GSMA: CONEXÃO REFORMULA HÁBITOS DE CONSUMO.

imagem-1-GSMA--CONEXÃO-REFORMULA-HÁBITOS-DE-CONSUMO
De acordo com o relatório “The Mobile Economy”, da GSMA, em 2020, tecnologias e serviços móveis foram responsáveis por gerar, globalmente, US$ 4,4 trilhões para economia (crédito: D3sign/Getty Images)

A Covid-19 vem impactando a saúde e os meios de subsistência de indivíduos e de comunidades ao redor do mundo. Em tempos de crise, a conectividade contribui com o desenvolvimento da sociedade, seja ao possibilitar atividades sociais, seja ao apoiar novas maneiras para as empresas operarem com segurança, seja ao facilitar medidas de resposta eficazes de governo. O smartphone tem sido um instrumento fundamental, durante este período. Além de manter as pessoas conectadas, contribui com a existência de serviços em resposta à pandemia.

Globalmente, os dispositivos móveis estão permitindo que: as pessoas trabalhem e aprendam remotamente; fiquem em contato com seus entes queridos; executem muitas outras atividades cotidianas online; tenham soluções de saúde inovadoras, como monitoramento remoto de pacientes e rastreamento para controle de propagação do vírus; e existam plataforma para as pessoas acessarem serviços financeiros digitais. À medida que os programas de vacinação avançam, a conectividade ganhará ainda mais protagonismo, uma vez que é crucial na recuperação da economia: além de oferecer acesso oportuno de informações que salvam vidas e serviços à populações excluídas, dá produtividade e eficiência, via transformação digital habilitada para quinta geração de telefonia móvel (5G) e para internet das coisas (IoT), às indústrias. Com a economia digital definida para estar no centro de um mundo pós-Covid-19, a urgência de tornar as comunidades mais conectadas nunca foi tão grande.

De acordo com o relatório “The Mobile Economy”, publicado neste ano pela GSMA, organização que representa os interesses das empresas do setor de telecomunicações ao redor do mundo — o que inclui fabricantes de aparelhos e dispositivos, companhias de software, provedores e organizações de segmentos industriais adjacentes –, a pandemia teve pouco impacto no 5G. No final de 2025, a quinta geração de telefonia móvel será responsável por pouco mais de um quinto do total de conexões de dispositivos móveis e mais de duas em cada cinco pessoas viverão, globalmente, ao alcance dessa tecnologia. Nos principais mercados de 5G, como China, Coréia do Sul e Estados Unidos, a quarta geração de telefonia móvel (4G) atingiu o pico e, em alguns casos, começou a perder protagonismo. Em muitos outros países, especialmente nas regiões em desenvolvimento, o 4G ainda tem margem significativa para crescimento. A associação está à frente do Mobile World Congress, realizado nesta semana de modo híbrido.

No final de 2020, 5,2 bilhões de pessoas estavam inscritas em serviços móveis, ou seja, 67% da população global. A adição de novos assinantes é, cada vez mais, difícil, pois os mercados estão saturados e, por questões financeiras, alcançar as populações rurais apresenta desafios. Segundo o levantamento da GSMA, haverá quase meio bilhão de novos assinantes, em 2025, totalizando 5,7 bilhões pessoas (70% do total população). Grandes mercados com baixa penetração na Ásia e na África Subsaariana serão responsáveis pela maioria desse número. No ano passado, tecnologias e serviços móveis foram responsáveis por gerar US$ 4,4 trilhões para economia, o que resultou em 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Esse dado, de acordo com projeções do relatório “The Mobile Economy”, crescerá de US$ 480 bilhões à US$ 5 trilhões, até 2025, à medida que os países se beneficiam das melhorias de produtividade e de eficiência trazida pelo aumento da aceitação de serviços móveis. O 5G é esperado para auxiliar todos os setores econômicos do mundo.

Quando se trata de adoção de IoT, a resistência interna é o obstáculo que mais aumentou, nos últimos anos. Cerca de 40% dos entrevistados dizem que há resistência de funcionários e interna para a ampliação do uso dessa tecnologia. Isso significa que a educação sobre os benefícios da IoT precisa ser expandida. Para abraçar totalmente a transformação digital, as empresas necessitam enfrentar mudanças de gestão.

Fonte: Meio e Mensagem


Tags assigned to this article:
5GcovidGSMAmundopropagandaSaúdetecnologia

Artigos Relacionados

BRASIL TEM TERCEIRO MEGAVAZAMENTO DE DADOS EM MENOS DE TRÊS MESES.

Desde o início de 2021, os brasileiros foram surpreendidos por três mega vazamentos de dados. No mais recente, descoberto essa semana, foi verificado que dados de 223 milhões de brasileiros estão sendo vendidos na Internet. Os dados envolvem […]

CONAR ACATA PEDIDO DE JORNAIS E PEDE SUSPENSÃO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO SANTANDER

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pediu a suspensão de dois filmes da campanha publicitária “A Gente Banca”, do Santander, por considerar que as peças depreciavam jornais e bancas.
O pedido foi feito há cerca de dez dias pela ANJ (Associação Nacional dos Jornais) e acatado há cerca de uma semana. […]

POR QUE AS PESSOAS TÊM TANTA DIFICULDADE EM FAZER NETWORKING?

O networking é a arte de monetizar relações recorrentemente. E isso não necessariamente tem a ver com dinheiro em espécie. Significa que a relação que você tem com alguém pode gerar algum tipo de fruto que seja […]