A PERSONA DA SUA AGÊNCIA AINDA REPRESENTA O SEU CLIENTE?

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Na elaboração do plano de negócios e de marketing da sua empresa, você determinou seu público-alvo e criou a buyer persona da sua agência. Esses aspectos refletem suas prioridades e pontos fracos. Em seguida, você elaborou conteúdo e mensagens de marketing que irão ressoar com as necessidades profissionais e/ou pessoais da persona da sua agência

No entanto, nada pode permanecer igual: o contexto social sofre transformações, os modelos de negócios mudam, a agência muda de direção e até mesmo o seu público pode evoluir. As personas, que antes eram o foco principal de sua estratégia de marketing, agora estão desatualizadas. E você não pode deixá-las obsoletas.

Isso porque a persona da sua agência só será eficaz se for precisa. Por isso, atualizá-las deve ser uma parte rotineira de sua estratégia de marketing para garantir que seu conteúdo alcance efetivamente aqueles que mais precisam. 

Para ajudar seus clientes e potenciais clientes de maneira consistente, uma boa prática é revisitar suas personas com frequência, especialmente após grandes mudanças. Assim, você pode ter certeza de que elas ainda correspondem aos seus clientes-alvo. 

Conceito: quem é a buyer persona da sua agência?

Antes de pensar em como fazer essa atualização, vale destacar o conceito de buyer personas. Elas nada mais são do que representações fictícias e generalizadas de seus clientes potenciais. 

Dessa forma, são usadas pelas empresas ​​em uma ampla variedade de departamentos internos, como marketing, vendas, produtos e serviços, para entender quem são seus clientes ideais. Com as personas definidas, fica mais fácil encontrar maneiras de alcançá-las.

As buyer personas para agência ajudam você a separar seus clientes em categorias específicas e, em seguida, criar conteúdo direcionado para eles. Se você criou a persona da sua agência, mas não as olha há algum tempo, é hora de revisitar e reavaliar. 

Siga estas 5 dicas sobre como atualizar suas personas e torná-las mais eficazes quando se trata de capturar novos leads para sua empresa.

Buyer persona da agência: o que levar em conta antes da atualização?

O desenvolvimento eficaz da persona da agência permite que você aproveite o cliente atual, bem como desenvolva novos leads. Se você não executou uma restauração da persona no ano passado, comece.  Essa prática é fundamental para orientar não só as estratégias de marketing, mas também a oferta de serviços da agência. 

Ao ignorar a transformação do seu setor e as mudanças no comportamento do consumidor, você será incapaz de alcançá-los. Portanto, priorize a atualização da buyer persona para agências e atinja seu público-alvo de forma mais eficaz.

Antes de começar essa revisão, tenha em mente alguns aspectos importantes:

Mudanças em seu modelo de negócios: pense na trajetória da sua empresa e no quanto ela mudou desde seu primeiro ano de atuação. Você deve ser capaz de se adaptar não apenas às alterações internas, como estruturas de preços ou aquisições, mas também às mudanças no comportamento do consumidor.

Lançamentos de novos produtos: há uma infinidade de riscos associados às mudanças no seu portfólio. Ter uma melhor compreensão de para quem você faz marketing, por que eles precisam ou como compram, certamente irá contribuir para uma estratégia bem-sucedida.

Atuação em novos mercados: agora, mais do que nunca, as empresas estão aproveitando a possibilidade de atuar globalmente. Com isso, você pode ter ampliado o alcance dos seus serviços e o atendimento à buyer persona da sua agência deve refletir isso. Além disso, o potencial cliente do seu mercado é muito diferente da persona de outros setores. Portanto, considere as especificidades do seu mercado e trabalhe para atender às necessidades do potencial cliente de maneira individual em diferentes circunstâncias. A segmentação do mercado pode orientar você na compreensão da dimensão do seu negócio e na definição da estratégia de interação com seu público.

Como atualizar a persona da sua agência?

Pode ser mais simples do que você pensa. Basicamente, a atualização da buyer persona para agências envolve uma revisão da evolução do seu negócio até aqui e, claro, uma análise profunda do comportamento do consumidor.

#1 Avalie o número de personas da agência

Quantas personas sua agência você deve ter? Não existe um número mínimo que as empresas devem seguir quando se trata de buyer persona para agência. A chave para criar o número certo é desenvolver suas personas com base em objetivos realistas e viáveis.

Neste sentido, o essencial é não excluir os compradores que estão fechando com você e, em seguida, adicionar personas ao longo do tempo à medida que você continua a expandir sua base de potenciais clientes.

No entanto, vale destacar que ter muitas personas pode tornar difícil determinar a melhor forma de se comunicar, direcionar e se relacionar com cada uma delas. 

Começar com três personas e adicionar novas ao longo do tempo é uma boa saída. Se possível, busque extrair informações do cliente de seu banco de dados existente ao criar suas novas personas da agência. Além disso, certifique-se de que existe uma linha de definição clara que separa uma buyer persona da outra.

#2 Certifique-se de que as buyers personas para agências estão alinhadas com os objetivos de negócios 

As buyer personas para agências devem evoluir com o tempo, mantendo um alinhamento com seus objetivos de negócios. 

Ajustar suas buyer personas é geralmente uma ótima maneira de abrir novas oportunidades que podem não ter sido alcançadas nos anos anteriores. 

Somente as mudanças na economia em 2020 já justificam a necessidade de atualização da buyer persona para agências. Os líderes de negócios inteligentes devem reservar um tempo para avaliar seus clientes-alvo.

Quando você ultrapassar o orçamento e o progresso do ano anterior e as metas do próximo ano, não se precipite em seu plano de marketing anual. Revise as personas da agência e identifique se existe um novo nicho que você deseja começar a capturar. Você pode mapear necessidades que não têm sido atendidas tão bem. Lembre-se de que suas buyer personas podem precisar apenas de algumas mudanças, mas elas podem ter um impacto significativo.

#3 Entenda como seu público-alvo se comunica com sua marca

Você está gastando dinheiro de marketing nas plataformas mais eficazes?

Conforme a tecnologia continua a evoluir, as marcas enfrentam o desafio de saber onde e como se comunicar com os clientes. 

Afinal, você não pode correr o risco de investir dinheiro em marketing para direcionar o tráfego para o público-alvo errado. Canais de comunicação e engajamento de mídia social são uma peça crítica do quebra-cabeça quando se trata de gerar e nutrir novos leads e impulsionar as vendas. 

É muito provável que as buyer personas para agências mudem suas preferências de canais de comunicação ao longo do tempo. Sendo assim, as marcas que prestam atenção e se articulam de acordo terão mais sucesso.

#4 Impulsionando o tráfego do site e gerando leads qualificados

Será que você está enviando o conteúdo certo para os potenciais clientes certos? Se o seu tráfego está diminuindo em comparação aos números do ano passado, suas buyer personas desatualizadas podem ser parte do motivo. 

Quando os conteúdos que você publica não estão ganhando muita força e o interesse pelas suas ofertas está em queda, esse pode ser um sinal de que você está direcionando sua estratégia para personas da agência erradas e/ou divulgando um conteúdo desinteressante. 

Uma redução no tráfego e uma diminuição nos leads significa que a agência não está alinhada com os clientes em potencial. Este é um bom momento para revisar sua abordagem. Comece observando as buyer personas para agências. Pergunte-se:

  • Você precisa de uma conta para um novo canal ou comunicação ou plataforma social? 
  • Os pontos problemáticos ou os desafios da persona da agência mudaram?
  • Existe um nicho de mercado que você ainda não considera nas suas personas atuais?
  • Você pode superar uma queda no tráfego e nos leads se chegar à raiz do problema. Apenas certifique-se de que suas personas façam parte do processo de avaliação.

#5 Revise a jornada de compra

A jornada de compra é o processo que os consumidores percorrem para conhecer, avaliar e adquirir um novo produto ou serviço. Esta jornada é um processo de três etapas:

  • Estágio de conscientização: o potencial cliente percebe que tem um problema.
  • Etapa de consideração: ele define seu problema e pesquisa diferentes opções para resolvê-lo.
  • Estágio de decisão: o cliente escolhe uma solução.

As buyer personas para agências são uma parte crucial da jornada de compra e permitem identificar o conteúdo que você precisa fornecer aos leads. 

Ao focar nas características da persona da sua agência, você pode criar um conteúdo mais personalizado que impacta os potenciais clientes em cada estágio da jornada de compra.

As personas são uma maneira simples, mas eficaz, de definir e alinhar seus objetivos de marketing com as metas da sua empresa.

Por isso, é importante revisitar suas personas pelo menos uma vez por ano para acompanhar as tendências mais recentes que impactam no comportamento das buyer personas para agências e podem ser incorporadas na sua estratégia de marketing ao longo do ano. 

Para ter certeza de que a persona da agência ainda representa o seu cliente, não perca de vista algumas questões: 

  • Há uma grande mudança em curso? 
  • Isso poderia eliminar ou adicionar uma persona?
  • Quais são as novas tendências do setor?
  • O que as estatísticas do Google Analytics revelam?
  • Você envia uma pesquisa anual e usa os dados coletados para analisar a persona da agência

A resposta para cada uma dessas questões pode ajudar você a revisar as personas e potencializar o sucesso da sua estratégia de marketing. 

Fonte: Blog Operand



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