E-COMMERCE: COMO É A RELAÇÃO DE COMPETITIVIDADE NO AMBIENTE ONLINE?

Imagem1-E-COMMERCE--COMO-É-A-RELAÇÃO-DE-COMPETITIVIDADE-NO-AMBIENTE-ONLINE
Oferecer a melhor experiência ao consumidor é o caminho mais seguro digitalmente (TravelCouples/Getty Images)

Imagine a seguinte situação: você está andando na rua, logo depois do almoço, voltando ao escritório. Em São Paulo, 32 graus. O asfalto quente esquenta seus sapatos, e você sente uma gota de suor escorrendo no meio da testa. Você daria a vida por um ar-condicionado ou um sorvetinho.

Penso: “Sorvete, é isso! Tem uma sorveteria aqui perto”, mudando o caminho para me refrescar. Chegando na rua, vejo que uma nova sorveteria abriu. Toda linda, superlimpa, atendentes com a roupa na estica e lugares legais para sentar. Mil sabores, inclusive para experimentar antes de comprar, café delicioso que perfuma o ambiente, aquela casquinha feita na hora, artesanal.

Do outro lado da rua, a antiga sorveteria que eu já frequentava. Nunca tinha reparado, mas ela é bem velha. Acho que os donos foram adiando as reformas e, agora, o letreiro, que era vermelho, já está naquela cor laranja-queimado. Do lado de dentro, as observações seguem: os sabores já são meio escassos e o cafézinho não é tão gostoso. E a casquinha… bom, eu pedia o sorvete no copinho, já que a casquinha nunca estava fresquinha.

Acontece que, até esse dia, eu nem pensava em tudo isso. Eu achava a sorveteria antiga boa, talvez por ela ser a única na rua. Eu não comparava com outros lugares.

Agora, uma ao lado da outra, a diferença é gritante.

Lembra quando você estava no corredor do shopping e sentia de longe o cheiro da Lush? Aquilo era um convite para entrar na loja e comprar sabonetes especiais.

Como fazer isso digitalmente? Oferecendo a melhor experiência possível.

Talvez não seja algo pensado pelo consumidor trivial, mas o design e a experiência do usuário influenciam muito na hora da compra. A navegação intuitiva e fluida incentiva clientes a gastarem mais. Uma boa vitrine, que valorize as imagens do seu produto, vende tão bem quanto a campanha mais bem escrita. Na hora de confiar em uma loja virtual que você nunca comprou, você escolhe uma bem diagramada e linda ou algo com design antigo? Estética também gera confiança.

Se você está começando, pode ser difícil construir um super aplicativo ou um site com um designer gênio e rato de UX — e os grandes varejistas viram essa oportunidade e apostam cada vez mais nos marketplaces. Além de toda a potência de tráfego, eles oferecem uma loja otimizada com todos os aprendizados dos últimos anos. Para os novos empreendedores que tinham que fazer isso tudo do zero, é uma grande ferramenta.

Essa já é uma realidade: com mais de 13,9 milhões de compras e R$ 6,2 bilhões em faturamento no primeiro semestre deste ano, os marketplaces terão uma vida bem longa no e-commerce. Os dados são, como sempre, da Neotrust, que monitora todo e-commerce brasileiro em tempo real a partir de transações dos principais varejistas e categorias.

E assim, cada vez mais, os grandes players incentivam que você faça suas compras pelo app, com cashback, descontos especiais e frete grátis. O motivo? Você fica no ambiente dele. A concorrência é menor, todas as informações sobre o cliente já estão ali. É juntar o útil ao agradável.

Então, da próxima vez que entrar na internet para fazer uma compra, pergunte-se: qual foi o motivo de eu ter entrado no site A ao invés do B?

Fonte: artigo de Andrea Fernandes, CEO do T.Group, publicado em Exame.



Artigos Relacionados

COM SAÚDE DE FERRO, REDE MATER DEI LANÇA PLANO DE EXPANSÃO NACIONAL.

Durante o roadshow para a apresentação da Rede Mater Dei de Saúde a potenciais investidores, os controladores do grupo de origem mineira venderam ao mercado um ambicioso plano de expansão nacional. A tese era clara: consolidar o mercado de saúde […]

GLOBO QUER TORNAR PODCAST SEU NOVO PILAR DE NEGÓCIOS.

Na última quinta-feira, dia 21, a Globo promoveu o Audioday, evento virtual no qual alguns de seus principais executivos destacaram as oportunidades de alcance de público e de negócios que residem no […]

BLACK FRIDAY: COMO, ONDE E O QUE OS CONSUMIDORES VÃO COMPRAR.

Com a Black Friday já despontando no horizonte (este ano ela ocorre no dia 26 de novembro), já surgem alguns dados importantes sobre como deve ser essa data em 2021. Em um ano marcado por um combate mais efetivo à pandemia e uma economia vacilante que deve ter leve queda no fim do ano, a data serve como um […]