POR QUE A RIACHUELO INVESTE FICHAS EM CAMPANHA NO TIKTOK PARA O DIA DAS MÃES?

hashtag-da-riachuelo

É normal que na rapidez da internet vejamos postagens da repercussão de um fato antes mesmo de nos familiarizarmos com a notícia. Esta matéria é quase um caso como este, mas é mais um aviso: a #AiAiAiAiChallenge, da campanha de desafio com hashtag da Riachuelo, é provavelmente a próxima hashtag a aparecer na sua timeline do TikTok – se é que já não apareceu. Essa hipótese está baseada no quem, quando, onde e por quê. A Riachuelo está preparando uma campanha inédita entre os varejistas no TikTok para conquistar brand lovers no Dia das Mães. A aposta da varejista na #AiAiAiAiChallenge está no sucesso de uma campanha anterior, a recente ‘Riachuelo Começou a Seguir Você”, que envolveu mais de 18 milhões de internautas.

“Lançamos este ano a campanha ‘A Riachuelo Começou a Seguir Você’ e, partindo disso, inspirados em pessoas e em suas histórias, desenhamos o conceito da campanha ‘Mãe, sua primeira influenciadora’, que retrata o dia a dia das mães brasileiras de forma divertida falando sobre a maternidade da vida real e sobre os desafios de ser mãe na pandemia “, revela Elio Silva, diretor executivo de canais e marketing da Riachuelo. “Nosso objetivo é que elas se vejam nestas histórias. Além disso, a campanha ressalta a influência das mães em tudo na vida – desde as pequenas atitudes, até o jeito de ser, de se vestir e falar”, continua o executivo.

Pensando em estimular o engajamento por meio do entretenimento, a Riachuelo escolheu o TikTok para o desafio #AiAiAiAiChallenge justamente porque a rede social está bombando como “a queridinha do momento”. “É uma plataforma que conquistou o público, está em plena expansão e é considerada a queridinha do momento. Queremos que a nossa marca esteja próxima desse público também. O formato do hashtag challenge é um sucesso e estamos muito otimistas com o engajamento”, diz Elio.


O potencial campanha

A campanha é a primeira no formato de desafio com hashtag no TikTok promovido por uma marca no Brasil e a primeira de uma varejista de moda. Antes, Apple e Netflix fizeram ações do tipo. A expectativa é que, durante os seis dias de campanha, bilhões de pessoas sejam atingidas.

Dessa vez, a Riachuelo coloca o foco da interação com o consumidor na rede social por conta do ambiente social que ela é, permitindo vídeos alto astral e criativos. “O TikTok é uma plataforma que tem chamado cada vez mais a atenção por seus conteúdos criativos e seu poder de viralização de conteúdos orgânicos, o que permite que influenciadores criem postagens mais atrativas e marcantes do que nas demais redes. Sendo assim, esperamos atingir de forma divertida um grande número de pessoas convidando para participar deste desafio”, entende o executivo de marketing da marca.

A estratégia voltada ao orgânico é, portanto, calcada na interatividade e criatividade que a rede social possibilita. “Nossa estratégia é atingir o maior número de pessoas por meio da ação na plataforma, viralizando o conteúdo de forma orgânica por meio do estímulo da interação, que gera conteúdo e leva entretenimento para as pessoas. Isso também reflete no engajamento no perfil da marca na rede em questão, o que é super positivo para nós do ponto de vista de comunicação”, explica Elio. Na campanha, o desafio é criar vídeos arrasando nos passos da coreografia do hit oficial criado pela marca “Te Sigo Somando”. As desafiadoras convidadas pela marca são: Gio Ewbank, Sabrina Sato, Thay OG, Talitah Sampaio (Tik Toker), Thay Bergamini (Tik Toker) e Naiumi.

Desde o dia 27 deste mês, a Riachuelo traz as seis influenciadoras para o desafio de maneira despretensiosa e sem a cara de uma ação paga. Em resumo, a Riachuelo espera que a campanha gere:

  • Exposição e atração em massa em torno do tema da marca/ campanha;
  • Estimular conhecimento em larga escala e engajamento com o público;
  • Ter um momento viral;
  • Conquistar novos embaixadores não oficiais da marca;
  • Potencializar exposição até mesmo fora do TikTok, em aplicativos com formatos similares, como o Instagram.


Foco no feminino

A Riachuelo está aumentando seu foco no feminino. Em sua campanha passada – “A Riachuelo Começou a Seguir Você” -, a marca procurou passar a mensagem de empoderamento, com a liberdade da mulher para viver, escolher e criar.

Ao convocar as clientes a se unirem à Riachuelo pela #AiAiAiAiChallenge, a marca reforça seu reposicionamento para além da mensagem de apoio às mulheres em si, convidando-as a se expressarem com a música da campanha, já que a “Te Sigo Somando”, autoral da marca, contou com a opinião do público feminino para letra, ritmo e artistas: Simaria, Giulia Bee e Malía.

Fonte: Consumidor Moderno



Artigos Relacionados

FALTA DE PREVISIBILIDADE NA PANDEMIA OBRIGA PRESIDENTES DE EMPRESAS A REINVENTAR GESTÃO

Após se acostumarem a liderar milhares de funcionários de casa, executivos de grandes empresas enfrentam agora um outro […]

CAMPANHA COM GIL DO VIGOR RENDE 20 MIL CADASTROS NO SANTANDER EM APENAS 12 HORAS.

Protagonista da nova campanha do Santander dirigida por Fernando Meirelles, Gilberto Nogueira, o ex-participante do “Big Brother Brasil 21”, fez o banco atingir uma marca impressionante. O comercial de apenas 47 […]

A TENTATIVA DO TWITTER DE COMPRAR O CLUBHOUSE.

O Twitter Inc. manteve conversas nos últimos meses para adquirir o Clubhouse, a rede social de áudio que fez barulho no mercado nos últimos meses, de acordo com pessoas próximas ao assunto. As companhias discutiram uma avaliação potencial […]