Um milagre da propaganda

Um milagre da propaganda

Por Humberto Mendes, VP Executivo FENAPRO


De repente me veio a ideia de falar um pouco sobre alguma coisa que não seja tão séria e sisuda como as que esse velho e quixotesco publicitário anda escrevendo pela vida a fora. O texto abaixo, de autor desconhecido,  é uma historinha que aprendi por aí, nas minhas andanças e publiquei  há bastante tempo no Propmark e  em um  de  meus livros, uma segunda edição revista e atualizada  do Crônicas de Propaganda. Está sendo lembrado agora porque nos últimos tempos nossa atividade tem sofrido tantos ataques absurdos de gente que não tem a menor noção do que fazemos e da importância de nossa atividade para o desenvolvimento do país e do ser humano.

Como diziam Tom e Vinicius, “é melhor ser alegre que ser triste…”então  vamos à nossa historinha:

“o dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac abordou-o na rua:

– Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?

O poeta apanhou um papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas  e margeantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda…”

Meses depois topa o poeta com o homem e pergunta–lhe se havia vendido o sítio. – Nem penso mais nisso – disse o homem – quando lí o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Às vezes, amigos ,  não descobrimos as boas coisas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem , a pessoa que está a seu lado, os amigos , o seu trabalho, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso, o amor, a pessoa amada, enfim,  tudo aquilo que a vida lhe ajudou a conquistar.

Mas também, tem momentos  em que é  preciso que uma atividade humana e eficaz como a publicidade, veiculada ou não, precisa nos mostrar tudo isso.

Humberto Mendes
VP Executivo
FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

Foto: Divulgação

Fonte: www.fenapro.org.br


Tags assigned to this article:
fenaprohumberto mendespropganda

Artigos Relacionados

ALIMENTAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Em época de pandemia de Covid-19 e isolamento social, a rotina pessoal, profissional e familiar de muitas pessoas tem se modificado. A mudança de rotina altera o comportamento e o hábito alimentar que também são influenciados pelo estado de saúde mental e emocional.
Pesquisas mostram que a ansiedade e o estresse podem provocar o aumento da ingestão calórica e do ganho de peso em […]

DRIVE-THRU DO MCDONALD’S VIRA LATA DE COCA-COLA PARA DIVULGAR NOVO SABOR.

A Coca-Cola e o McDonald’s se juntaram para distribuir 500 mil latas da nova Coca-Cola sem açúcar no Brasil, entre os dias 18 e 24 de outubro. A distribuição do novo sabor será feita no Drive-Thru do restaurante para todos os clientes que comprarem uma McOferta. […]

Belo Horizonte Estreia o Circuito de Tendências e Inovação

O Mundo do Marketing percorrerá 10 capitais brasileiras com o Circuito de Tendências e Inovação, evento que levará debates sobre