Um milagre da propaganda
Por Humberto Mendes, VP Executivo FENAPRO
De repente me veio a ideia de falar um pouco sobre alguma coisa que não seja tão séria e sisuda como as que esse velho e quixotesco publicitário anda escrevendo pela vida a fora. O texto abaixo, de autor desconhecido, é uma historinha que aprendi por aí, nas minhas andanças e publiquei há bastante tempo no Propmark e em um de meus livros, uma segunda edição revista e atualizada do Crônicas de Propaganda. Está sendo lembrado agora porque nos últimos tempos nossa atividade tem sofrido tantos ataques absurdos de gente que não tem a menor noção do que fazemos e da importância de nossa atividade para o desenvolvimento do país e do ser humano.
Como diziam Tom e Vinicius, “é melhor ser alegre que ser triste…”então vamos à nossa historinha:
“o dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac abordou-o na rua:
– Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
O poeta apanhou um papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e margeantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda…”
Meses depois topa o poeta com o homem e pergunta–lhe se havia vendido o sítio. – Nem penso mais nisso – disse o homem – quando lí o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!
Às vezes, amigos , não descobrimos as boas coisas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem , a pessoa que está a seu lado, os amigos , o seu trabalho, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso, o amor, a pessoa amada, enfim, tudo aquilo que a vida lhe ajudou a conquistar.
Mas também, tem momentos em que é preciso que uma atividade humana e eficaz como a publicidade, veiculada ou não, precisa nos mostrar tudo isso.
Humberto Mendes
VP Executivo
FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
Foto: Divulgação
Fonte: www.fenapro.org.br
Artigos Relacionados
ALIMENTAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Em época de pandemia de Covid-19 e isolamento social, a rotina pessoal, profissional e familiar de muitas pessoas tem se modificado. A mudança de rotina altera o comportamento e o hábito alimentar que também são influenciados pelo estado de saúde mental e emocional.
Pesquisas mostram que a ansiedade e o estresse podem provocar o aumento da ingestão calórica e do ganho de peso em […]
DRIVE-THRU DO MCDONALD’S VIRA LATA DE COCA-COLA PARA DIVULGAR NOVO SABOR.
A Coca-Cola e o McDonald’s se juntaram para distribuir 500 mil latas da nova Coca-Cola sem açúcar no Brasil, entre os dias 18 e 24 de outubro. A distribuição do novo sabor será feita no Drive-Thru do restaurante para todos os clientes que comprarem uma McOferta. […]
Belo Horizonte Estreia o Circuito de Tendências e Inovação
O Mundo do Marketing percorrerá 10 capitais brasileiras com o Circuito de Tendências e Inovação, evento que levará debates sobre