Toggle Menu

“LUTO” É A PALAVRA DO ANO DE 2020 NO BRASIL

IMAGEM-LUTO E A PALAVRA DO ANO DE 2020 NO BRASIL
Palavra escolhida reflete o espírito do momento (Crédito: Panuwat Dangsungnoen/iStock)

“Luto” é a palavra do ano de 2020, no Brasil, segundo um levantamento desenvolvido pela consultoria Cause em parceria com o Instituto Ideia Big Data. Essa é a quinta edição do estudo que tem como objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir da escolha da palavra.

Segundo a pesquisa, o termo “luto” é o que melhor representa o ano ao trazer reflexões sobre as perdas causadas pela Covid-19, os momentos adiados e a ausência de despedidas. Em setembro, o mundo chegou à marca de um milhão de mortos em decorrência do novo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O processo de escolha da Palavra do Ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos, sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano. Depois, sócios e estrategistas da Cause combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais.

A partir disso, sete palavras foram elencadas como as finalistas: Luto, Resistência, Desamparo, Isolamento, Queimada, Saudade e Antirracismo. Por fim, essas finalistas passaram por votação popular realizada pela Ideia Big Data, que ouviu 1.200 pessoas. Luto foi escolhida por 31% dos entrevistados. Em 2019, o termo apontado como definidor do momento foi “dificuldades”. Já em 2018 e 2017, foram, respectivamente, “mudança” e “indignação”.

*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash

Fonte: Meio e Mensagem



Artigos Relacionados

COM KABUM!, MAGALU MIRA GAMES E TECNOLOGIA.

Nesta quinta-feira, 15, o Magazine Luiza anunciou a compra da plataforma KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games. A aquisição, que é maior já feita pela companhia, será realizada em três etapas. A primeira delas é o pagamento à vista de R$ 1 bilhão. A segunda envolve a transferência […]

BLACK FRIDAY 2021: UM QUEBRA-CABEÇA DO MARKETING.

Há pouco menos de um ano, as áreas de marketing do varejo estavam enlouquecidas para colocar de pé uma estratégia eficiente para a primeira Black Friday em meio a uma pandemia. Sem poder apoiar as vendas nas tradicionais lojas físicas, o e-commerce se tornou o foco e, do dia para a noite […]

COMO O COVID-19 ESTÁ IMPACTANDO A INDÚSTRIA DE TECNOLOGIA

A epidemia do Covid-19 é algo que não está preocupando apenas as autoridades de saúde no mundo todo, mas também economistas e acionistas das grandes empresas de tecnologia ao redor do globo.
Isto acontece porque justamente a China é uma peça chave para a economia global não apenas pelo seu enorme potencial consumidor, mas também por ser um dos maiores produtores de bens […]