CENP-MEIOS janeiro a setembro aponta investimento em mídia via agências.

CENP-MEIOS janeiro a setembro aponta investimento em mídia via agências.

O investimento em mídia via agências – entre janeiro e setembro deste ano – totalizou R$ 12,2 bilhões. É o que apurou o Cenp-Meios, iniciativa do Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, com painel de 291 agências, sendo 239 matrizes e 52 filiais.

Luiz Lara, presidente recém-empossado do Cenp, destacou as virtudes da iniciativa. “Um mercado forte precisa conhecer seus números para medir o real impacto positivo que a publicidade traz para nossa economia”, disse ele. “Fica claro que, mesmo em tempos de pandemia, as marcas precisaram manter seu tom de voz, se fazerem presentes e estar lado dos consumidores. E as agências foram as grandes emuladoras criativas junto aos anunciantes, veículos e os novos elos digitais, que juntos, fizeram e fazem a roda da economia girar”.

Dudu Godoy, 1º vice-presidente do Cenp, comemorou o salto no universo de agências participantes do Cenp-Meios. “Nesta mesma época, no ano passado, contávamos com painel de 217 agências”, diz ele. “Uma indústria forte, como a publicitária, precisa de dados confiáveis e que reflitam a realidade”.

Já Salles Neto, fundador do Grupo M&M e coordenador do Comitê Técnico Cenp-Meios (CTCM), lembrou que o painel só é possível graças ao compromisso das agências de publicidade participantes e das empresas AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, IClips e Operand, que fornecem software que permitem o funcionamento do sistema. “O Cenp-Meios tem um grau de precisão, até os centavos, sem paralelo no mundo. Viabilizá-lo foi uma grande prova – mais uma – da maturidade da publicidade brasileira”, disse ele.

Os resultados observados no Cenp-Meios janeiro a setembro representam um crescimento no investimento publicitário via agências de 37% em relação ao mesmo período do ano passado. O share de investimento por meio foi o seguinte:

Cinema: 0%

Jornal: 1,9%

OOH/Mídia Exterior: 8,1%

Rádio: 4%

Revista: 0,4%

TV aberta: 50,5%

TV por Assinatura: 5,4%

Já o investimento em mídia por região foi o seguinte:

Centro-Oeste: 2,2%

Nordeste: 4,9%

Norte: 1,1%

Sudeste: 18,9%

Sul: 4,3%

Mercado Nacional: 68,5%

Mercado Nacional refere-se às veiculações em tempo e espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, não se confundindo com a consolidação dos resultados por praça ou região.

Em https://cenp.com.br/cenp-meio/ há mais informações sobre o CENP-Meios, inclusive a relação das agências participantes e vídeo explicando o painel.

NOTA TÉCNICA DO CTCM

1 – O Cenp-Meios é um painel composto com dados do investimento em mídia das principais agências do país, com uma representatividade e robustez sem paralelo no mercado internacional (EUA e Europa). Em seu quinto ano, é monitorado pelo CTCM – Comitê Técnico Cenp-Meios* que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências e meios. Em cada ano e em cada painel, a quantidade de agências participantes sofre alterações não sendo possível comparações entre os períodos.

2 – As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados pelos veículos, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

3 – Desde 2019, os dados de investimento no meio internet são disponibilizadas em cinco segmentos: Busca, Social, Vídeo, Áudio e Display/Outros, segundo o preenchimento dos Pedidos de Inserção (PI) pelas agências. Os investimentos em publicidade nas plataformas digitais dos veículos dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura foram alocados nos respectivos meios.

4 – O Cenp-Meios contou com a verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema.

Fonte: Grandes Nomes da Propaganda



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