Toggle Menu

Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

Após passarem pela fase de não aceitação de seus cabelos, duas alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

A Campanha “NÓS” pode ser acompanhada nas redes sociais

Belo Horizonte, junho de 2015 – As estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Una, Jéssica Pinheiro e Stefaniny Ratto, são as responsáveis pela criação da campanha social  “NÓS”.

Resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso, a iniciativa promete movimentar as redes sociais porque busca inspirar as pessoas a usarem o cabelo crespo e a valorizá-lo sem criar estereótipos. Todo o contexto histórico do corpo negro e sua identidade estão intimamente relacionados com a campanha.

As idealizadoras explicam que passaram pelo processo de não aceitação do próprio cabelo na infância e na adolescência, por sofrer preconceito das pessoas que as rodeavam. Durante essa fase, as duas experimentaram químicas e tiveram consequências negativas. Com o apoio de familiares, ambas começaram a aceitar o cabelo natural e, posteriormente, resolveram criar o projeto “NÓS”.

A campanha, realizada nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter), tem o objetivo de inspirar e valorizar o uso do cabelo crespo, sem criar estereótipos, relacionando o contexto histórico do corpo negro e sua identidade. Para isso, as jovens utilizam fotos de personalidades que também assumiram suas identidades.

Untitled-1

A campanha visa também a publicação de artigos que falam sobre as histórias relacionadas aos movimentos sobre o cabelo crespo, feminista, dentre outros. Durante alguns dias, as alunas também fizeram uma ação nas ruas de Belo Horizonte. Elas colaram “lambe-lambe” nos postes e muros com questionamentos sobre resistência, cabelo, negritude, identidade e outras questões.

Para Jéssica e Stefaniny, a campanha também é para incentivar outras pessoas a abraçarem a causa. “As pessoas precisam passar por cima de olhares preconceituosos contra seu cabelo crespo, além de questionar a sociedade sobre isso”, finalizam.

Acompanhe a campanha no Facebook endereço: fb.com/nosdocabelo; Instagram e Twitter- @nosdocabelo.


Artigos Relacionados

COVID-19 SE PROPAGA QUASE TRÊS VEZES MAIS NO INTERIOR DE MG QUE EM BH

Identificado pela primeira vez em Minas Gerais no começo de março, o coronavírus avançou com mais capilaridade pelo estado dois meses depois. Só em maio, 277 cidades mineiras tiveram o primeiro caso confirmado de COVID-19. Porém, não é apenas a chegada do vírus ao interior que causa preocupação, mas também a velocidade de disseminação da doença nesses municípios. De acordo […]

COTAS DO BBB 22 DEVEM RENDER R$ 700 MILHÕES À GLOBO.

Uma semana depois de ter realizado o upfront de sua programação 2022 – no qual apresentou as oportunidades comerciais de seu conteúdo ao mercado publicitário – a Globo começou a apresentar às agências de publicidade e aos anunciantes o plano comercial da edição do próximo ano do Big Brother Brasil, o principal reality-show […]

SXSW 2021: A DEMOCRACIA VAI SOBREVIVER ÀS FAKES NEWS, MAS GIGANTES DA TECNOLOGIA PRECISAM COLABORAR.

Em um dos painéis mais interessantes do SXSW 2021, Kevin Roose, colunista de tecnologia do The New York Times, e Věra Jourová, vice-presidente de Valores e Transparência da Comissão Europeia […]