PESQUISA INÉDITA MOSTRA O IMPACTO ECONÔMICO, CULTURAL E SOCIAL DO YOUTUBE NO BRASIL.

O YouTube é o segundo maior buscador do mundo e há 16 anos vem transformando o aprendizado, o entretenimento e a forma de fazer negócios.

A plataforma ajuda diariamente milhões de pessoas a aprender novas habilidades, abrir negócios e se entreter. O YouTube foi pioneiro em oferecer um modelo de negócio de divisão de receita, no qual a maior parte dos ganhos fica para o produtor de conteúdo. E acompanhar a evolução da plataforma e toda sua transformação é inspirador.


Depois de um ano em que nossa vida se tornou digital como nunca, fizemos uma parceria com a Oxford Economics para quantificar de forma independente as contribuições do YouTube para o Brasil e transformar os relatos que ouvimos de criadores e marcas em números. O estudo é inédito no país e os resultados nos revelaram um impacto positivo da plataforma no Brasil e na vida do brasileiro. Abaixo, 5 pontos cruciais do relatório:
1. Empreendedorismo
Para os empreendedores, o YouTube é uma importante ferramenta de alcance, oferecendo uma ampla base de crescimento e sucesso aos criadores. Um exemplo é o canal Oficina Caipira, que encontrou na plataforma um local para compartilhar suas habilidades, expressar sua criatividade e, por sua vez, criar negócios locais que contribuam para a economia.

2. Aprendizagem
O brasileiro recorre ao YouTube para, entre muitas outras coisas, aprender, resolver problemas e também acessar o vasto conteúdo voltado para educação, ajudando estudantes e educadores de todo o país.

3. Diversidade
Ser plural é ser acessível. É mostrar que atendemos a todos e em todas as camadas demográficas do Brasil. A diversidade dos nossos criadores é refletida no conteúdo amplamente variado do YouTube, conectando usuários de diferentes meios a todos os tipos de cultura.

4. Expansão
Somos uma plataforma capaz de gerar demanda e atrair novos clientes para produtos e marcas. Este movimento tem contribuído com a geração de negócio, sustentando empregos e aumentando a produtividade e rentabilidade de empresas de diferentes portes no Brasil.

5. Ajuda durante a pandemia
Além dos pontos acima, vale mencionar: o YouTube se tornou um grande local de conexão durante a pandemia. Todos os meses, milhares de pessoas acessam a plataforma em busca de informações confiáveis, orientações de saúde, dicas para se exercitar em casa, cozinhar, e até como se organizar financeiramente.

Os resultados reforçam o impacto positivo do YouTube no Brasil. Os números mostram como apoiar empreendedores criativos, produtores de conteúdo e anunciantes pode fazer a diferença. Por isso mesmo, pretendemos continuar sendo um espaço aberto para a criatividade, o diálogo e a convivência de ideias diversas.
Fonte: Think With Google
Artigos Relacionados
Kantar Ibope atualiza ponto de audiência para 2022.
Neste ano, ponto de audiência dos 15 Mercados nacionais passará a representar 258.821 domicílios e 713.821 indivíduos. Como faz todos os anos, a Kantar Ibope Media fez uma atualização na representatividade do valor do ponto de audiência televisiva. O objetivo é refletir […]
MATE A SAUDADE DO ESCRITÓRIO COM AJUDA DA PLATAFORMA I MISS THE OFFICE
O bloqueio criativo ou produtividade abaixo da média pode ser um sintoma de saudade. Não exatamente saudade dos amigos e familiares, nem do escritório em si – mas saudade dos barulhos que vinham com ele. A voz do Pedro, que sentava na mesa ao lado, ou do som do mouse barulhento da Raquel. Saudade até das “bolhas de ar” do garrafão de água que ficava no corredor. […]
DOVE APRESENTA RESSIGNIFICAÇÃO DOS PADRÕES DE BELEZA.
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, Dove anuncia nova campanha com o mote “Seu Cabelo, Sua Escolha“, que reforça a missão da marca em inspirar as mulheres a desenvolverem uma relação positiva com suas aparências e, assim, poderem expressar suas […]







