AS 10 PRINCIPAIS TECNOLOGIAS INOVADORAS DE 2021, DE ACORDO COM O MIT.

O MIT Technology Review apresentou as 10 tecnologias mais inovadoras de 2021. Algumas das tecnologias mapeadas pelo instituto já fazem parte de nossas vidas, enquanto outras devem despontar daqui a alguns anos. Confira cada tecnologia em detalhes a seguir.

Ficar por dentro de inovações tecnológicas é fundamental para descobrir novas oportunidades e até mesmo para nos prepararmos para um futuro bem próximo, que está logo ali. Veja abaixo as 10 tecnologias inovadoras, que o MIT listou como as mais importantes de 2021 e também os próximos anos.

1. Vacinas de RNA mensageiro

imagem-01-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021
Imagem via Selman Design/MIT Technology Review

As vacinas mais eficazes contra o coronavírus são baseadas no RNA mensageiro, tecnologia que está em desenvolvimento há 20 anos. Quando a pandemia covid-19 começou em janeiro de 2020, os cientistas de várias empresas de biotecnologia se voltaram para o mRNA como uma forma de criar vacinas potenciais.

A tecnologia do RNA mensageiro fará com que as pessoas possam voltar a ter uma vida mais próxima ao que era antes do surgimento do novo vírus, como por exemplo a volta nos escritórios.

O avanço da tecnologia também promete soluções genéticas mais baratas e eficientes para produzir novas vacinas. Um imunizante contra o vírus HIV, por exemplo, já está sendo testado.


2. GPT-3

imagem-02-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021
Imagem via Sierra Lenny/MIT Technology Review

Grandes modelos de computador em linguagem natural que aprendem a escrever e falar são um grande passo em direção à IA que pode compreender e interagir melhor com o mundo. GPT-3 é de longe o maior e mais alfabetizado até hoje.

Treinado no texto de milhares de livros e na maior parte da internet, o GPT-3 pode imitar texto escrito por humanos com realismo estranho, tornando-o o modelo de linguagem mais impressionante já produzido usando aprendizado de máquina.

3. Algoritmos de recomendação TikTok

imagem-03-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021
Imagem via Sierra Lenny/MIT Technology Review

Desde seu lançamento na China em 2016, o TikTok se tornou uma das redes sociais de crescimento mais rápido do mundo. Ele foi baixado bilhões de vezes e atraiu centenas de milhões de usuários, mas o que há de tão diferente?

Isso é explicado por meio dos algoritmos, que têm a capacidade de entender com clareza os gostos de cada usuário e gerar mais alcance para novos criadores de conteúdo. E também, eles são particularmente adeptos de fornecer conteúdo relevante para comunidades de nichos de usuários que compartilham um interesse ou identidade particular.

4. Baterias de metal de lítio

imagem-04-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021

Considerando que os veículos elétricos podem viajar vários quilômetros sem carregar, embora os veículos elétricos sejam altamente eficientes, eles ainda não são econômicos para os usuários.

No entanto, a startups QuantumScape no Vale do Silício já está trabalhando no desenvolvimento de baterias de metal de lítio em vez das baterias de íons usadas atualmente. Dessa forma, o carro poderá carregar por mais tempo. De acordo com os testes já realizados, a bateria pode aumentar o alcance de um EV em 80% e pode ser recarregada rapidamente.

5. Relações de confiança de dados

imagem-05-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021
Imagem via Franziska Barczyk/MIT Technology Review

As empresas de tecnologia precisam gerenciar melhor os dados do usuário. Em alguns países, como o Brasil, que conta com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já existem leis que regulamentam isso. A tecnologia está sendo desenvolvida atualmente para coletar e gerenciar dados pessoais em nome dos usuários. A ideia é que esse recurso forneça soluções para problemas relacionados à falta de segurança e privacidade na Internet.

6. Hidrogênio verde

O hidrogênio verde sempre foi uma alternativa interessante aos combustíveis fósseis. Ele queima de forma limpa, não emite dióxido de carbono, tem uma alta densidade de energia e é uma boa maneira de armazenar energia de fontes renováveis ??ativas e inativas. A Europa está construindo a infraestrutura necessária para fazer mais uso do hidrogênio verde em uma escala global por meio de usinas de eletrólise que funcionam com energia solar e eólica.

7. Rastreamento de contato digital

O rastreamento de contato digital é visto como uma medida interessante para prevenir a disseminação descontrolada do novo coronavírus. Por exemplo, através do GPS de um smartphone, uma pessoa pode registrar onde esteve e, caso seja diagnosticada com a doença, pode compartilhar os dados com outros usuários e evitar que se desloquem a locais potencialmente infectados.

Segundo o MIT, as pessoas não confiam em usar este tipo de aplicativo, principalmente porque a posição das autoridades políticas é infundada e, em última análise, convence o público. Espera-se que notificações futuras de exposição sejam aprimoradas e utilizadas em futuras epidemias ou situações que requeiram controle de saúde pública.

8. Posicionamento hiperpreciso

Embora o GPS de hoje tenha uma precisão de 5 a 10 metros, as novas tecnologias de posicionamento hiperpreciso têm precisão de alguns centímetros ou milímetros.

Isso está abrindo novas possibilidades, desde avisos de deslizamento até robôs de entrega e carros autônomos que podem navegar pelas ruas com segurança.

9. Tudo remoto

imagem-06-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021
Imagem via Sierra Lenny/MIT Technology Review

A pandemia Covid-19 significa que tudo deve ser remoto, gerando discussões como o futuro do trabalho e a cultura do trabalho em todos os lugares. Também foi desenvolvida tecnologia para execução remota de atividades de saúde e educação.

Acredita-se agora que as pessoas continuarão realizando suas atividades de forma híbrida, aproveitando ao máximo a essência do mundo físico e do mundo digital.

10. Inteligência artificial multi-qualificada

imagem-07-AS-10-PRINCIPAIS-TECNOLOGIAS-INOVADORAS-DE-2021
Imagem via Selman Design/MIT Technology Review

Embora a inteligência artificial tenha progredido muito nos últimos anos, os recursos de inteligência artificial ainda são ineficazes em muitos aspectos, como resolver problemas desconhecidos.

Métodos estão sendo desenvolvidos para tornar os sensores de inteligência artificial mais parecidos com os humanos, usando funções como visão por computador ou reconhecimento de áudio. Com múltiplos sentidos, a inteligência artificial será mais qualificada e poderá ser usada para mais finalidades em nosso dia a dia.

Fonte: Blog AAA Inovação. Texto adaptado do original publicado em inglês no portal Technology Review. Imagem via Selman Design/MIT Technology Review



Artigos Relacionados

ITAÚ TERÁ FUNDO ESG DE R$ 1 BI E VAI TRIPLICAR CATEGORIA NO BRASIL.

Os valores são todos de impressionar. A casa prepara agora um portfólio de produtos de investimentos que se guiará por fatores ambientais, sociais e de governança — a sigla cada vez mais conhecida ESG — aplicados de forma restritiva. Ou seja, o dinheiro só […]

SPOTIFY LANÇA PROGRAMA DE ACELERAÇÃO PARA PODCASTS NO BRASIL.

O Spotify anunciou na última quinta-feira (14) o lançamento de um programa de aceleração de podcasts no Brasil. Batizado de Spotify Podcast Academy, o projeto visa amplificar o alcance de criadores da área que já mantenham um programa, ajudando a construir uma audiência mais engajada […]

Mercado publicitário brasileiro crescerá 8,9% em 2020

Globalmente, digital tem previsão de crescimento de 10,5%, atingindo US$ 276 bilhões e 45,7% dos investimentos, segundo a Dentsu Aegis Network Matéria compartilhada na íntegra, por Leonardo Araujo, Propmark, publicada em 04 de fevereiro de 2020. A Dentsu Aegis Network acaba de lançar o Ad Spend 2020, relatório global anual do […]