CONAR LANÇA GUIA PARA PUBLICIDADE COM INFLUENCIADORES

IMAGEM-CONAR-LANCA-GUIA-PARA-PUBLICIDADE-COM-INFLUENCIADORES

Para acompanhar os novos formatos de publicidade das mídias sociais, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) lança o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho para a publicidade digital, criado em 2019 com o intuito específico de estabelecer regras e normas para a conduta ética nos anúncios e campanhas no ambiente digital.

O objetivo do guia é definir as regras para as ações publicitárias realizadas no ambiente digital, sobretudo as desenvolvidas por criadores de conteúdo, que já respondem por boa parte dos processos analisados pelo Conar nos últimos anos. De acordo com os especialistas da entidade responsáveis pelo guia, os influenciadores “possuem reconhecida posição de destaque no ambiente online, podem desenvolver papeis econômicos que contribuem para o suporte das atividades de criação de conteúdos relevantes, integrando, dessa forma, a cadeia de comunicação comercial digital.”

A primeira parte do guia define o que caracteriza a publicidade feita por um influenciador: divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a ele associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e agência, e ingerência por parte deles sobre o conteúdo da mensagem. Um dos pontos que o guia enfatiza é a necessidade de o conteúdo ser identificado como publicidade, sugerindo a sinalização por meio de palavras como ‘publicidade’, ‘publipost’ e ‘publi’.

Outro ponto destacado no guia é a importância de agências e anunciantes moverem esforços para informar o influenciador a respeito das regras do Código de Autorregulamentação e dos cuidados que devem ser tomados com a postagem.

Conheça a íntegra do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais e também a Tabela Prática para Influenciadores

Fonte: Meio e Mensagem 



Artigos Relacionados

RIDER COMPLETA 35 ANOS E LANÇA CAMPANHA COM OS ARTISTAS.

Em 2021 a Rider, marca de calçados da Grendene conhecida pelos seus chinelos, slides e papetes, completa 35 anos. Com a consciência de que ao longo desse tempo o mundo mudou muito, de forma literal e subjetiva, a empresa lança a campanha ‘Recriar futuros, juntos’ para celebrar […]

CENP apresenta: A Publicidade Brasileira e a Autorregulação

O CENP apresenta a nova versão do vídeo “A Publicidade Brasileira e a
Autorregulação”.

Entenda o Modelo Brasileiro de Negócios na Publicidade em um clique!

Assista e compartilhe!

Pesquisa Censo Agências 2019
Realização Operand

A Operand acaba de divulgar o Censo das Agências 2019. A pesquisa foi realizada de outubro a dezembro de 2018,