PRÁTICAS PARA FORTALECER SUA COMUNICAÇÃO NO TRABALHO.

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A comunicação no trabalho pode não ser um desafio apenas da sua empresa. Conforme um estudo realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das 300 grandes empresas que foram entrevistadas dizem que a comunicação no ambiente de trabalho é o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas.

Neste conteúdo, entenda a importância, as vantagens e conheça as boas práticas para uma comunicação realmente eficaz.

A importância da comunicação no ambiente de trabalho 

“Mas eu sempre explico tudo, o colaborador diz que entende mas faz errado.”

Essa é uma queixa bastante comum de muitos gestores quando o assunto é a comunicação no trabalho.  Mas:

  • quantas vezes você confirmou se os colaboradores entenderam corretamente a informação?
  • os funcionários sentem-se confortáveis para questionar algo ou, simplesmente, dizer que não entenderam?
  • o seu nível de tolerância ao erro é muito baixo?

Muitas vezes, a solução não é contratar mais pessoas, demitir funcionários ou impor regras: o problema da sua empresa pode estar na forma como está sendo realizada a comunicação no negócio.  Afinal, essa soft skill é muito importante, já que é responsável pelo entendimento de como devem ser cumpridas as tarefas, pela minimização de gargalos na transmissão das informações e pela resolução de conflitos. 


Vantagens de uma boa comunicação no trabalho

As empresas, por mais “tecnológicas” que possam ser, sempre irão ser formadas por pessoas. E, independente da situação, a comunicação é a principal forma de troca de informações entre os seres humanos.

Logo, o ambiente de trabalho configura-se apenas como umas pontas da comunicação em sociedade. Nesse contexto, garantir uma troca eficiente de informações ajuda na descoberta de ações igualmente eficientes.

Além disso, uma boa comunicação no meio corporativo contribui para o desenvolvimento de novas ideias, pois as pessoas sentem-se mais confortáveis ao expor o que pensam. Por último, uma comunicação eficaz no trabalho é fundamental para o cumprimento dos processos e das atividades diárias. 

Veja agora algumas boas práticas para aplicar no ambiente corporativo a fim de melhorar a comunicação.

Comunicação no trabalho: Pratique a empatia

Praticar a empatia, quando falamos em comunicação, diz respeito ao fato de buscar entender a mensagem do outro sem julgamentos. Além disso, está relacionada a transmitir uma informação da mesma forma que você deseja que seja transmitida para você. Na comunicação empática, não existe certo ou errado, e sim pessoas que buscam chegar, juntas, a uma melhor solução para o coletivo, para a empresa. Vale ressaltar também que praticar empatia é colocar-se no lugar do outro. Assim, ao comunicar-se no trabalho, respeite e considere os valores, as experiências e as crenças do seu colega.


Comunicação no trabalho: Busque ser objetivo

Ser objetivo é transmitir uma mensagem com clareza. É comum que muitas pessoas tenham medo de se expressar com clareza e objetividade, devido ao receio de uma má interpretação. Contudo, no ambiente de trabalho, a busca é pelo crescimento e desenvolvimento profissional.

Nesse sentido, exponha suas ideias e suas opiniões de forma clara. Porém, é importante lembrar que ser direto não é rude: voltando ao tópico anterior, não esqueça da empatia na hora da comunicação no trabalho. 


Comunicação no trabalho: Seja um bom ouvinte

Você é um bom ouvinte ou apenas escuta? Ser um bom ouvinte é fundamental não somente para a conclusão de tarefas, nas quais é importante entender com atenção para dar segmento. É ouvindo as pessoas que se consegue compreendê-las.

Assim, ao se comunicar com um colega de trabalho, busque compreender a mensagem em vez de responder prontamente, sem racionar ou raciocinando muito pouco sobre o tema. Aqui, também fica valendo a primeira boa prática apresentada: pratique a empatia. E, para melhorar a capacidade de ouvir outro, questione-se: eu gostaria de ser ouvido assim?


 

Comunicação no trabalho: Tom de voz adequado

O tom de voz errado pode mudar completamente o rumo da comunicação.Por isso, assim como se deve ter um cuidado mais do que redobrado com as palavras no ambiente de trabalho, atente-se também à forma e ao volume da sua fala. Afinal, mesmo sem perceber, você pode ofender os colegas. 

Aqui, cabem duas dicas importantes para melhorar o tom de voz. A primeira delas é analisar os feedbacks das pessoas sobre sua forma de falar; a segunda é que, sempre que estiver mais com ânimos mais aflorados, peça um tempo e afaste-se. Contudo, somos nós mesmos que devemos ter atenção à forma como falamos. Logo, policie-se. 


Comunicação no trabalho: Linguagem não verbal

Seu corpo também fala. Assim, de nada adianta você dizer que não está com raiva, por exemplo, se sua expressão estiver fechada e as sobrancelhas arqueadas. Sabendo disso, da mesma forma que o seu autocontrole com o tom de voz, atente-se também para sua expressão facial e corporal.


Comunicação no trabalho: Comunicação não violenta

A comunicação não violenta tem o objetivo de resolver um problema central, sem julgar ou ofender o outro.  Digamos que um dos seus liderados está em constante atraso com as atividades. Você então decide chamá-lo para uma conversa e, no lugar de reforçar os seus erros,  você informa o quão é importante o cumprimento dos prazos. 

Além disso, você também tenta entender os motivos do atraso e, juntos, realizam os ajustes necessários para que o objetivo daquela tarefa seja cumprido no tempo certo. Os princípios da comunicação não violenta são diferenciar o fato do julgamento, identificar sentimentos e emoções negativas, bem como as necessidades da outra pessoa e encontrar uma solução. 


Reforce boas práticas de comunicação na sua equipe

Uma boa comunicação corporativa é desafio para muitas empresas. Dessa forma, ao propor mudanças em um cenário como este no seu negócio, tenha paciência. Afinal, não é do dia para a noite que a comunicação irá funcionar de forma eficiente ou que os problemas irão desaparecer por completo.

Por isso, reforce sempre as boas práticas de comunicação na equipe e não esqueça de elogiar o time mediante às novas atitudes.

Fonte: Whow Inovação!



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