BLACK FRIDAY: PROPAGANDA ENGANOSA É PRINCIPAL RECLAMAÇÃO
![IMAGEM-1-BLACK FRIDAY PROPAGANDA ENGANOSA E PRINCIPAL RECLAMACAO](https://www.sinapromg.com.br/wp-content/uploads/2020/12/IMAGEM-1-BLACK-FRIDAY-PROPAGANDA-ENGANOSA-E-PRINCIPAL-RECLAMACAO.jpg)
Uma estimativa do Reclame Aqui apontava que cerca de sete milhões de novos consumidores deveriam passar a comprar online pela primeira vez na edição 2020 da Black Friday. Foi neste contexto de digitalização e a entrada de novos consumidores que se deu um dos principais eventos do calendário comercial na última sexta-feira, 27. Com os descontos, vêm também as reclamações. Em 2019, o volume de queixas cresceu 44%, segundo o Reclame Aqui, na comparação com o ano anterior.
Apesar das adaptações, a edição 2020 dá sinais de ter contido ou, pelo menos reduzido, o volume de reclamações. Segundo o monitoramento do Reclame Aqui, foram registradas 9.160 reclamações, enquanto em 2019 o número bateu 8.800 mil registros. Já o Procon-SP reportou 940 atendimentos relacionados à Black Friday até a manhã dessa segunda-feira, 30, sendo 630 reclamações e 310 consultas.
Propaganda enganosa
A característica das denúncias também mudou de um ano para o outro. No Reclame Aqui, em 2020, o ranking foi liderado pelas reclamações de propaganda enganosa (27%). No ano anterior, os principais registros relatavam problemas de tecnologia e infraestrutura. Já no Procon, a “maquiagem de preço”, quando o desconto oferecido não é real, continuou sendo a principal questão para os consumidores, seguida por “pedido cancelado após a compra”, “mudança de preço ao cancelar a compra”, “produto ou serviço indisponível” e “não entrega ou atraso”, respectivamente.
![imagem-2-BLACK FRIDAY PROPAGANDA ENGANOSA E PRINCIPAL RECLAMACAO](https://www.sinapromg.com.br/wp-content/uploads/2020/12/imagem-2-BLACK-FRIDAY-PROPAGANDA-ENGANOSA-E-PRINCIPAL-RECLAMACAO.jpg)
No ranking das empresas com maior número de reclamações, o marketplace da Americanas se destaca para ambas as instituições. Ele foi o primeiro colocado pelo Reclame Aqui, enquanto o Procon apontou a B2W Companhia Digital, que engloba Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, como campeã de reclamações. Outras companhias que aparecem nos dois rankings são o KaBum! e o Magazine Luiza.
![imagem-3-BLACK FRIDAY PROPAGANDA ENGANOSA E PRINCIPAL RECLAMACAO](https://www.sinapromg.com.br/wp-content/uploads/2020/12/imagem-3-BLACK-FRIDAY-PROPAGANDA-ENGANOSA-E-PRINCIPAL-RECLAMACAO.jpg)
Descontos pouco atrativos
Segundo a análise do Reclame Aqui, contrariando a expectativa dos consumidores, o setor de eletrônicos e eletrodomésticos não registrou grandes descontos durante o evento. Dois fatores teriam contribuído para isso. Como muitos desses produtos têm peças importadas, o valor do dólar impacta diretamente em seu preço. Em 2020, isso teria dado aos lojistas uma margem menor para variações de preço.
![imagem-4-BLACK FRIDAY PROPAGANDA ENGANOSA E PRINCIPAL RECLAMACAO](https://www.sinapromg.com.br/wp-content/uploads/2020/12/imagem-4-BLACK-FRIDAY-PROPAGANDA-ENGANOSA-E-PRINCIPAL-RECLAMACAO.jpg)
Já os eletrodomésticos, chamada linha branca, teriam sofrido com a falta de estoque. Já que, durante a pandemia, esse segmento teve uma alta nas vendas com os consumidores passando mais tempo em casa.
Fonte: Meio e Mensagem
*Crédito da foto no topo: Novendi Dian Prasetya/iStock
Artigos Relacionados
MRV LANÇA BOOTCAMP E OFERECE 10 MIL BOLSAS DE ESTUDO EM TECNOLOGIA.
A MRV quer formar milhares de profissionais na área de tecnologia e depois contratar parte dos alunos, ou indicar os profissionais às empresas parceiras. Para atingir este objetivo, a construtora lançou o bootcamp online MRV Front End SPA Developer, cujas inscrições […]
MAIORES CRISES DA HISTÓRIA: QUAIS OS IMPACTOS GERADOS NOS NEGÓCIOS?
Desde 1996, há o ranking anual da Fortune 500 com as maiores empresas da América, que definiram o sucesso dos grandes negócios futuros. E, forneceu uma maneira de mapear o crescimento e os retrocessos da […]
NOVO ÍNDICE MOSTRA AS 15 EMPRESAS MAIS INOVADORAS DA BOLSA BRASILEIRA
Tecnologia e inovação. A partir da combinação desses dois elementos, muitas empresas vêm gerando, cada vez mais, uma poderosa equação, que se manifesta nas […]