Um milagre da propaganda

Por Humberto Mendes, VP Executivo FENAPRO
De repente me veio a ideia de falar um pouco sobre alguma coisa que não seja tão séria e sisuda como as que esse velho e quixotesco publicitário anda escrevendo pela vida a fora. O texto abaixo, de autor desconhecido, é uma historinha que aprendi por aí, nas minhas andanças e publiquei há bastante tempo no Propmark e em um de meus livros, uma segunda edição revista e atualizada do Crônicas de Propaganda. Está sendo lembrado agora porque nos últimos tempos nossa atividade tem sofrido tantos ataques absurdos de gente que não tem a menor noção do que fazemos e da importância de nossa atividade para o desenvolvimento do país e do ser humano.
Como diziam Tom e Vinicius, “é melhor ser alegre que ser triste…”então vamos à nossa historinha:
“o dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac abordou-o na rua:
– Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
O poeta apanhou um papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e margeantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda…”
Meses depois topa o poeta com o homem e pergunta–lhe se havia vendido o sítio. – Nem penso mais nisso – disse o homem – quando lí o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!
Às vezes, amigos , não descobrimos as boas coisas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem , a pessoa que está a seu lado, os amigos , o seu trabalho, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso, o amor, a pessoa amada, enfim, tudo aquilo que a vida lhe ajudou a conquistar.
Mas também, tem momentos em que é preciso que uma atividade humana e eficaz como a publicidade, veiculada ou não, precisa nos mostrar tudo isso.
Humberto Mendes
VP Executivo
FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
Foto: Divulgação
Fonte: www.fenapro.org.br
Artigos Relacionados
O CONSUMIDOR DC (DEPOIS DO CORONAVÍRUS): 7 PONTOS PARA REFLEXÃO
A hiperconveniência, num primeiro momento coisa de cidade grande, espalhou-se por cidades de menor porte e, sem dúvida, se incorporará de forma marcante, alterando estruturalmente hábitos e preferências e criando uma nova realidade com suas inúmeras vantagens e eventuais desvantagens, dentre elas o menor acesso aos pontos de vendas tradicionais […]
PESQUISA COLOCA MAGAZINE LUIZA, NETFLIX E IFOOD COMO MARCAS TRANSFORMADORAS DURANTE A PANDEMIA
A HSR Specialist Researchers, maior empresa independente de pesquisas de mercado do Brasil, realizou um estudo desde o dia 24 de março a fim de listar um ranking de “Marcas Transformadoras”, com o objetivo de identificar as empresas que têm sido mais capazes de construir relevância para o consumidor durante a pandemia de Covid-19. Dez empresas […]
CREDICARD CHEGA AO TIKTOK COM CAMPEONATO NACIONAL DE JUST DANCE.
Reforçando sua estratégia de oferecer uma experiência mais personalizada e cartões que são a cara de seus clientes, Credicard marca sua estreia no TikTok com uma iniciativa que é a cara da rede social: o campeonato Move On – uma competição do jogo de dança Just […]