescerá 8,9% em 2020
Globalmente, digital tem previsão de crescimento de 10,5%, atingindo US$ 276 bilhões e 45,7% dos investimentos, segundo a Dentsu Aegis Network
Matéria compartilhada na íntegra, por Leonardo Araujo, Propmark, publicada em 04 de fevereiro de 2020.
A Dentsu Aegis Network acaba de lançar o Ad Spend 2020, relatório global anual do grupo que traz a perspectiva de investimentos em publicidade em todo o mundo.
Em 2020, segundo o levantamento, o Brasil aumentará em 8,9% seus investimentos em publicidade, acima de países como Estados Unidos e Japão. Este quadro é oriundo de perspectivas positivas do PIB, que deve crescer cerca de 2,1% em 2020.
As previsões, baseadas em dados de 59 mercados, indicam também um crescimento global de 3,9% em 2020, alcançando um total de US$ 615,4 bilhões com base no crescimento de 2,6% de 2019.
Em 2020, as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, a Liga dos Campeões da UEFA, e as eleições presidenciais dos Estados Unidos serão eventos que vão representar um importante fator por trás do aumento nos investimentos publicitários no mundo todo, uma vez que os anunciantes procuram se aproveitar de grandes audiências globais.
No entanto, algumas tendências subjacentes apresentam uma imagem mais matizada. Segundo o levantamento, as previsões mostram investimentos decrescentes na Alemanha (-1,5%), na Itália (-0,1%) e na Espanha (-1,3%). Enquanto isso, estima-se que mercados em desenvolvimento, como a Índia, terão um crescimento de dois dígitos em 2020.
O declínio previsto na Alemanha, Itália e Espanha está ligado às incertezas políticas e às previsões de desaceleração do crescimento econômico desses mercados. Na Índia, o crescimento é impulsionado pelo digital, que é, em parte, fomentado pelo avanço na adoção de smartphones. Os investimentos na América Latina também estão crescendo rapidamente, acelerados pelos investimentos em digital. Na Argentina, por exemplo, deve ser de 16% em 2020.
O digital continuará a alavancar os investimentos em publicidade ao longo de 2020 com uma previsão de crescimento de 10,5%, atingindo US$ 276 bilhões e 45,7% dos investimentos globais. O crescimento continuará forte até 2021, levando a participação do digital nos investimentos publicitários a quase 50% no início da nova década. Mobile e vídeo estão impulsionando esse avanço do digital, com um crescimento de dois dígitos esperado para ambos em 2020 (16,5% e 14,6% respectivamente).
O digital também está dando uma nova vida aos formatos tradicionais, com a televisão e o rádio mostrando sinais de recuperação e voltando a crescer em 2020. Prevê-se que a Televisão mantenha cerca de um terço (31,5%) da participação nos investimentos globais em publicidade, crescendo 0,6% neste ano. É também esperado que o rádio cresça 1,7%. Os assistentes de voz, a TV endereçável e os anúncios programáticos estão impulsionando os investimentos nessas mídias mais tradicionais.
Crescimento % dos investimentos publicitários globais 2019-21p
| Crescimento percentual YOY em valores atuais | |||
| 2019r* | 2020p | 2021p | |
| GLOBAL | 2,6 (3,6) | 3,9 (4,1) | 3,3 |
| AMÉRICA DO NORTE | 3,2 (3,2) | 3,8 (3,7) | 2,8 |
| ESTADOS UNIDOS | 3,1 (3,1) | 3,8 (3,6) | 2,8 |
| CANADÁ | 5,4 (5,3) | 5,5 (5,7) | 3,9 |
| EUROPA OCIDENTAL | 2,2 (2,8) | 2,6 (3,1) | 2,4 |
| UK | 6,1 (6,3) | 6,0 (6,6) | 6,3 |
| ALEMANHA | -1,1 (0,4) | -1,5 (0,5) | -1,2 |
| FRANÇA | 5,0 (3,6) | 5,1 (3,0) | 4,5 |
| ITÁLIA | -1,6 (-1,6) | -0,1 (0,6) | -0,6 |
| ESPANHA | -1,0 (0,5) | -1,3 (0,4) | -1,6 |
| EUROPA CENTRAL E ORIENTAL | 4,4 (4,9) | 5,1 (5,6) | 5,1 |
| RÚSSIA | 4,4 (4,5) | 5,7 (5,8) | 5,6 |
| ASIA-PACÍFICO | 2,3 (4,0) | 4,2 (4,9) | 3,6 |
| AUSTRÁLIA | 1,8 (1,9) | 3,8 (3,2) | 2,7 |
| CHINA | 3,1 (5,4) | 5,6 (6,9) | 5,0 |
| ÍNDIA | 9,4 (11,4) | 10,9 (12,2) | 12,0 |
| JAPÃO | 1,2 (1,2) | 2,0 (1,8) | 1,0 |
| AMÉRICA LATINA | 5,4 (9,1) | 9,5 (6,1) | 6,3 |
| BRASIL | 4,0 (8,8) | 8,9 (4,5) | 3,4 |
Os dados entre parênteses mostram as previsões anteriores divulgadas em Junho de 2019. Realizado 2019 é baseado em dados de Novembro de 2019. |
Participação de cada mídia no investimento global 2019-21
| Crescimento percentual YOY em valores atuais | |||
| 2019r* | 2020p | 2021p | |
| TV | -1,8 (-0,1) | 0,6 (0,6) | 0,0 |
| JORNAL | -8,5 (-7,7) | -7,1 (-6,6) | -10,2 |
| REVISTA | -7,4 (-7,4) | -6,3 (-6,0) | -11,5 |
| RÁDIO | -0,3 (1,7) | 1,7 (0,6) | 0,8 |
| CINEMA | 9,7 (6,1) | 5,0 (5,9) | 4,8 |
| OOH | 1,5 (4,3) | 2,4 (3,9) | 2,5 |
| DIGITAL | 11,2 (11,5) | 10,5 (11,0) | 9,5 |
Os dados entre parênteses mostram as previsões anteriores divulgadas em Junho de 2019.Realizado 2019 é baseado em dados de Novembro de 2019. |
Fonte: https://propmark.com.br/mercado/mercado-publicitario-brasileiro-crescera-89-em-2020/
Publicada em 04 fevereiro de 2020
Artigos Relacionados
SOS MATA ATLÂNTICA PASSA A LICENCIAR MARCA E NESCAFÉ ANUNCIA PARCERIA.
A Fundação SOS Mata Atlântica se abriu para o licenciamento de produtos de consumo após perceber que os consumidores passaram a valorizar marcas com propósitos de sustentabilidade. A ONG, tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica, bioma que se estende por 17 […]
#ISSOMUDAOGAME: ITAÚ FAZ SUA PRIMEIRA CAMPANHA DE GAMES.
O Itaú lançou sua campanha voltada ao universo de games e e-Sports. Pensada e elaborada pela Druid, a ação traz o mote #IssoMudaOGame – uma adaptação do conceito institucional #IssoMudaOMundo, utilizado pelo Itaú para falar sobre como […]
EMPRESAS B2B: CINCO DICAS PARA VENDER MAIS NA PANDEMIA
Em um contexto de retração econômica nunca imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital e indicações. Com isso, hoje a prospecção se torna o melhor caminho para as companhias atravessarem o momento de turbulência. O recurso é necessário tanto para suprir a queda na demanda como para repor eventuais receitas perdidas. O movimento […]







