“LUTO” É A PALAVRA DO ANO DE 2020 NO BRASIL

IMAGEM-LUTO E A PALAVRA DO ANO DE 2020 NO BRASIL
Palavra escolhida reflete o espírito do momento (Crédito: Panuwat Dangsungnoen/iStock)

“Luto” é a palavra do ano de 2020, no Brasil, segundo um levantamento desenvolvido pela consultoria Cause em parceria com o Instituto Ideia Big Data. Essa é a quinta edição do estudo que tem como objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir da escolha da palavra.

Segundo a pesquisa, o termo “luto” é o que melhor representa o ano ao trazer reflexões sobre as perdas causadas pela Covid-19, os momentos adiados e a ausência de despedidas. Em setembro, o mundo chegou à marca de um milhão de mortos em decorrência do novo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O processo de escolha da Palavra do Ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos, sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano. Depois, sócios e estrategistas da Cause combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais.

A partir disso, sete palavras foram elencadas como as finalistas: Luto, Resistência, Desamparo, Isolamento, Queimada, Saudade e Antirracismo. Por fim, essas finalistas passaram por votação popular realizada pela Ideia Big Data, que ouviu 1.200 pessoas. Luto foi escolhida por 31% dos entrevistados. Em 2019, o termo apontado como definidor do momento foi “dificuldades”. Já em 2018 e 2017, foram, respectivamente, “mudança” e “indignação”.

*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash

Fonte: Meio e Mensagem



Artigos Relacionados

4 FORMAS DE MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE AGÊNCIA E CLIENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Diferente de outras crises, que afetaram alguns setores diretamente e outros de […]

BMW LANÇA CARRO PELO TIKTOK.

Na quarta-feira, 30, a BMW apresentou o BMW M3, seu novo carro esportivo, em uma transmissão ao vivo no TikTok. O BMW M3 revive o modelo BMW M, com novo design, alta performance e tecnologia. O lançamento do veículo de R$ 757.950,00 a R$ 849.950,00 foi conduzida por Renata Fan, com a presença de executivos da marca e do automobilista […]

Minas Shopping Investe em Novo Site Para Ampliar Proximidade Com o Público

Inovação, dinamismo e proximidade ao público. Esses conceitos nortearam o desenvolvimento do novo portal do Minas Shopping, desenvolvido pela Madnezz,