CONAR LANÇA GUIA PARA PUBLICIDADE COM INFLUENCIADORES

Para acompanhar os novos formatos de publicidade das mídias sociais, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) lança o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho para a publicidade digital, criado em 2019 com o intuito específico de estabelecer regras e normas para a conduta ética nos anúncios e campanhas no ambiente digital.
O objetivo do guia é definir as regras para as ações publicitárias realizadas no ambiente digital, sobretudo as desenvolvidas por criadores de conteúdo, que já respondem por boa parte dos processos analisados pelo Conar nos últimos anos. De acordo com os especialistas da entidade responsáveis pelo guia, os influenciadores “possuem reconhecida posição de destaque no ambiente online, podem desenvolver papeis econômicos que contribuem para o suporte das atividades de criação de conteúdos relevantes, integrando, dessa forma, a cadeia de comunicação comercial digital.”
A primeira parte do guia define o que caracteriza a publicidade feita por um influenciador: divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a ele associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e agência, e ingerência por parte deles sobre o conteúdo da mensagem. Um dos pontos que o guia enfatiza é a necessidade de o conteúdo ser identificado como publicidade, sugerindo a sinalização por meio de palavras como ‘publicidade’, ‘publipost’ e ‘publi’.
Outro ponto destacado no guia é a importância de agências e anunciantes moverem esforços para informar o influenciador a respeito das regras do Código de Autorregulamentação e dos cuidados que devem ser tomados com a postagem.
Conheça a íntegra do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais e também a Tabela Prática para Influenciadores.
Fonte: Meio e Mensagem
Artigos Relacionados
COMO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODE ALAVANCAR SUA CARREIRA
O conceito de inteligência emocional pode ser amplo e pouco tangível, mas de maneira geral, engloba as competências pessoais e sociais que afetam a forma como tomamos decisões. As habilidades pessoais se traduzem na capacidade do indivíduo de manter-se consciente de suas emoções e gerenciar seu comportamento, enquanto o aspecto social consiste na sua capacidade de entender o humor, o comportamento e as […]
NOS BASTIDORES: EMPRESAS SE UNEM PARA APROVEITAR ONDA DOS CINEMAS DRIVE-IN
Em tempos de coronavírus, os cinemas drive-in voltaram à moda. Mas a experiência não é tão “old school” quanto parece. Para […]
FILMES, SÉRIES E LIVROS PARA AMPLIAR A CRIATIVIDADE
Durante o isolamento social, muitas pessoas sofreram uma espécie de bloqueio criativo. A saída é consumir conteúdos (dentro de casa) que amenizem essa sensação. A lista de dicas a seguir foi compilada de um artigo do Consumidor Moderno, que listou alguns filmes, séries e livros, que podem incentivar a criatividade e ainda proporcionar momentos de lazer. Vale a pena fazer um exército de observação em cada um deles, pois […]