Por que os consumidores abandonam uma marca?
Segundo Insider Intelligence, depois de publicidade em buscadores e redes sociais, retail media Pesquisa da Orbit Data Science analisou comentários de usuários que deixaram de comprar determinadas marcas e apresenta os motivos mais citados

Encantar ou conquistar o coração dos clientes é o objetivo de muitas marcas. Mas o que faz com que os consumidores passem a rejeitar uma empresa? Para entender esse movimento, a Orbit Data Science desenvolveu um estudo analisando comentários de usuários que disseram ter deixado de comprar determinadas marcas.
No total, foram capturados e filtrados mais de 3.500 tweets relacionados aos termos “não compro mais”, “parei de comprar”, “não compre” e “não comprem” entre janeiro e setembro de 2023. Foram eliminados conteúdos que não abordavam o tema apesar de conterem as palavras-chave.
Três fatores foram identificados como os principais motivos para que consumidores deixem de comprar uma marca: experiências negativas (40%); produto não supre as necessidades (28%); não se sente representado pela marca (22%); e fatores financeiros (10%).
Experiência e associação de marca
Os serviços de suporte e pós-venda aparecem como um dos pontos centrais de atrito na jornada. Mais de 14% dos usuários que comentam suas experiências falam sobre problemas para resolver e agendar serviços já contratados.
A logística de entrega também gera frustração: 10% das opiniões dizem nunca ter recebido o produto comprado, 8% reclamam sobre atrasos na entrega.
Produto não supre as necessidades
A qualidade é outro ponto central das avaliações. Cerca de 38% dos que comentam sobre produto reclamam da qualidade, 14% deixam de comprar aqueles que estragam rapidamente, 7% alegam que o produto já chegou com defeito.
A preocupação com a saúde também interfere na decisão. 5% pararam de comprar produtos e desaprovam a qualidade de itens que podem prejudicar a saúde.
Não se sente representado pela marca
A política também entra nesse jogo. 25% dos usuários afirmaram deixar de comprar marcas que estão associadas a um partido ou ideal político. Já quando o assunto é diversidade as opiniões são divididas.
Cerca de 10% não compram de marcas que apoiam minorias. Por outro lado, 7% disseram ter deixado de consumir marcas que tiveram situações de discriminação noticiadas. Além disso, pouco mais de 8% movimentam boicotes contra marcas relacionadas a trabalho em condições análogas à escravidão.
Fatores financeiros
Nesse quesito, as taxas e impostos são as principais responsáveis por desagradar os consumidores. Outros 26% dizem não comprar produtos que consideram caos e 21% deixaram de fazer comprar porque precisam poupar dinheiro.
Fonte: Meios e Mensagens
Artigos Relacionados
EUA: 30% DOS ANUNCIANTES PENSAM EM TROCAR DE AGÊNCIA.
Quase um terço dos anunciantes dos Estados Unidos pensa em trocar de agência de publicidade nos próximos seis meses. Nove entre cada dez marcas avaliam que a ‘química’ com a agência é o elemento fundamental para firmar uma parceria de publicidade […]
CARREIRA PROFISSIONAL: 5 DICAS PARA SE REINVENTAR PARA 2021
O cenário de incertezas que se apresentou em 2020 fez muita gente repensar os rumos da carreira profissional. Se você está entre essas pessoas que – por desejo próprio ou por questões exteriores, como ter sido […]
CONFIRA OS SERVIÇOS QUE VOLTARÃO A FUNCIONAR NO COMÉRCIO DE BELO HORIZONTE NESTA SEGUNDA
O comércio de Belo Horizonte será reaberto gradualmente, a partir desta segunda-feira (25). Após mais de dois meses fechados para conter a disseminação do novo coronavírus, alguns serviços considerados não essenciais, como shoppings populares, salões de beleza (exceto clínicas de estética) e loja de automóveis voltarão a funcionar na capital mineira nesta primeira fase, que vai durar […]







