DIVERSIDADE & INCLUSÃO NAS EMPRESAS: COMO CEOS PODEM APLICAR NA PRÁTICA?

imagem-1---DIVERSIDADE-E-INCLUSAO-NAS-EMPRESAS--COMO-CEOS-PODEM-APLICAR-NA-PRATICA

As empresas estão cada vez mais investindo em formas de atrair pessoas diversas para participarem de suas seleções, pois a inovação é feita de pessoas. E é a partir delas que a inovação ocorre, e transborda para toda a empresa.

Para uma empresa que tem como base a diversidade e a inclusão, além de possuir um excelente nível de criatividade e projetos inovadores, tem uma forte cultura interna. Portanto, é importante sempre investir em equipes com perfis diferenciados. Embora essa tarefa dependa do departamento de Recursos Humanos, ela deve se estender em torno de toda a empresa. Neste artigo, você irá entender como promover a Diversidade e Inclusão, e todos os benefícios dessa abordagem nos negócios. Continue lendo a seguir e entenda ainda mais sobre esse assunto.


Diversidade & Inclusão nas empresas: O que esse conceito significa?

imagem-2---DIVERSIDADE-E-INCLUSAO-NAS-EMPRESAS--COMO-CEOS-PODEM-APLICAR-NA-PRATICA
Imagem via iStock

Dentro das empresas, a diversidade está relacionada a pessoas com diferentes tipos de origem, gênero, raça, idade e sexualidade de seus colaboradores. Dentre as grandes responsáveis por essa mudança de foco e valorização da pluralidade, estão as novas gerações que de uma vez por todas estão fomentando discussões desse tipo.  Por isso, temas relacionados como diversidade e inclusão ganharam força na pauta empresarial, bem como na sociedade, invadindo e gerando cada vez mais debates em grandes empresas.

De acordo com a revista Época, em um evento sobre Diversidade nas empresas, Viveka Kaitila, CEO e presidente da GE Brasil disse que é preciso sim todos caminhar juntos nessa jornada, convictos de que é o nosso papel incluir, desenvolver, atrair e reter grupos minorizados com o objetivo de fazer uma reparação histórica, dar oportunidades para que todos partam de um mesmo lugar e possam concorrer no mercado de maneira igual.


Como aplicar e promover Diversidade & Inclusão dentro das empresas?

imagem-3---DIVERSIDADE-E-INCLUSAO-NAS-EMPRESAS--COMO-CEOS-PODEM-APLICAR-NA-PRATICA
Creative-Touch/iStock

Existem várias formas de promover o desenvolvimento da empresa e promover a diversidade e inclusão. Segundo Antonio Batista da Silva Junior, presidente executivo da FDC, os negócios devem promover desenvolvimento econômico e inclusão social, considerando todos os stakeholders. Além disso, as organizações precisam equilibrar melhor a performance econômico-financeira e o progresso social.

Como o mundo está mudando e as exigências para o novo líder também. É preciso fazer escolhas éticas considerando o imperativo da longevidade empresarial, as rápidas transformações no ambiente de negócios e a necessidade do desenvolvimento social. Abaixo, confira o passo a passo, que pode te ajudar seu negócio:


1. Faça um diagnóstico na sua empresa

Conheça o seu time de funcionários antes de pensar em um plano com ações mais inclusivas. Para ter uma empresa mais igualitária precisa levantar todos os dados sobre sua equipe. Portanto, estude cada equipe que constitui a organização de acordo com a diversidade de fatores como gênero, raça, gênero e idade, além dos motivos, que levaram essas pessoas aceitarem o trabalho na empresa.


2. Crie um plano de ações

Com os números em mãos, é chegada a hora de traçar os primeiros passos. Essa etapa deve ser elaborada pelos profissionais de Recursos Humanos da empresa, mas é interessante buscar ajuda em instituições envolvidas com o tema.


3. Alinhe a diversidade com a estratégia do negócio

Ações isoladas não são suficientes. A diversidade e inclusão devem se tornar a base da cultura da empresa. Por isso, associe elas aos valores da empresa e às suas estratégias de negócio. Isso gera um grande impacto na empresa que as adotam e demonstram o quanto uma empresa pode ser cada vez mais inovadora.


4. Valorize a cultura organizacional

Quando se adota uma cultura diversa e inclusiva, a organização passa a contar com diferentes visões, opiniões e insights que enriquecem na tomada de decisões. Segundo Um estudo realizado pela McKinsey & Company, isso trará ainda mais resultados para a sua empresa.


5. Reveja processos de recrutamento e seleção

Para desenvolver uma política de inclusão e se criar um ambiente de trabalho favorável à diversidade, será preciso rever os procedimentos para recrutar e selecionar novos colaboradores de forma justa e igualitária.

Fonte: AAA Inovação



Artigos Relacionados

UMA BARREIRA A MENOS PARA O 5G: O QUE FALTA PARA A TECNOLOGIA NO BRASIL?

O 5G brasileiro está um passo mais perto de sair do papel. Graças a um decreto publicado no dia 17 de junho, mais uma barreira que gerava preocupações em relação ao leilão das frequências da rede foi derrubada, permitindo o andamento mais tranquilo do processo. […]

COMO FAZER CHAMADAS DE VÍDEO COM ATÉ 8 PESSOAS NO WHATSAPP

WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo para as pessoas entrarem em contato com seus parentes, colegas e familiares. Por sua vez, quem utilizava o serviço para realizar chamadas de vídeo, apesar de ter uma boa qualidade, ficava restrito a ter no máximo 4 participantes nelas.
Já neste mês, o WhatsApp aumentou esse limite para até 8 participantes, sendo que por enquanto ele só é válido para […]

MARCA IBOPE INTELIGÊNCIA DEIXA DE SER USADA.

Marca que acabou virando sinônimo de pesquisa, o Ibope encerrará as atividades de pesquisas de mercado, opinião pública e política no fim deste mês. A medida acontece por conta do término do acordo de […]