AUTOCUIDADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

AUTOCUIDADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

Como seres humanos, nos reconhecemos como pessoa e nos organizamos em sociedade por meio da interação social. Portanto, durante períodos de isolamento ou diminuição da interação, o mal estar psicológico pode se instalar, interferindo na nossa capacidade de adaptação e reação ao estresse. Este momento pode produzir respostas fisiológicas e emocionais que impactam nosso sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental para lidar com situações como esta.

Crie o seu espaço e cuidado com as informações.

Configure um espaço de trabalho dedicado, mesmo que seja apenas a mesa da sua cozinha ou um espaço no seu quarto e informe-se em veículos oficiais.

Mantenha sua rotina de horários.

Faça pausas para o almoço, café, pequenas pausas para respirar e procure não ultrapassar o limite de horas trabalhadas. Saiba a hora que você precisa se “desligar”.

Olhe para Dentro

Priorize você e não se cobre tanto. Manter o bom humor e criar momentos de reflexão podem ajudar. Atividades religiosas e/ou espirituais, caso elas façam parte da sua rotina, também são importantes para sua saúde mental.

Converse com quem você gosta.

Vamos manter apenas a distância física das pessoas. Respeite o distanciamento, mas busque demonstrar afeição de outras maneiras. Use os canais online para manter celebrações e encontros.

Exercite-se

Tente praticar exercícios físicos e manter a alimentação saudável. Evite os exageros. Exercícios em casa podem fazer bem Yoga, meditação, exercícios físicos ajudam na concentração e foco, além do cuidado com o seu corpo. Você pode conferir:

Meditação: Headspace e Calm

Yoga: Om e Daily Yoga

Terapia

Caso você já faça terapia, não deixe de realizar as sessões por conta do isolamento. Converse com o seu psicólogo sobre a possibilidade da prática ser realizada online. A terapia é uma grande aliada em diferentes momentos de nossas vidas e agora não poderia ser diferente.

Não confunda Solitude com Solidão.

A solitude é um estado desejável de privacidade que permite a reflexão e a auto percepção, mas a solidão pode produzir tristeza em excesso, utilize toda tecnologia disponível para manter-se conectado com a vida e com pessoas.

Seja otimista

Evite o pessimismo como padrão de comportamento. Ele pode impedir a percepção de novos cenários, nos impedindo de enxergar soluções. Aposte no otimismo realista, combine sempre uma atitude positiva com uma avaliação realista de todos os desafios que podem se colocar em seu caminho e no futuro.

A inatividade pode produzir desânimo.

Se o ócio não for criativo, pode conduzir a um estado de indiferença com você mesmo e com o mundo. Encontre nas atividades manuais, consuma conteúdo como filmes, música e livros e nas atividades físicas que possam ser executadas em para preencher o tempo quando não estiver trabalhando.

Você pode começar visitando vários museus ao redor do mundo. Vamos lá?

https://exame.abril.com.br/tecnologia/10-museus-para-visitar-online-durante-a-quarentena/)

Adaptado de: Guia da Saúde Mental da Nexa Resources


Tags assigned to this article:
autocuidado

Artigos Relacionados

ESG é prioridade para agências de publicidade

ESG é prioridade para agências de publicidade […]

DOIS CENÁRIOS FUTUROS E CINCO SUPER CAPACIDADES

Vamos imaginar dois possíveis cenários. O primeiro é mais otimista, e apresenta um novo olhar sobre a relação humano-tecnologia, criando uma nova realidade de trocas […]

BADEN BADEN CRIA DEGUSTAÇÃO GUIADA DE CERVEJA EM REALIDADE VIRTUAL

Baden Baden criou uma experiência de degustação guiada por meio da tecnologia realidade virtual. A novidade irá mexer […]