MÚLTIPLOS CANAIS NA JORNADA FIGITAL

Em meio a pandemia o consumidor aprendeu muitas facetas no universo digital, principalmente como pesquisar informações sobre produtos ou serviços, e realizar suas compras em qualquer canal segundo a sua conveniência e necessidade.

Um estudo global realizado pela GFK, denominado Future Buy Latam 2020, demonstra que os latinos (Brasil, México e Argentina) já percorrem uma jornada figital na busca por produtos em quatro segmentos distintos, como: tecnologia (42%), cosméticos (37%), produtos para casa (40%) e bens de consumo não duráveis (69%). Os números na América Latina demonstram o comportamento híbrido e já são próximos ou acima da média global, como demonstra o infográfico abaixo.

imagem-MULTIPLOS CANAIS NA JORNADA FIGITAL

A jornada figital foi acelerada em 2020 em função da pandemia e abriu caminho para alternativas de canais e formatos de lojas que viabilizam o acesso a bens e serviços em qualquer local e horário, dentre eles: o WhatsApp, o social selling, a venda por afiliação, as lojas autônomas em condomínios, aplicativos de varejo, last mile, etc. Nota-se um esforço enorme por parte das empresas no sentido de promover a integração omnichannel colocando o consumidor no centro desse processo.

Outra evidência da figitalização é o crescimento de 40% no número de consumidores do e-commerce no primeiro semestre de 2020 versus o mesmo período de 2019, chegando a 41 milhões de pessoas, com cerca de 10 milhões de novos shoppers. Os consumidores passaram a comprar com mais frequência e os heavy users já somam 58% do total, demonstrando que a compra online está se consolidando e deverá permanecer forte nos próximos meses segundo pesquisas da Kantar que apontam que mais de 80% dos shoppers planejam continuar comprando por meio dos canais digitais.

A ressignificação do varejo físico demonstra sua resiliência e incrível adaptação aos novos tempos. Isto se evidencia na performance dos segmentos e-commerce, que de acordo com o Webshoppers 42ª da Nielsen, demonstra a força do varejo figital, pois os bricks and clicks atingem crescimento de 61%, enquanto os pure players crescem 26% e as empresas direct to consumer decrescem 8%.

Os consumidores estão mais exigentes, anseiam ao mesmo tempo por conveniência e segurança, caminham na jornada figital de acordo com suas necessidades e desejos. Portanto, está mais complexo para quem vende gerenciar a complexidade nos múltiplos canais e impactar os consumidores nos diversos touchpoints.

Fonte: Consumidor Moderno



Artigos Relacionados

O QUE 2020 NOS ENSINOU SOBRE SAÚDE MENTAL E COMO USAR ISSO EM 2021

O ano de 2020 foi muito impactante em vários aspectos, por causa da pandemia de COVID-19. Mas muito além das consequências óbvias que a doença trouxe para o físico de boa […]

SÍNDROME DE BURNOUT: COMO LIDAR COM O MAL DO SÉCULO?

O tempo em que ser considerado workaholic era motivo de orgulho ficou para trás. Nos últimos anos, temos visto cada vez mais gente em busca do tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O interesse tem […]

DIVERSIDADE NA EMPRESA TRAZ DINHEIRO E FELICIDADE

Em tempos normais, o desenvolvimento de produtos e serviços para diferentes públicos é fundamental para empresas que buscam não apenas crescer mas perpetuar seus […]