VAREJO MINEIRO ESTÁ OTIMISTA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021.

Apesar do momento vivenciado por toda a sociedade, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o início do ano sempre é marcado pelas boas expectativas e planos para os próximos meses. No comércio varejista, o primeiro semestre de 2021 impacta positivamente 44,1% das empresas em Minas Gerais, que acreditam que o período será melhor que o segundo semestre de 2020. Essa confiança é justificada pela presença de uma das datas comemorativas mais importantes para o setor: o Dia das Mães.
Segundo a pesquisa de Expectativa de Vendas, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, o Dia das Mães (36,4%) é considerado como uma das datas mais rentáveis para o comércio. Em seguida está o Carnaval (14,2%), a Páscoa (13,0%) e Dia dos Namorados (12,5%), que devem contribuir para o crescimento das vendas no primeiro semestre de 2021.
O levantamento pontuou ainda que 30,2% do comércio investirá em ações promocionais, ao passo que 25,9% realizará ações de divulgação/propaganda. “Embora o setor terciário enfrente um dos momentos mais delicados da história, os empresários enxergam o primeiro semestre como uma boa oportunidade para retomarem seus negócios. Para isso, é preciso adotar medidas como um planejamento estratégico, a readequação de serviços e produtos e um atendimento diferenciado para atrair os clientes e garantir um giro de vendas durante o período,” explica o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.
A pesquisa apontou também que 40,4% dos empresários viram seu volume de vendas melhorar no segundo semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Dentro desse índice, em 64% dos estabelecimentos, a melhora foi de até 20%. Agora, se comparado com o primeiro semestre de 2020, 44,6% dos empresários registraram aumento de vendas em seus negócios, percentual de até 20% para mais de 65% dos entrevistados.
Ainda de acordo com o levantamento, o otimismo/esperança foi o motivo citado por 48,0% dos empresários para justificar as boas perspectivas. “Cerca de 34% das empresas acreditam em outros motivos, como o maior consumo das pessoas em isolamento social, o início da vacinação e a melhora na economia como fatores que contribuirão para alavancar o setor. Além disso, 10,7% delas apostam no aquecimento das vendas neste primeiro semestre”, destaca o economista-chefe.
Entre os segmentos que devem sobressair no período estão: informática, telefonia e comunicação (72,7%); combustíveis e lubrificantes (70,0%); veículos e motocicletas, partes e peças (63,4%); livros, jornais, revistas e papelarias (60,0%); bem como joias, óticas, artigos recreativos e esportivos e eletroeletrônicos (57,1%). Já o cartão de crédito é apontado por 54,6% dos empresários como a principal forma de pagamento que será utilizada pelos consumidores.
O levantamento apurou ainda que os principais obstáculos para o consumo deverão ser a pandemia de Covid-19 e o fim do auxílio emergencial (73,3%), além do desemprego (19,0%); o momento econômico do país (13,2%); a alta dos preços dos produtos (11,2%), o endividamento do consumidor (4,0%) e a concorrência desleal (2,5%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 27 de janeiro de 2021. Ao todo, foram avaliadas 401 empresas, sendo pelo menos 40 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo) de Minas Gerais. A margem de erro da análise é de 5%, com um intervalo de confiança de 95%.
CONFIRA, NA INTÉGRA, A PESQUISA “EXPECTATIVA DE VENDAS 1º SEMESTRE 2021”
https://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2021/02/2021.01-Expectativa-1%C2%BA-Sem.pdf
Fonte: Fecomércio
Artigos Relacionados
O EFEITO DO HOME OFFICE NO ATENDIMENTO
As empresas precisaram passar por diferentes adaptações no mundo todo, em resposta ao cenário de pandemia. Entre tantas mudanças, em muitos casos foi essencial transferir os colaboradores para o modelo de home office. Isso aconteceu, por exemplo, com as empresas que atuam no setor de relacionamento com clientes. Foi preciso levar – às vezes para bairros e locais distantes do site da companhia –, os insumos de […]
2020. O ANO DA REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO TRANSPARENTE
Com oito semanas de encasulamento e mais de 27 mil mortos, os espanhóis sobreviventes ao Covid-19 já estão impulsionando mudanças significativas nas marcas nacionais. Espera-se um mundo pós pandemia em que o pequeno negócio e o Marketing Digital ganhem ainda mais importância, como uma maneira de manter alguns hábitos de consumo ibéricos. Descontos de até 80% em hotéis. Lojas e pequenos comerciantes focalizando nos[…]
Liderança feminina é minoria na criação, por PROPMARK.
O levantamento aponta que apenas 25% dos líderes criativos são mulheres. Em parceria com a More Girls, o PROPMARK fez







