FILTRO DE 40 SEGUNDOS DO CVV ALERTA PARA FREQUÊNCIA DE SUICÍDIOS

O Centro de Valorização da Vida (CVV) apresentou na quinta-feira, dia 10, dia mundial de prevenção do suicídio, uma ação que alerta para a frequência de suicídios no mundo.

O #DesafioDos40segundos chama atenção para o dado de que a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida.

filtro está disponível no Instagram e no TikTok. Num primeiro momento parece ser apenas um comum jogo de perguntas e respostas onde celebridades respondem, com sim ou não, sobre seus hábitos durante a quarentena. No 40° segundo o jogo revela o intuito da dinâmica virtual: “antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida”.

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É o desafio com Ivete Sangalo

A campanha foi criada sem investimento, sem marca e de maneira voluntária por profissionais das agências Africa, SunsetDDB, BFerraz e New Vegas, além de parceiros como a BR Media, que acionou sua plataforma MIS para potencializar centenas de influenciadores no viral.

O movimento tem mais de 200 personalidades e influenciadores de diversos segmentos e públicos, entre eles Ivete Sangalo, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Fábio Porchat, Lucas Rangel e Karol Conka.

De acordo Eduardo Cabral, diretor de planejamento da Africa e um dos organizadores, além de promover a reflexão sobre a a prevenção do suicídio e manutenção da saúde mental, a ação busca atrair mais voluntários para o CVV.

Ele explica que durante a pandemia de Covid-19, a capacidade de atendimento do CVV diminuiu por parte do corpo de voluntários estar no grupo de risco, enquanto houve 70% de piora do brasileiro no que se refere a saúde mental. “Desta forma, o CVV precisou se reinventar para conseguir atender remotamente e precisa de mais gente disposta a conversar. Afinal, gente precisa de gente”, diz , “e o filtro é uma isca para começar essa conversa, a ideia é quebrar a dinâmica comum da internet e hackear a atenção das pessoas. Nosso objetivo é chocar as respectivas audiências e fazer a pauta ser falada de hoje em diante”, explica.

João Lovise, associate creative director SunsetDDB e outro organizador da ação digital, fala que o desafio é um convite para que as pessoas parem e reflitam sobre saúde mental. “Nos seus respectivos canais, cada influenciador irá aprofundar ainda mais o assunto, falando principalmente sobre a conversa e a escuta: os dois principais agentes que podem auxiliar na prevenção do suicídio”, explica.

Giovanni Pavan, senior strategist da BFerraz e também organizador da ação digital, reforça o trabalho em equipe. “Só colocamos isso de pé graças a participação de profissionais que acreditam genuinamente na relevância e no debate desta pauta, principalmente em tempos de isolamento e incertezas. Uma operação remota e assertiva”, diz.

Esta é a segunda vez que os profissionais trabalham juntos em prol da causa. Em 2019, os participantes excluíram o perfil de Instagram na ação “Usuário Não Encontrado”. Houve pico histórico de buscas por CVV no Google.

Fonte: Propmark



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