Nível de otimismo das agências se mantém alto para 2019

Pesquisa VAN Pro, da Fenapro, indica que 70% esperam ano melhor que 2018.
A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) ouviu 208 agências e concluiu: apesar da turbulência político-econômica dos 100 primeiros dias de governo, o nível de otimismo se mantém alto.
Iniciativa da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), a pesquisa coleta dados desde 2017. A Federação ouve empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das três primeiras semanas de abril de 2019 e refletem a performance das agências no 1º trimestre de 2019, além das perspectivas para o segundo trimestre e para o resto do ano.
Ao todo, 70% dos respondentes ainda esperando um ano melhor e apenas 8%, pior. Os 22% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. O índice é praticamente o mesmo da primeira tomada do ano, quando atingiu um número recorde de 70,6% de otimistas. Houve até uma queda do número de pessimistas, em relação ao trimestre anterior – de 11,3% para 8%. O otimismo está em alta também para o próximo trimestre, com 59% prevendo um período melhor.
Perante as circunstâncias político-econômicas, o índice surpreende: é bem mais alto que o trimestre anterior, que apontava 37% de otimistas. Embora tenha apresentado leve queda, a região Nordeste continua sendo a mais otimista, com 79% prevendo um ano melhor (eram 82% no trimestre anterior). O único estado destoante desse clima de otimismo é o Paraná, com apenas 29% prevendo um ano melhor, praticamente o mesmo número dos que preveem um ano pior (28%). Os 43% restantes esperam um ano igual a 2018.
O quadro de concorrências manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior. Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se como a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (as mesmas posições do trimestre anterior).
“Apesar da turbulência no campo político, as agências parecem confiantes numa melhora do ambiente de negócios, prevendo não só um ano melhor, mas, também, uma reação imediata, já no próximo trimestre. Acho que essa é a esperança de todos os setores da economia, acreditando na aplicação das reformas planejadas.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.
Relembre a pesquisa anterior aqui.
Fonte: por PROPMARK publicado em 22 de abril, 2019 – 17:36
http://propmark.com.br/agencias/nivel-de-otimismo-das-agencias-se-mantem-alto-para-2019
Foto: istock/FlamingoImages
Artigos Relacionados
A empresa precisa ‘trocar de casca’ de tempos em tempos.
Antônio Lino Pinto, sócio da Viramundo Consultoria em Gestão e ex-sócio da Talent Propaganda, vem se aprofundando, ao longo dos últimos 30 anos, na gestão de agências de publicidade e já escreveu os livros “Pequenas Agências, Grandes Resultados” e “Abri minha agência. E agora?”. Foi o primeiro a escrever sobre o tema e se tornou um expert, uma espécie de guru no assunto.
MINAS GERAIS É ESCOLHIDA COMO UMA DAS 10 REGIÕES MAIS ACOLHEDORAS DO MUNDO
A tradição, a cultura, o turismo, a cozinha e o jeito único de seu povo fazem de Minas Gerais um dos dez destinos mais acolhedores do mundo, segundo o ranking global da […]
EMPRESAS B2B: CINCO DICAS PARA VENDER MAIS NA PANDEMIA
Em um contexto de retração econômica nunca imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital e indicações. Com isso, hoje a prospecção se torna o melhor caminho para as companhias atravessarem o momento de turbulência. O recurso é necessário tanto para suprir a queda na demanda como para repor eventuais receitas perdidas. O movimento […]