CONFIRA COMO FOI O EVENTO IDENTIDADES 2024

CONFIRA COMO FOI O EVENTO IDENTIDADES 2024

Durante o evento Identidades 2024, Edmar Bulla, estrategista de comunicação, destaca a importância de integrar o fator humano às soluções tecnológicas, além de reforçar o potencial singular de Minas no cenário nacional da publicidade; Ele ainda abordou sobre o impacto da inteligência artificial e da inovação tecnológica, que estão moldando novos rumos da publicidade.

O ano de 2024 entra para a história como um marco para a publicidade e agências de comunicação como um momento de grande (re)evolução sem precedentes. Com a inteligência artificial e a inovação tecnológica moldando novos rumos para o mercado publicitário, paradigmas estão sendo rompidos e comportamentos de consumo, redesenhados.  Foi esse o foco central apresentado no evento Identidades 2024, promovido pelo Sinapro-MG (Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais), que reuniu diretores de veículos de comunicação, profissionais de renome e representantes das principais agências da capital e do interior mineiro; um encontro que refletiu as transformações e caminhos da publicidade.

O evento contou com palestra do renomado estrategista de comunicação Edmar Bulla, que destacou tendências, desafios e oportunidades trazidos pela revolução digital. Em sua palestra, ele enfatizou que, embora a inteligência artificial esteja moldando novos caminhos, o verdadeiro diferencial das agências será a capacidade de integrar o fator humano: intuição, criatividade e capital intelectual às soluções tecnológicas. “Os caminhos que nos trouxeram até aqui não nos levarão até o futuro. A soma das competências humanas para nortear as novas tecnologias é que definirá os rumos do mercado nos próximos anos”, afirmou.

Outro momento de destaque do Identidades 2024 foi o painel mediado por Marco Frade, que reuniu renomados especialistas para debater os novos rumos da publicidade, a disrupção no mercado e as estratégias de adaptação. Entre os participantes estavam Aymee Utsch, diretora comercial da Itatiaia; Luigi Zampetti, diretor de negócios da LZ Comunicação; Marcelo Mota, diretor comercial da Sempre Editora; Roberto Amaral, head de negócios regionais da TV Globo; e Sylvia Pina, diretora de planejamento e atendimento da Loggia Comunicação. O painel promoveu uma reflexão aprofundada sobre as transformações do setor, destacando as oportunidades e desafios no contexto de um mercado em constante evolução.

Minas: potencial publicitário em ascensão no cenário nacional

O Brasil está entre os 10 maiores mercados publicitários do mundo, com previsão de 12% de crescimento até o final de 2024, segundo dados do eCenp-Meios. Esse avanço reflete não apenas a recuperação econômica após os desafios impostos pela pandemia, mas também o crescimento da creator economy, impulsionado pela ascensão das redes sociais e influenciadores digitais, que moldam novos padrões de consumo. Paralelamente, as agências publicitárias enfrentam o desafio de integrar inteligência artificial em suas operações, adequando-se a um mercado dinâmico e em constante evolução.

Frente aos novos desafios contemporâneos, o mercado publicitário mineiro se diferencia pela forma singular de lidar com os clientes, combinando criatividade, flexibilidade, e um atendimento personalizado que se traduz em estratégias de branding autênticas, destaca Gustavo Faria, presidente do Sinapro-MG. “As agências mineiras são reconhecidas por sua capacidade de entender as particularidades de cada marca e criar soluções criativas e eficazes que ressoam profundamente com diferentes públicos. Com uma abordagem única, que valoriza a construção de marcas e o fortalecimento da identidade dos clientes, Minas se posiciona como um polo publicitário em expansão, pronto para se consolidar como uma força essencial no mercado nacional”.

Nesse contexto, Bulla ressalta a importância de Minas no cenário publicitário nacional e a necessidade de um movimento político-identitário que fortaleça esse ecossistema publicitário. “É hora de empoderar o jeito mineiro de vender sua forma única de fazer publicidade, divulgar e comunicar, que alia criatividade, e uma compreensão profunda das necessidades dos diferentes públicos. Precisamos de um movimento coletivo que una o setor e amplifique sua voz “. Para ele, Minas tem o potencial de se consolidar como um verdadeiro polo de inovação publicitária, capaz de redefinir o mercado e ganhar destaque nacionalmente.

Criatividade e humanidade como diferenciais competitivos

Em sua palestra, Edmar apresentou dados do Instituto Chroma, revelando que 46% dos brasileiros buscam novas amizades e 66% desejam encontros presenciais, o que evidencia a crescente necessidade de conexões reais. Esses números reforçam a ideia de que, apesar dos avanços tecnológicos, o fator humano continua sendo ponto central, além de apontar para uma das principais tendências para o mercado: transformar a publicidade em uma ferramenta de educação e conexão genuína. “As agências são as guardiãs da linguagem e dos símbolos. Nenhuma tecnologia pode substituir a intuição humana, a empatia ou a capacidade de criar algo que ressoe profundamente com as pessoas”, afirmou.

Ele também alertou sobre os riscos do uso indiscriminado e nocivo das tecnologias, em especial das Inteligências Artificiais, quando estas são aplicadas sem ética e sem a mediação do capital humano. A proliferação de fake news e o empobrecimento das ideias são reflexos diretos desse uso descontrolado. “É urgente revalorizar as relações éticas e sociais. As redes sociais e os algoritmos são ferramentas, e o nosso papel como profissionais é resgatar a profundidade e o propósito na comunicação, utilizando essas inovações para amplificar nossa voz, e não nos subjugarmos a elas”, concluiu.

Construções e perspectivas para 2025

Em 2024, ao celebrar seus 45 anos de trajetória, o Sinapro-MG consolidou sua missão de fortalecer o mercado por meio de várias iniciativas que destacaram a liderança da publicidade mineira, como o Identidades 2024 (CITAR OUTRAS AÇÕES AQUI). Para 2025, a entidade prepara o retorno do tradicional Prêmio Minas, destinado a reconhecer a excelência criativa e profissional das agências do Estado. “Nosso objetivo é posicionar Minas no papel de destaque que ele merece no mercado publicitário nacional, com ações que capacitam, inovam e valorizam o talento local. Nosso objetivo é seguir estreitando laços com as agências da capital, da região metropolitana e do interior, oferecendo soluções, ampliando a visibilidade e defendendo seus interesses”, declarou o presidente do Sinapro-MG.

O evento contou com dois especialistas renomados com insights valiosos:

Palestra com Edmar Bulla: Tendências do mercado da comunicação e a posição das agências mineiras. Edmar Bulla é especialista em consultoria estratégica, com experiência em empresas como Unilever, Nielsen, Red Bull e Heineken. Reconhecido por traduzir dados em estratégias de crescimento sustentável, é referência em inteligência de mercado e inovação.

Painel com Marco Frade : Caminhos e posicionamentos para as agências mineiras. Marco Frade é executivo em marketing e transformação digital, com passagens por LG, Diageo, Honda e Unilever. Especialista em estratégias inovadoras, conecta marcas a consumidores e fortalece negócios no ambiente digital.


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