Pesquisa indica que empreendedores estão otimistas com mercado digital

by Sinapro-MG | 1 de setembro de 2022 21:14

Não dá pra negar que o digital ajudou muitos comerciantes a alavancar as vendas em diversas datas

[1]
Créditos: rawpixel.com on Freepik

Os empreendedores brasileiros estão otimistas com o futuro e acreditam cada vez mais nas ferramentas digitais para desenvolverem. Esta é a conclusão de uma pesquisa da GoDaddy, que indica que 9 em cada 10 empreendedores brasileiros contam com o e-commerce para ajudar seus negócios a crescerem.

Segundo o levantamento da Scout Digital Research, que ouviu empreendedores, pequenos e individuais, de todas as regiões do país, 73% dos empreendedores brasileiros planejam mudanças significativas em seus negócios no futuro.

Pelo menos 83% deles pretendem usar mais ferramentas digitais e 22% começarão a digitalizar seus negócios pela primeira vez. Já 4 em cada 10 empresários que planejam mudanças pretendem aumentar o número de funcionários.

Entre os entrevistados, 34% têm lojas físicas, mas não vendas online, mesmo quando já possuem alguma presença online. No caso das empresas que já tem um site, cerca de 60% foram feitos pelos empreendedores, mas com soluções que tendem a não ser autogerenciadas e práticas. Os entrevistados atualmente têm nas redes sociais o principal canal de vendas.

Enquanto isso, 34% já possuem uma loja online além de unidade offline e 32% estão totalmente digitais. Por outro lado, 18% não possuem nenhuma ferramenta de negócios e relacionamento online. Entre os que têm algum tipo de ferramenta, 89% perceberam aumento das vendas, e um terço deles afirmou que as vendas aumentaram significativamente.

A grande vantagem do investimento em digitalização é que ele pode ser gradual, destaca Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “O principal é planejar, definir metas, definir os passos e ir realizando aos poucos. Nessa fase é possível acelerar o desenvolvimento, se o faturamento responder bem, ir mais devagar, ajustando as fases. É diferente de investir em uma loja física, por exemplo, que demanda investimento inicial alto prevendo um rendimento futuro incerto”.

Presença digital é essencial para futuro dos negócios

“Os resultados da pesquisa revelaram que os empreendedores brasileiros acreditam que ter uma presença digital para uma pequena empresa pode trazer benefícios significativos e nossa missão é apoiar os empreendedores brasileiros na jornada digital de seus negócios”, explica Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Pelo menos 47% dos entrevistados querem focar suas ações digitais em SEO, email marketing e anúncios; enquanto 42% desejam priorizar a criação de uma loja online; 35% um site e 3 em cada 10 as redes sociais.

Há um caminho a percorrer em termos de soluções de segurança, mas a pesquisa da GoDaddy/Scout sugere que os empreendedores brasileiros entrevistados – aqueles em negócios de 1 a 25 funcionários – já começaram a compreender os benefícios e os riscos a que suas empresas podem correr se não caminharem rumo a um plano digital.

Embora muitas pessoas comecem pelas redes sociais, a recomendação da GoDaddy é que o primeiro passo seja o registro do domínio, que vai ser a sua marca na internet, e a criação de um site inicial para dar credibilidade e profissionalismo ao negócio. “Isso é vital pois hoje em dia existe uma oferta enorme por produtos e serviços nas redes sociais e ter um site já coloca o empreendedor em um patamar acima em termos de transmitir confiança”, avalia D’Elboux.

“O levantamento indica que os empreendedores brasileiros estão interessados em aumentar a presença online em seus negócios de uma forma mais holística, utilizando uma pluralidade de ferramentas digitais”, avalia Luiz D’Elboux.

Para os consumidores essa digitalização tende a só trazer vantagens. Com a tecnologia 5G se espalhando pelo país, o consumidor tem oportunidade de ter, na palma da mão, uma quantidade e qualidade de informação sobre o que pretende consumir impensável até hoje, um enorme mercado digital de consumo. Para D’Elboux, “é um momento definidor para as próximas décadas, a criatividade e o trabalho podem fazer a diferença”.[2]

Fonte: Consumidor Moderno[3]

*Crédito da imagem do topo: [4]rawpixel.com no Freepik[5]

Endnotes:
  1. [Image]: https://www.sinapromg.com.br/wp-content/uploads/2022/09/man-giving-a-business-presentation-using-a-high-technology-digital-pen-scaled.jpg
  2. .: https://www.consumidormoderno.com.br/newsletter/
  3. Consumidor Moderno: https://www.consumidormoderno.com.br/2022/08/31/empresas-otimismo-mercado-digital/amp/?utm_campaign=010922_overview&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
  4. : https://br.freepik.com/autor/elfranckito
  5. rawpixel.com no Freepik: https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-fazendo-uma-apresentacao-de-negocios-usando-uma-caneta-digital-de-alta-tecnologia_15665031.htm#query=mercado%20digital&position=2&from_view=search

Source URL: https://www.sinapromg.com.br/pesquisa-indica-que-empreendedores-estao-otimistas-com-mercado-digital/