FILMES, SÉRIES E LIVROS PARA AMPLIAR A CRIATIVIDADE

Durante o isolamento social, muitas pessoas sofreram uma espécie de bloqueio criativo. A saída é consumir conteúdos (dentro de casa) que amenizem essa sensação. A lista de dicas a seguir foi compilada de um artigo do Consumidor Moderno, que listou alguns filmes, séries e livros, que podem incentivar a criatividade e ainda proporcionar momentos de lazer. Vale a pena fazer um exército de observação em cada um deles, pois, detalhes ajudam a compor um repertório criativo e variado.


“Abstract: The Art Of Design” (2017)

Description: Abstract the Art of Design - Tudo sobre a Série da Netflix, Sinopse

Com duas temporadas disponíveis na Netflix, “Abstract” mostra o trabalho de alguns dos designers mais engenhosos do mundo, como o arquiteto Bjarke Ingels, a cenógrafa Es Devlin, o ilustrador Christoph Niemann, o designer de tênis Tinker Hatfield e o designer de automóveis Ralph Gilles. Na série, cores, formas e objetos ganham olharem exóticos onde a criatividade predomina. A produção é informativa, didática e inspiradora.


“Tales By Light” (2015)

Se você gosta de natureza, “Tales By Light” é a escolha certa. Na série, fotógrafos renomados mostram a beleza do mundo, culturas e curiosidades do planeta, sob um olhar criativo. Um dos pontos interessantes é a possibilidade de acompanhar desde os bastidores de um processo fotográfico, até o resultado final. O trabalho é tão intenso que algumas imagens levaram anos para serem concluídas. A série pode ser encontrada na Netflix, com três temporadas disponíveis.


“Mad Men” (2007)

Description: Algumas lições de negócios que aprendi ao ver “Mad Men”

Ok, este é para se rever (porque quase todo mundo que gosta de propaganda já viu esta série, né?) e ainda ampliar sua visão de empreendedorismo, “Mad Men” pode ser considerada uma verdadeira escola. Composta por sete temporadas, a série mostra o dia a dia de publicitários que batalhavam para fazer campanhas em Nova York, em 1960. O personagem principal é um diretor criativo inspirado em grandes nomes que marcaram a história da propaganda e tudo o que acontece na obra tem relação com negócios reais.


FILMES

“Como o Cérebro Cria” (2019)

Description: Documentário 'Como o Cérebro Cria' aborda a criatividade ...

Dirigido por David Eagleman, “Como o Cérebro Cria“ é resultado de 20 anos de estudos do neurocientista 

David Eagleman sobre a mente humana. O filme explora o processo de criação em diversos segmentos e procura mostrar o que está por trás da capacidade de inventar e como a criatividade pode transformar o mundo. Um dos pontos interessantes da obra é a relação da criatividade com o fracasso, que deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado e não como um erro.


“Walt Antes Do Mickey” (2014)

Description: Walt Before Mickey' Reveals Disney's Persistence Amid Failure ...

Baseado no livro de mesmo nome, “Walt Antes Do Mickey”, mostra a trajetória de Walt Disney desde sua infância até o lançamento do Mickey Mouse, seu primeiro grande sucesso. Decidido a ser ilustrador e ter uma empresa própria, Walt passou por muitos obstáculos e progressos. Por isso, sua história oferece grandes lições para o mundo dos negócios e criatividade.


Description: Tom Hanks encarna Walt Disney em comédia que revive bastidores de ...

Sobre Walt Disney, vale muito a pena assistir também à “Walt nos Bastidores de Mary Poppins”, com Emma Thompson e Tom Hanks. É sobre a conturbada criação do clássico Mary Poppins e o esforço de Walt Disney para convencer a escritora P.L. Travers a levar sua obra ao cinema – essa dica é contribuição minha. 😊)


LIVROS

“Roube Como um Artista” (2012)

Description: Foto 1 - Livro - Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade

Escrito por Austin Kleon, o livro destaca que para uma pessoa ser criativa, não é necessário criar algo do zero, pois, nada é totalmente original. A criatividade pode ser impulsionada a partir de algo que muitas vezes está próximo. Segundo o autor, o grande truque é estudar e ter um portfólio de boas referências. Ele também ressalta que as pessoas nunca devem “roubar” uma ideia, mas sim ser um “artista” que usa a utiliza para criar algo autêntico.


“Confiança Criativa: Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias” (2019)

Neste livro, Tom Kelley e David Kelley, buscam explorar o potencial criativo que todos já possuem, mas não acessam. Segundo eles, para alcançar a confiança criativa é necessário ter “convicção de que você é capaz de fazer qualquer coisa”. Baseado em empatia, experimentação e colaboração, a obra indica a utilização dos princípios do design thinking como incentivo de criatividade. Isso porque David é especialista na área e fundador da IDEO, empresa de design e inovação.


“A Arte da Criatividade” (2017)

Escrito por Rod Judkins,“A Arte da Criatividade” é um livro que aponta novos olhares para os processos criativos. A ideia é mexer com o comodismo das pessoas e provocar pensamentos fora da zona de conforto de uma maneira perspicaz e divertida. O autor revela técnicas que podem ajudar os leitores a saírem do senso comum e faz várias referências de nomes inspiradores como Steve Jobs, Salvador Dalí e Coco Chanel.



Artigos Relacionados

TRÊS DICAS PARA ENTRAR NO FLOW

Flow é o termo que a psicologia positiva usa para descrever o exato instante em que você se sente a pessoa certa fazendo a coisa certa. É aquela inundação de bem-estar, satisfação e plenitude que acontece quando se está […]

TRADE MARKETING: PLANO DE AÇÃO PÓS-CORONAVÍRUS

Afinal, pandemia da Covid-19 atingiu o mercado de forma geral. No varejo, os primeiros dias de quarentena trouxeram um cenário de vendas reduzidas ou até mesmo paradas. Dados mais recentes, divulgados em pesquisa da Cielo, mostram que entre março e abril o varejo perdeu 24% das vendas e os serviços duráveis, 40,1%. A ansiedade é grande para quem trabalha com bens considerados não essenciais. Em outras […]

Geração Z: apenas 21% se sentem representados pela publicidade.

Pesquisa feita pelo LinkedIn mostra que esse grupo de consumidores tende a preferir marcas com pilares de sustentabilidade e responsabilidade social consolidados. Mais preocupados com a responsabilidade social e com o papel das empresas perante a sociedade, a Geração Z tende a […]