AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA QUE MAIS CRESCERAM NA CONTRAMÃO DA PANDEMIA

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus atingiu empresas de quase todos os segmentos, mas para muitas do meio da tecnologia essa suposta “tempestade” foi, na verdade, um radiante dia de sol. 

Um desses exemplos foi a Apple, que no último mês de agosto se tornou a primeira empresa estadunidense a atingir a marca de U$S 2 trilhões em valor de mercado. Apesar do índice impressionante, ela ainda não é a empresa de capital aberto mais valiosa na bolsa durante a pandemia.

Financial Times lançou um estudo avaliando as empresas que mais cresceram durante a pandemia e aponta para um denominador comum: computação em nuvem, comércio eletrônico, jogos e farmacêutica são as líderes de crescimento de mercado no momento.

 

Mas o que a pandemia tem a ver com isso?

Dois fatores primordiais foram responsáveis pelo enorme crescimento de mercado entre essas empresas. Uma delas foi o home office obrigatório, que levou as empresas de tecnologia ― como a Apple ― lucrarem com a venda de infraestrutura e serviços digitais em pouquíssimo tempo.

Como segundo fator, as empresas de biomedicina estão lucrando com a corrida da vacina pelo mundo ― e essa corrida inclui as big techs no meio, uma vez que os supercomputadores e algoritmos são partes fundamentais para a aceleração dessa inovação.

 

5 BIG TECHS QUE MAIS CRESCERAM DURANTE A PANDEMIA

Por: Financial Times

1. Amazon

A mudança acelerada dos hábitos de compra do offline para o online impulsionou o crescimento da previamente gigante de comércio eletrônico Amazon, cujo valor de mercado cresceu US$ 401,1 bilhões nos últimos meses.


2. Microsoft

O progresso da Microsoft se deu por dois produtos que se tornaram essenciais nas atividades home office: o aplicativo de comunicação Teams, que subiu de 20 milhões de usuários para 75 milhões no primeiro semestre; e a plataforma de computação em nuvem Azure. No ramo de entretenimento, a Xbox Live bateu recorde de usuários em abril, com registro de 90 milhões de jogadores conectados. A evolução de mercado da Microsoft foi estimada em US$ 269,9 bilhões.


3. Apple

De acordo com o Financial Times, embora todas as 500 lojas da Apple no mundo tenham sido forçadas a fechar as portas, as receitas no primeiro trimestre foram resilientes graças às robustas vendas online. A Apple conseguiu lançar um novo iPhone, iMac e MacBook Air, atraindo mais usuários para um portfólio cada vez maior. O crescimento de mercado da Apple nesse período foi de US$ 219,1 bilhões.


4. Tesla

A empresa de carros de Elon Musk continua ultrapassando suas concorrentes mais tradicionais. O executivo bilionário está prometendo transformar o modelo de propriedade de automóveis com frotas de robotáxis autônomos com cobrança de utilização por quilômetro rodado. Em 2020, o acréscimo de mercado da Tesla engordou US$ 108,4 bilhões.


5. Tencent

A gigante chinesa de tecnologia Tencent acrescentou US$ 93 bilhões em seu cofrinho em 2020. Seu serviço de streaming de vídeo recebeu 112 milhões de novos usuários, enquanto o superapp WeChat voou para um total 1,2 bilhão de clientes ativos. Além disso, a Tencent detém as ações de jogos de sucesso mundial, como Honor of Kings, League of Legends e Call of Duty: Mobile.


 

Confira a lista completa da Financial Times

6. Facebook
7. Nvidia
8. Alphabet
9. PayPal
10. T-Mobile
11. Pinduoduo
12. Netflix
13. Meituan Dianping
14. Shopify
15. Zoom Video
16. JD.com
17. Adobe
18. Audi
19. AbbVie
20. Kweichow Moutai
21. Chugai
Pharmaceutical
22. Alibaba Group
23. Sea Group
24. The Home Depot
25. ASML
26. Roche
27. Prosus
28. ServiceNow
29. Regeneron
Pharmaceuticals
30. Alibaba Health
Information
31. Samsung Biologics
32. Novo Nordisk
33. Salesforce
34. Adyen
35. Eli Lilly
36. Moderna
37. Mercado Libre

38. Dexcom
39. NetEase
40. Mindray
41. DocuSign
42. Vertex
Pharmaceuticals
43. Twilio
44. Square
45. CATL
46. American Tower
47. Prologis
48. Keyence
49. Atlassian
50. Luxshare
Precision
51. Nestlé
52. Danaher
53. Digital Realty
Trust
54. Datadog
55. Veeva
56. International Holdings Company
57. Activision Blizzard
58. Equinix
59. S&P Global
60. Advanced Micro Devices
61. Autodesk
62. Lonza
63. Crown Castle
64. Jiangsu Hengrui Medicine
65. Flutter
66. Foshan Haitian Flavouring & Food
67. Wuliangye Yibin
68. Daiichi Sankyo

69. CrowdStrike
70. SF Holding
71. ZTO Express
72. Celltrion
73. Wayfair
74. Centene
75. Hermès
76. Lowe’s
77. Spotify
78. Hansoh Pharmaceutical Group
79. Gilead Sciences
80. Okta
81. Barrick Gold
82. Chongqing Zhifei Biological Products
83. China Tourism Group Duty Free
84. Muyuan Foods
85. TAL Education Group 
86. RingCentral
87. Lululemon
88. LG Chem
89. Reliance Industries
90. Offcn Education Technology
91. Newmont
92. Just Eat Takeaway
93. Unilever
94. AstraZeneca
95. L’Oréal
96. Snap
97. Changchun High & New Technology Industry
98. Chewy
99. GSX Techedu
100. Teladoc Health

Fonte: Whow!



Artigos Relacionados

SINAPRO-MG promove a Segunda Feijoada da Propagada

O Sinapro-MG realizou no dia 16 de setembro de 2023, no Restaurante Parrilla, a Feijoada da Propaganda II. […]

OS QUATRO PILARES DO HOME OFFICE

O conceito de home office tem sido uma das expressões mais utilizadas nas últimas semanas. Se antes, em nossa área, esta realidade já se tornava mais forte, o Covid-19 mudou a rotina do mercado de trabalho em diferentes segmentos. Para os especialistas, é um caminho sem volta, mas apesar das experiências de trabalho remoto se espalharem exponencialmente, ainda se nota um grande desconforto em muitas […]

NESCAFÉ DESTACA INICIATIVAS PARA MANTER A PRODUÇÃO CAFEEIRA SUSTENTÁVEL.

Nestlé Stories, série criada em comemoração ao centenário da companhia no país, tem seu episódio final com o tema baseado na parceria firmada entre a Nescafé Origens do Brasil e a startup AgroBee. O filme demonstra como as duas empresas uniram esforços para levar colmeias de abelhas a mais de […]